Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 11, 2017

"A Hora da Estrela" ganha edição comemorativa com manuscritos de Clarice Lispector

Nova edição que chega nesta semana às livrarias celebra os 40 anos do romance e presta homenagem a uma das mais cultuadas escritoras brasileiras Por: Estadão Conteúdo Fernanda Montenegro e Marcélia Cartaxo em cena da adaptação cinematográfica de  "A Hora da Estrela"Foto: Reprodução / Ver Descrição
Esta é a história de uma moça tão pobre que só comia cachorro-quente. Mas não só. É a história de uma inocência pisada, de uma miséria anônima. Assim a escritora Clarice Lispector descreve, numa rara e lendária entrevista à TV Cultura, o último romance que lançou em vida, A Hora da Estrela. Mais realista obra da autora, e, por isso, uma das mais populares – também por causa do filme de Suzana Amaral que rendeu a Marcélia Cartaxo o Urso de Prata em Berlim – e a mais vendida, ela foi lançada em outubro de 1977. No fim daquele mês, Clarice foi hospitalizada para tratar de um câncer. Menos de um mês e meio depois, em 9 de dezembro, um dia antes de completar 57 anos, ela morreu. A nova…

Projeto em Fortaleza resgata a boemia do Badubel

Em clima de reencontro e homenagens, o restaurante Dragão do Mar resolveu fazer um passeio pela história do Babubel, um dos espaços icônicos da boemia do Bairro de Fátima, em Fortaleza. Marcado pela atmosfera descontraída e informal, o local tinha como dono José Maria Cosme da Silva, mais conhecido como Bel, que ganhou o apelido por causa de sua grande semelhança com o cantor e compositor Belchior. Agora em formato de projeto semanal, o Badubel teve sua (re)estreia no último domingo, 7, às 21 horas e contou com a presença de fãs do rapaz latino-americano. Além da semelhança com Belchior, Bel fazia diversas homenagens ao artista. Entre uma apresentação e outra dos músicos convidados, o proprietário do bar subia no palco e dava vida ao público presente entoando os sucessos do "Coração Selvagem", sempre acompanhado do guitarrista Erickson Mendes. O repertório era variado. Os grandes sucessos e as canções menos conhecidas eram interpretadas por Bel. Após a morte de Bel em 2015, o…

Princesas árabes são processadas por tráfico humano na Bélgica

Durante estadia em hotel luxuoso de Bruxelas, família nobre dos Emirados Árabes Unidos maltratou serviçais ao longo de vários meses. Membros do clã são agora alvo da Justiça em caso que pode servir de exemplo. Quando a princesa Xeica Hamda Alnehayan e suas sete filhas viajavam para Bruxelas, elas costumavam se hospedar no Hotel Conrad. Esse foi o caso em 2008. Durante meses, elas alugaram um andar inteiro do luxuoso hotel. Também presentes: ao menos 20 ajudantes com a responsabilidade de cuidar para que nada faltasse às patroas – dia e noite, sem alimentação adequada, sem camas, sem visto de residência ou permissão de trabalho. A família Alneyahan é uma das mais influentes dos Emirados Árabes Unidos. Pouco antes, o clã havia comprado o clube de futebol Manchester City. As oito princesas vão responder agora a um processo judicial, sob acusação de tráfico humano e violação do direito trabalhista. "As empregadas não eram pagas, trabalhavam dia e noite, tinham que dormir no chão, do…

Exposição em Londres mergulha no universo dos Pink Floyd

Esta é a "maior exposição" já dedicada à banda, com cerca de 350 objetos, entre eles instrumentos, partituras, capas de discos, fotografias, entrevistas e trechos de músicas. Instalação artística inspirada no álbum "Animals" durante exposição "The Pink Floyd Exhibition: Their Mortal Remains" no museu Victoria e Albert, em Londres. (AFP)
As guitarras de David Gilmour e o manuscrito de "Another Brick In the Wall" são destaques na grande exposição do Museu Victoria e Albert de Londres dedicada à banda psicodélica britânica Pink Floyd.
Esta é a "maior exposição" já dedicada à banda, com cerca de 350 objetos, entre eles instrumentos, partituras, capas de discos, fotografias, entrevistas e trechos de músicas, disse à AFP a curadora Victoria Broacke.
"Pink Floyd, Their Mortal Remains" ("seus restos mortais") poderá ser vista de 13 de maio a 1 de outubro, coincidindo com o 50º aniversário do lançamento do primeiro álbum do …

Microsoft busca inserir inteligência artificial no dia a dia

Para Microsoft, inteligência artificial é para empresas solucionarem problemas, não para analisar dados de usuários. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, na abertura da conferência de desenvolvedores da empresa em Seattle. (AFP)
A Microsoft divulgou na quarta-feira novas ferramentas tecnológicas para inserir a inteligência artificial (AI) no dia a dia, usando os recursos de computação em nuvem ("cloud") e dispositivos conectados.
"Estamos infundindo AI em cada produto e serviço que oferecemos", disse o vice-presidente da Microsoft responsável por este setor, Harry Shum, durante a conferência de desenvolvedores do grupo em Seattle.
"Estamos criando os blocos de construção para a atual onda de descobertas em AI ??há mais de duas décadas", acrescentou.
A pesquisa da Microsoft tem se aprofundado em áreas como a aprendizagem de máquinas, reconhecimento de voz e habilitação de robôs para reconhecer o que eles "veem".
Os rivais da Microsoft, incluindo a …

"A televisão pública deve ser vista como uma ferramenta de desenvolvimento humano", afirma Alberto Perdigão

A Comunicação Pública é uma forma de comunicação presente no mundo todo. O objetivo é  de servir a sociedade através de seus conteúdos, que devem estar compromissados com o  diálogo, a democracia, o coletivo e a cidadania.Foto: Agência da Boa Notícia A comunicação é imprescindível, fundamental, palavra ampla e de muitos significados. É transmissão de pensamentos, ideias, sentimentos. É informação!
E quanto a Comunicação Pública, você sabe o que é? Trata-se de uma forma de comunicação presente no mundo todo, cada país com suas características próprias  de implementação e condução. O objetivo é  de servir a sociedade através de seus conteúdos, que devem estar compromissados com o  diálogo, a democracia,o coletivo e a cidadania.
O professor universitário e autor de dois livros acerca do assunto Alberto Perdigão conversou com a Agência da Boa Notícia(ABN) acerca do assunto. Especialista e militante por uma comunicação pública eficaz e de qualidade no Brasil, Perdigão fala do conceito, de t…

Temer sanciona projeto que prevê implantação de documento único

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil O presidente Michel Temer sancionou na tarde de hoje (11) a lei que institui a Identificação Civil Nacional (ICN), criada com o objetivo de unificar os cerca de 22 documentos de identificação usados no Brasil e dificultar a falsificação que, anualmente, gera prejuízos de R$ 60 bilhões. De acordo com o relator do projeto, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), apenas passaporte e Carteira Nacional de Habilitação não serão substituídos pelo novo documento. Além de foto, esse documento terá também um cadastro biométrico que está sendo organizado pela Justiça Eleitoral por meio dos registros feitos para o título de eleitor. “Está sendo estudada também a possibilidade de instalarmos algum aparato tecnológico como chip [para dar mais segurança ao documento]”, disse o deputado. Segundo o deputado, não será necessária a troca do documento que ainda estiver válido. Entre os vetos ao projeto, está o que garantia a gratuidade da nova identificação. “Foi vetada a gr…

Enem bate marca de 2 milhões de inscritos

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu a marca dos 2 milhões de inscritos. Segundo o boletim de inscrições divulgados na manhã de hoje (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame já conta com 2.193.707 inscritos. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Enem, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 19 de maio. A expectativa é que cerca de 7 milhões se inscrevam para as provas. As inscrições começaram na segunda-feira (8). As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa do exame que, este ano, é R$ 82. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na Lei 12.799/201…