Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 21, 2017

A semente na boa terra

Padre Geovane Saraiva* A criatura humana é mais do que nunca é convidada a escutar a voz de Deus, do íntimo da consciência, num estilo de vida, identificado com Evangelho. O estigma da insensatez do mundo, da ausência de corações generosos e solidários pede coragem e desafia os cristãos. Hoje se olha para o mundo, no qual estamos inseridos, marcado por pouco iniciativa de justiça, solidariedade e paz, claro nos sinais de morte e violência de toda natureza, pelo terreno impermeável, espinhoso e de muitas pedras.
Somos chamados a semear bondade, generosidade e humildade, em meio às dificuldades. A parábola do semeador nos fala de uma terra boa e fértil, o coração humano, no qual a semente, uma vez plantada, cresce e frutifica. Convencidos da força da Palavra de Deus no coração dos seguidores de Jesus de Nazaré, ao confiar na ação longe de incoerências e contradições da vida. “Jesus nos convida hoje a nos olharmos por dentro, a agradecermos pelo nosso terreno bom e a trabalharmos os terr…

Nosso Brasil

Gonzaga Mota* Que o Brasil seja democrático e justo. Hodiernamente, segmentos significativos da situação e também da oposição não estão pensando no povo brasileiro, mas apenas no poder. Lamentável. As manifestações democráticas não devem ser eventuais, mas permanentes. Assim, democracia não significa apenas votar no dia das eleições. Trata-se, na verdade, de um sistema bem mais amplo, em que a participação popular, a recusa ao fanatismo, a defesa das minorias e da pluralidade, a não concordância com a busca do poder pelo poder e com casuísmos aéticos, a não utilização de práticas fisiológicas fica bem como o respeito aos dispositivos constitucionais são atitudes básicas para o sucesso do processo democrático. As condutas mencionadas permitirão que alcancemos uma verdadeira democracia representativa, consolidada e permanente, e não uma democracia de resultados, fraca e efêmera, longe de princípios morais e próxima da corrupção e do falso pragmatismo. O Estado Democrático de Direito ser…

Estudantes do ensino médio trazem medalha de prata de torneio internacional de física

do BOL, em São Paulo Reprodução/Facebook/iyptbrasil Copa do Mundo de Física aconteceu em Cingapura Cinco jovens brasileiros conquistaram a medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT, na sigla em inglês), realizado na semana passada, em Cingapura. A equipe brasileira no torneio deixou para trás estudantes dos Estados Unidos, Rússia, Coreia do Sul, Suíça e Inglaterra. O torneio contou com delegações de 30 países; nele, os alunos do ensino médio debatem durante 50 minutos sobre soluções para 17 problemas propostos pela organização do evento e depois são julgados por suas sugestões. Matheus Laureano Nunes Barbosa, do Colégio Ávila, em Goiânia (GO), Roberto Mitsuaki Saito e Vitor Daisuke Tamae, do Colégio Objetivo, em São Paulo (SP), e Thomas Ross-White Bergamaschi e Tiago Mambrim Flora, do Colégio Etapa, em Valinhos (SP), foram os integrantes da equipe brasileira que se classificou em oitavo lugar. No evento, conhecido como a "Copa do Mundo da Física", a …

10 bibliotecas com acervo diversificado e programações culturais em Fortaleza

Nesse período de férias, visitar as bibliotecas públicas da cidade é uma opção de lazer para todas as idades. Os equipamentos dispõem atividades culturais, como rodas de leituras, debates, contação de histórias para crianças, saraus entre outros. Os acervos atendem a todos os tipos os gostos: da ficção a aspectos históricos importantes do País. Pensando nisso, o Tribuna do Ceará listou 10 bibliotecas para entrar na sua programação de férias. Confira! Biblioteca da Associação Cearense de Imprensa A biblioteca é referência em livros voltados para a comunicação e de história (FOTO: Reprodução/ACI) Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a biblioteca da Associação Cearense de Imprensa (ACI) é referência em conteúdos da comunicação e da história no País. Ao todo, são 16 mil livros no acervo. O jornalista e sócio Nilton Almeida disse ao Tribuna do Ceará que o equipamento tem itens raros, como exemplares de revistas do século XX. “São as primeiras edições de revistas brasileiras, com…

Conheça a tecnologia que promete substituir aplicativos de celular

Apesar de ser pouco explorada no Brasil, a Progressive Web Apps (PWA) promete substituir parte de aplicativos de celular. Quem explica é Vinícius Paiva, diretor da dti digital, empresa mineira especializada em soluções digitais, desenvolvimento de softwares e de TI para indústrias e corporações. "O PWA é uma alternativa para startups e empresas que possuem orçamento enxuto para investir em um APP, já que o custo pode ser menor". A PWA possui semelhanças com os aplicativos, como a presença na tela inicial do usuário, mas o acesso é iniciado na aba de um navegador. Algumas funcionalidades como o “push” – envio de mensagens aos usuários – ainda não estão disponíveis em todos os sistemas. O Android já o disponibiliza e há indicativos de implementação no iOS. Entre os benefícios ao usuário, destaque para a não necessidade de realizar todo o processo para baixar um aplicativo: entrar no Google Play ou App Store e esperar download. Apesar de a PWA estar em estágio inicial, grandes…

Dois novos livros do universo Harry Potter serão lançados em outubro

O universo de Hogwarts ganhará dois novos livros da saga Harry Potter, publicados em conjunto com um evento da Biblioteca Britânica, em comemoração do aniversário de 20 anos da série de magia, comemorados neste 2017. O anúncio foi feito pela editora Bloomsbury, na última terça-feira, 18. A exibição da biblioteca, nomeada "Uma História da Magia", incluindo os dois livros, ficará aberta de outubro de 2017 até fevereiro de 2018. Intitulados "Harry Potter: Uma História da Magia, O Livro da Exposição" (Harry Potter: A History of Magic, The Book Exhibition) e "Harry Potter, Uma Jornada Pela História da Magia" (Harry Potter, a Journey Through a History of Magic), os livros não serão assinador pela autora da série de livros, J.K. Rowling. Os novos trabalhos vão examinar as disciplinas estudadas em Hogwarts e as histórias por trás dos feitiços, das criaturas e dos bruxos e bruxas que marcaram o universo mágico. Os livros incluem rascunhos e manuscritos jamais vis…

Frio estimula rede de solidariedade em SP

Do ônibus no Pátio do Colégio desceram os Anjos da Noite, núcleo assistencial que distribui alimentos a necessitados desde 1989. O grupo circula aos sábados para atender até 800 pessoas em situação de rua. (Alex Silva/AE)
Passava das 22 horas quando o sino badalou no Pátio do Colégio, centro histórico de São Paulo. Crianças corriam eufóricas como se fosse recreio, enquanto os pais formavam fila para receber cobertor, roupa e alimentos. Apesar da noite fria e melancólica, havia motivo para sorrir. O ônibus escolar que acabara de estacionar no local trazia a terceira leva de doações do dia aos moradores de rua da região.

A morte de um homem que dormia na calçada na região de Pinheiros zona oeste, na tarde mais fria do ano, na terça-feira, 18, sensibilizou grupos de amigos, famílias, religiosos e ONGs. Na noite seguinte à tragédia, a reportagem presenciou caravanas - nenhuma delas promovida pelo poder público - até de outras cidades da Grande São Paulo, como Caieiras, São Bernardo do Camp…

Igreja na Venezuela faz dia de jejum e oração pelo país nesta sexta

Arcebispo de Caracas destaca que a oração é forte e poderosa e convida fiéis a rezar pela situação da VenezuelaDa Redação, com Rádio Vaticano “Somente o Senhor pode nos ajudar a resolver a crise venezuelana”. Essas são palavras do arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, que convoca os fiéis para o Dia de oração e de jejum pelo país nesta sexta-feira, 21. “Estamos convencidos de que a oração é muito forte e muito poderosa. Devemos rezar ao Senhor para a solução dos nossos problemas e isso se aplica também à questão política. Temos uma crise muito forte, uma crise política, econômica e social na Venezuela. Somente o Senhor pode nos ajudar a resolvê-la”. O arcebispo de Caracas acrescenta que os católicos irão pedir a Deus o dom da paz e do diálogo para buscar uma solução negociada a fim de resolver o que definiu como “gravíssimos problemas” da nação. Quanto à consulta popular do último domingo, em que mais de 98% da população rejeitou a proposta do presidente Nicolás Maduro pa…

Municipal do Rio retoma nesta sexta apresentações da cantata Carmina Burana

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Theatro Municipal, centro do Rio Divulgação/Riotur Em meio à crise que afeta todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo as atividades culturais, os servidores do Theatro Municipal retomam nesta sexta-feira (21) as apresentações da cantata Carmina Burana. O espetáculo, que teve todas os ingressos esgotados para quatro récitas no mês passado, volta ao palco neste fim de semana, com ingressos a partir de R$ 20.

Toda a renda obtida com os espetáculos de sexta-feira, sábado e domingo será revertida para os funcionários da casa, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. Nesta versão, a cantata Carmina Burana, obra do compositor alemão Carl Orff, tem coreografia de Rodrigo Negri, bailarino do próprio Theatro Municipal, reunindo os três corpos artísticos do equipamento: coro, orquestra e balé. O violinista Ivan Tavares, integrante da orquestra do teatro, disse que o motivo de enfrentar a crise e voltar a apresentar a cantata é o apoio do público. “É …