Postagens

Mostrando postagens de Agosto 9, 2018

Jovem Escritor: Adolescente que sofre com doença rara publica livro e realiza sonho de ser escritor

Imagem
Aos 14 anos, o adolescente Pedro Guilherme realizou o seu maior sonho: o de ser escritor. Lançou, no último mês de julho, o livro infanto juvenil “Contos da minha nuvem”. As histórias abordam temas como a importância da família, sobre a morte e o significado da felicidade. A inspiração para pensar nas narrativas surgiu de sua experiência de vida. Pedro sofre da síndrome do intestino curto e, apesar da pouca idade, passou por inúmeras dificuldades em decorrência do tratamento que lhe exigiu maturidade para enfrentar e seguir em frente. O adolescente foi diagnosticado em 2009 no hospital Albert Sabin, em Fortaleza. A princípio, familiares e médicos acreditavam que Guilherme estava com infecção intestinal. “Ele sentia fortes dores na barriga. Lá, no hospital, fizeram uma tomografia e foi diagnosticado a doença”, relembra a produtora de eventos Karla Lima, mãe de Pedro. Imediatamente, Pedro foi submetido a uma cirurgia. Os médicos informaram que o intestino do jovem escritor estava necro…

Biografia de Antonio Fagundes revisa trajetória do ator

Imagem
por Maria Luísa Barsanelli - Folhapress "Sinto uma carência do público", diz Fagundes sobre o teatro no Brasil Foto: Jairo Goldflus Antonio Fagundes era mascote do Teatro de Arena quando entrou para a companhia de José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, em 1966. Tinha 16 para 17 anos, saído de um grupo amador que formara nos círculos de seu colégio Rio Branco, em São Paulo. No Arena, teve como madrinha a atriz Myrian Muniz e convivia com nomes como Paulo José e Célia Helena. "Eles brincavam que eu era 'relativamente capaz'. Não tinha nem carteira de identidade na época", lembra o ator. É dessas rememorações que é feito "Antonio Fagundes no Palco da História: Um Ator", livro de Rosangela Patriota que repassa os mais de 50 anos de carreira do artista, em especial sua trajetória no teatro. A edição é costurada por textos críticos, fotos de arquivo e pesquisas históricas, mas, principalmente, por entrevistas de Fagundes à autora. Ele dá es…

X Festival de Dança do Litoral Oeste começa hoje, na cidade de Trairi, fortalecendo a descentralização da cultura no Estado

Imagem
Já se vão mais de 10 anos desde que a primeira edição do Festival de Dança do Litoral Oeste foi realizada na cidade de Paracuru, 87 km distante de Fortaleza. A proposta era justamente a de estimular a criação e manutenção de políticas públicas culturais fora do eixo da Capital. Nesse sentido, o evento vem sendo realizado no Estado desde então a partir da união entre movimentos culturais das cidades de Paracuru, Itapipoca e Trairi. É na última, distante 137 km da Capital, onde começa hoje a décima edição do Festival, que segue até sábado, 11. As ações anteriores à concretização do Festival adicionam mais uma década à essa história. "Enquanto rede de dança da região, de mobilização, estamos há muito mais tempo. Nossa mobilização data da década de 1990, quando já estávamos nos articulando enquanto grupos. São mais de 20 anos de articulação", aponta Gerson Moreno, um dos curadores do festival e fundador da Cia. Balé Baião, de Itapipoca. "Para nós, o festival é um momento d…

Michelle Bachelet será a nova chefe de direitos humanos da ONU

Imagem
Ela aceitou assumir o cargo, mas sua nomeação ainda deve ser aprovada pela assembleia.


"Se for eleita, Bachelet assumirá um dos trabalhos mais difíceis do mundo em um momento em que os direitos humanos estão sob ataque generalizado". (AFP) O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeará a ex-presidente chilena Michelle Bachelet como a nova chefe de direitos humanos do organismo. Fontes diplomáticas que pediram para ter sua identidade preservada informaram que a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, disse em reunião de embaixadores celebrada esta semana que Bachelet aceitou assumir o cargo de nova chefe de direitos humanos da organização. Advertiram, no entanto, que sua nomeação ainda deve ser aprovada pela assembleia geral. O porta-voz da ONU, Farhan Haq, não quis comentar a informação, mas disse que tinha enviado um nome à assembleia geral. "O processo está prestes a ser concluído", destacou Haq. Bachelet, de 66 anos, substituirá o jordan…

Escola adapta festa junina para que criança cadeirante se integre

Imagem
Emocione-se com a inspiradora história da pequena Clara (e confira as fotos!)Com 19 semanas de gestação, Júlia Kogan, de São Paulo, descobriu que Clara viria ao mundo com uma malformação da coluna vertebral da criança chamada mielomeningocele. Isso acarretou a Clara sequelas motoras severas. Clara não pode andar e é uma criança cadeirante, ou seja, precisa de cadeiras de rodas para se movimentar. Quando Clara completou um ano, Júlia foi à procura de escolas que possuíssem um espaço com a acessibilidade necessária para a Clara. Na teoria, toda escola é obrigada por lei a aceitar crianças especiais, mas na prática não é isso que acontece. Quando conheceu o colégio atual onde Clara estuda, Júlia sabia que seria a melhor escolha. Havia rampas, elevadores, e um bom atendimento. A mãe conversou com todos os profissionais da escola e eles já tinham experiência com outras crianças com algumas dificuldades e/ou deficiências. Ela poderia entrar quando completasse três anos. Antes de Clara complet…

Casos de suicídio motivam debate sobre saúde mental nas universidades

Imagem
Ansiedade, desânimo, insônia, sensação de desamparo, desespero, falta de esperança, sentimento de solidão. Oito em cada dez estudantes de graduação relataram que já tiveram algum desses problemas emocionais, segundo levantamento feito em todas as regiões do país pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Outras questões apresentadas pelos jovens foram sensação de desatenção, desorientação, confusão mental, tristeza permanente, além de timidez excessiva. Pelo menos 10% dos graduandos também já tiveram dificuldades alimentares, sentiram medo ou pânico. Mais de 6% dos alunos relataram ter ideias de morte e cerca de 4% já tiveram pensamentos suicida. O resultado aponta para um problema que tem desafiado as universidades do país: a saúde mental dos estudantes. O desafio tem ficado mais exposto com a divulgação, nos últimos meses, de vários casos de suicídios e tentativas de autoextermínio em diferentes faculdades do país. Construção de …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599