Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 25, 2018

Museu da Fotografia Fortaleza é indicado a prêmio

Imagem
Fachada do Museu da Fotografia Fortaleza ( Fabiane de Paula ) O projeto arquitetônico do Museu da Fotografia Fortaleza é um dos concorrentes da edição deste ano do Building of the Year 2018, prêmio promovido pela empresa ArchDaily. A indicação foi anunciada nesta semana. O projeto, assinado pelos arquitetos Marcus e Lucas Novais, concorre na categoria Arquitetura Cultural, com quase 300 projetos de vários países. A eleição tem duas etapas: na primeira, que vai até 30 de janeiro, usuários registrados no site da ArchDaily, especializado em arquitetura, poderão nomear um projeto para cada uma das 15 categorias do prêmio. Os cinco projeto com maior número de nomeações em cada categoria passam à segunda etapa, de votação. A partir de 1 de fevereiro, o site atualiza a plataforma e os usuários registradospodem votar em seu projeto favorito entre os finalistas - novamente, um por categoria. Esta etapa se encerra no dia 7 de fevereiro. Qualquer pessoa pode se registrar no Meu ArchDaily para pa…

A cidade das avós

Imagem
ANATXU ZABALBEASCOA
A cidade que diz a uma criança nunca é a mesma que a cidade que conta com um velho. O primeiro geralmente coincide com a descoberta, independentemente de como essa cidade é. O segundo tende a se apressar em desencanto e perda. Raramente há descobertas nas cidades dos idosos, embora, como Baudelaire escreveu, "a forma de uma cidade muda mais do que o coração de um mortal". A ilustradora Ana Penyas (Valência, 1987) vem desenhando há anos, isto é, analisando, investigando e examinando sua cidade. Ele atraiu a invasão de turistas ( Procurando por um site ), o tecido social das cidades ( Meus vizinhos ) ou o pequeno comércio que nada entre as duas águas do perigo de extinção e sua conversão em relíquia falsa ( Ultramarinos Turia ). Em seu último trabalho, o romance gráfico intitulado, com ecos do filme de Giuseppe Tornatore, todos somos bons, desenhou e escreveu sobre o regime de Franco, sobre a solidão, sobre as mudanças no campo da cidade e sobre a esperança …

Brigitte Bardot revela seus segredos em um livro testamento aos 83 anos

Imagem
Brigitte Bardot, ícone do cinema francês, publicou na quinta-feira um "livro de testamento" no qual ela revisa sua vida e enfatiza sua luta em favor dos animais, que "salvou" a ela da vertigem do foco. Em Lágrimas de combate, uma obra de quase 250 páginas, a atriz, 83, evoca a infância, os anos de tiro, a fama, os amores, a ruptura brutal com o cinema em 1973 ou o câncer de mama. Mas acima de tudo, ele aborda o "senso de (seu) combate" em favor de seus amigos com penas e cabelos e "o animal que sou eu". "Não sou parte da espécie humana, não quero fazer parte, me sinto diferente, quase anormal", explica. Alguns dias atrás, a atriz fez uma declaração em que ela se separou do movimento #MeToo de queixas de assédio sexual desencadeadas com o escândalo do produtor norte-americano Harvey Weinstein . Para Brigitte Bardot, a   maioria desses casos são acusações "hipócritas, ridículas e desinteressantes" que também "levam espaço p…

Bossa Nova ganha espaço em Copacabana no ano em que completa seis décadas

Imagem
Local da Casa da Bossa é o mesmo da Sala Municipal Baden Powell, que desde janeiro do ano passado tem como residente artístico o músico João Donato, precursor do gênero Apresentação na Sala Baden Powell. (Divulgação)
Nascida no Rio de Janeiro, a Bossa Nova está completando 60 anos neste 2018. Segundo os historiadores da música brasileira, o movimento surgido em reuniões musicais em apartamentos da zona sul carioca teve como marco inicial para a indústria fonográfica a gravação, em agosto de 1958, por João Gilberto, da música Chega de Saudade, de Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980).
Nesta quarta-feira (24), véspera do aniversário de Tom, a Bossa Nova ganhou um espaço em Copacabana, o mesmo bairro que a viu surgir. O local da Casa da Bossa é o mesmo da Sala Municipal Baden Powell, que desde janeiro do ano passado tem como residente artístico o músico João Donato, precursor do gênero e um dos grandes nomes do instrumental brasileiro.
A iniciativa de ceder o local foi d…

História do Ceará: Campos de Concentração são tema de exposição fotográfica

Imagem
O projeto Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano – Arquitetura, Cultura e História promove a exposição, além de exibição de documentário e lançamento de livro
Foto: Divulgação / Assessoria Nesta sexta-feira (26), no município de Senador Pompeu, será aberta ao público a exposição Caminhos e paragens da dor: as secas, a ferrovia e os campos de concentração no Ceará (1877 – 1932), com curadoria compartilhada da artista Maíra Ortins, dos pesquisadores Aterlane Martins, Adson Rodrigo e Adriano Souza. A mostra fotográfica integra o projeto Senador Pompeu: Costumes e Cotidiano – Arquitetura, Cultura e História, que promoverá ainda lançamento de livro e exibição de documentário. As atividades acontecerão no Jardim do Centro da Pastoral de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 26, das 18h às 21h, e no sábado (27), das 9h às 21h. A curadoria da exposição parte de estudos da história social, que recentemente refletiram academicamente sobre esse tema, tornando pública a questão dos Campos de Concentra…

Blocos que promovem inclusão social animam carnaval do Rio

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Bloco carnavalesco Alegria sem Ressaca, do Rio de Janeiro - Isabela Kassow/Divulgação Alegria sem Ressaca Blocos inclusivos tomam conta da cidade do Rio de Janeiro em variados locais e eventos pré-carnavalescos. No próximo domingo (28), em Copacabana, o Alegria Sem Ressaca promove o décimo quinto desfile, alertando a população para a prevenção ao abuso de álcool e ao uso de drogas durante os dias de folia. Este ano, o bloco tem como madrinha a cantora Ellen de Lima, uma das rainhas da Rádio Nacional, que fará 80 anos em 2018 e há 20 anos canta no Baile da Cinelândia, na região central do Rio. Criado pelo psiquiatra Jorge Jaber, em 2004, o Alegria Sem Ressaca tem a participação de dependentes químicos em recuperação, familiares, profissionais de saúde, além da adesão de artistas e atletas como Luiza Tomé, José Aldo, Eduardo Dussek e Teresa Cristina, entre outros. O tema deste ano é o Carnaval dos Velhos Tempos. “Nosso objetivo é reviver o carna…

Cultura: Souto de Moura desenha capela para pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arquitetura de Veneza

Imagem
Primeira presença do Vaticano nesta iniciativa Cidade do Vaticano, 25 jan 2018 (Ecclesia) – O arquiteto português Eduardo Souto de Moura, vencedor de um prémio Pritzker, é um dos dez convidados pela Santa Sé para a conceção do seu primeiro pavilhão na Bienal de Arquitetura de Veneza. O Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) anuncia, em comunicado, que o Vaticano vai marcar presença na 16ª edição da mostra internacional, de 26 de maio a 25 de novembro deste ano, com um pavilhão na ilha de San Giorgio Maggiore. A participação inédita vai ser feita através da construção de dez capelas projetadas por arquitetos de diversas partes do mundo. A inspiração para o pavilhão da Santa Sé será a “Capela no Bosque”, construída em 1920 por Gunnar Asplund no cemitério de Estocolmo. O projeto é promovido diretamente pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, com curadoria de Francesco Dal Co, historiador italiano de arquitetura. “Dez arquitetos de comprovada exper…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil