Postagens

Mostrando postagens de Agosto 18, 2016

DOM HELDER: POETA E SONHADOR

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Jesus quer lucidez e responsabilidade por parte dos cristãos, além de fé e esperança. Como seria bom se a paz fosse um desejo de todos, fruto da vivência do Evangelho, e que, consequentemente, levasse as pessoas à conversão do coração! Mas, ao olharmos para o nosso o mundo hedonista, com ausência de compromisso em todos os sentidos e uma grande carência de heroísmo na fé, que supõe uma luta interior, saibamos olhar Dom Helder como fonte inspiradora, convictos de uma vida bem melhor aqui na terra, no sonho daquela mais elevada dignidade dos filhos de Deus.
No time dos poetas e sonhadores, encontra-se Dom Helder Câmara como titular, pastor da ternura, da esperança, e peregrino da paz. Mas ele foi muito mais; foi um santo, já declarado Servo de Deus pelo Papa Francisco em 2015, vendo-o com uma criatura humana, sábia, forte e corajosa, com heroicas virtudes comprovadas. Seu grande sonho foi o do impossível, aos olhos de Deus, tornar-se possível: “Quem aceita o impos…

Projeto de estudantes de Pacoti será apresentado na China

Imagem
DIVULGAÇÃO Trinta alunos do ensino médio participaram do Jovem Explorador
A China está a quatro meses de distância para a estudante Maria da Conceição da Costa Soares, 17, e para o professor de História Levi Jucá. Os dois fazem parte da equipe que criou o projeto Jovem Explorador, da Escola Estadual Menezes Pimentel, em Pacoti (a 95 quilômetros de Fortaleza). 
Inspirada numa expedição do século XIX, a proposta que ajudou a transformar a Cidade em um museu a céu aberto foi selecionada no desafio Criativos da Escola. A ação deve representar o País pela primeira vez em conferência mundial de estudantes. A Be the Change Conference, que acontece em Pequim, é um encontro anual marcado para dezembro que reúne propostas que transformam a atividade escolar ao redor do mundo.
Fazem parte do projeto de Pacoti 30 estudantes do ensino médio. Em 2014, eles foram estimulados pelo professor Levi a realizar novamente o traçado de uma comissão científica de 1859 e a recolher materiais e histórias pelo c…

Encontros de Agosto promovem articulação entre estados do Nordeste

Imagem
Em sua sexta edição, os Encontros de Agosto promovem articulação entre estados do Nordeste e trazem a alteridade para o centro das discussões. Lançamento acontece sexta, 19, Dia Mundial da Fotografia
EDUARDO QUEIROGA/DIVULGAÇÃO Fotografia do ensaio Parteiras: um mundo pelas mãos, do fotógrafo pernambucano Eduardo Queiroga
Depois de 19 de agosto de 1839, o mundo nunca mais foi o mesmo. Há 177 anos, fomos apresentados a uma forma de parar o instante e reinventar o tempo. Surgia a fotografia. Do daguerreótipo à supremacia das selfies, a imagem é fundamental para escrever as narrativas das sociedades. Para celebrá-la, acontece nesta sexta-feira, 19, o lançamento dos Encontros de Agosto, festival que promove exposições, workshops, leituras de portfólio e palestras. Com o tema “Narrativas e Alteridade”, o evento propõe uma aproximação entre os estados do Nordeste. O lançamento ocorre durante festa que celebra o Dia Mundial da Fotografia, no Museu da Imagem e do Som (MIS), a partir de 17 horas…

Paul McCartney prepara novo álbum

Imagem
O cantor disse estar "realmente emocionado" por seu novo contrato com a gravadora.

Paul McCartney se apresenta em Paris, no dia 30 de maio de 2016 O ex-Beatle Paul McCartney retornou ao estúdio para gravar um novo álbum, disse nesta quarta-feira a gravadora Capitol Records ao anunciar um acordo com a lenda dos Beatles. O cantor de 74 anos disse estar "realmente emocionado" por seu novo contrato com a gravadora, que inclui um catálogo completo de sua produção depois dos Beatles. A gravadora disse que o ícone musical, que continua fazendo shows pelo mundo, estava "trabalhando atualmente em um novo álbum", sem dar maiores detalhes. "A associação de Paul McCartney com a Capitol definiu em grande medida nosso legado histórico, e todos nós estamos muito orgulhosos e honrados de que ele tenha decidido voltar a essa casa", disse Steve Barnett, diretor-executivo do grupo. McCartney disse em uma entrevista à revista Rolling Stones, na semana passada, que l…

Anistia relata terror nas prisões sírias

Imagem
Atos de tortura são generalizados contra todos os suspeitos de serem contra o governo.

Pelo menos 17.723 presos morreram atrás das grades desde o início da guerra no país. Espancamento, choque elétrico, queimaduras em água fervente, estupros: o governo sírio recorreu à tortura "em larga escala" em suas prisões, onde mais de 17.700 detentos morreram em cinco anos de guerra - informa a Anistia Internacional nesta quinta, denunciando "uma crueldade em sua forma mais vil". "Eles nos tratavam como animais. Eu vi o sangue correr, como um rio", conta o advogado Samer, referindo-se aos guardas do período em que esteve preso. Seu testemunho é um dos 65 relatos de ex-detentos que amargaram nas prisões dos serviços de Informação do governo e na prisão militar de Saydnaya, perto de Damasco. Esses relatos foram reunidos pela Anistia. Nesses locais, os atos de tortura são "generalizados e sistemáticos contra todos os civis suspeitos de serem contra o governo",…

STF decide que tatuados não podem ser barrados em concursos públicos

Imagem
André Richter - Repórter da Agência Brasil Por 7 votos a 1, o STF decidiu que candidatos tatuados não podem ser barrados em concursosArquivo/Agência Brasil O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (17) que candidatos a concursos públicos não podem ser barrados nos processos de seleção por terem tatuagem. A decisão deverá ser seguida por todas as instâncias da Justiça. A Corte aceitou o recurso de um candidato ao concurso de soldado da Polícia Militar (PM) de São Paulo que, em 2008, foi aprovado nas provas escrita e de condicionamento, mas foi considerado inapto nos exames médicos por ter uma tatuagem com a imagem de um mago na perna. Por 7 votos a 1, o STF seguiu voto proferido pelo ministro Luiz Fux, relator do recurso. Segundo o ministro, o critério de seleção de candidatos não pode ser arbitrário e deve ser previsto anteriormente em lei. Para Fux, as distinções devem ser obedecer a critérios objetivos, sem discriminar os candidatos. "O fato de uma pessoa possuir tatuagens, vi…

Imagem de criança ferida após ataque em Aleppo choca o mundo

Imagem
Da Ansa Brasil Aleppo - ativistas do grupo Aleppo Media Center (AMC) divulgaram a imagem do menino Omran Daqneesh, de 5 anos, logo após ser resgatado de um bombardeio na cidade de Aleppo, na SíriaDivulgação/Aleppo Media Center/Lusa/direitos reservados





















Após as fotos do corpo do menino Aylan, morto em uma praia da Turquia quando sua família tentava fazer a travessia do Mar Mediterrâneo, causarem comoção no ano passado, o mundo volta a se chocar com a crueldade do conflito na Síria com a divulgação de imagens de um menino ferido e desorientado recebendo auxílio médico após bombardeios das forças aliadas de Bashar al-Assad em Aleppo. Ativistas opositores sírios divulgaram nesta quinta-feira (18) imagens de um menino de cinco anos identificado como Omran Daqneesh que viralizaram na Internet.
No vídeo, um socorrista tira a criança dos escombros e a leva para uma ambulância, onde é colocada suavemente em uma cadeira. Omran está coberto de poeira e ensanguentado. Ele parece cansado e atordoado, se…

Pesquisa: temas ligados à qualidade de vida podem levar eleitor a mudar voto

Imagem
Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil Mobilidade urbana é um dos temas que podem fazer o eleitor mudar de voto nas eleições municipais deste ano José Cruz/Agência Brasil



















Os temas áreas verdes, energias renováveis, gestão de resíduos sólidos e mobilidade urbana podem fazer o eleitor mudar de voto nas eleições municipais de 2016, mostra o projeto apartidário Cidade dos Sonhos em pesquisa encomendada ao Datafolha. Esses quatro assuntos foram considerados importantes ou muito importantes por mais de 90% dos entrevistados, chegando a 96%, de acordo com o tema. O percentual dos que certamente mudariam de voto, caso o projeto de governo nessas questões não coincida com os seus ideais, é também significativo, variando entre 43% e 45%, dependendo do assunto. A mensagem dos eleitores é clara, de acordo com Gabriela Vuolo, representante do projeto Cidade dos Sonhos, e os candidatos precisam ir além de assuntos tradicionalmente tratados em programas e propagandas políticas. “Os dados a que chegamo…

Música aumenta desempenho durante exercícios físicos

Imagem
Fazer atividade física escutando uma música bacana tem sido um dos segredos para o bom desempenho no exercício. E os benefícios para a mente e o corpo vêm mesmo conquistando quem não sabe ficar parado. Reportagem de Fernanda Ribeiro e Ederaldo Paulini Canção Nova

Mais Visitadas

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

VIVER A SEMANA SANTA

Praça Luiza Távora, em Fortaleza, abrigou castelo

Festival de literatura promove ‘maratona’ com 40 atividades em Bauru

Cientista político lança livro sobre a influência da Lava Jato no eleitor