Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 28, 2018

Dom Helder beatificado

Padre Geovane Saraiva*
Nossa esperança se renova, agora, que recordamos os 19 anos da partida de Dom Helder Câmara ao seio do Pai (27/08/1999). Ao mesmo tempo, rendemos graças ao bom Deus, no grande milagre, o da exuberância e da energia de sua vida, na qualidade de Pastor dos Empobrecidos. Sua firmeza profética, sem nunca perder de vista a glória celestial, tendo-a como seu mais precioso tesouro, nos traços inconfundíveis, por uma vida profundamente santa, apoiando-se na Eucaristia e na Palavra de Deus, acende em nós o esperançoso sonho, aquele proclamado por Jesus de Nazaré, o da humanidade nova restaurada.

O legado de Dom Helder é o de dizer não à história da Torre de Babel, tão presente no nosso mundo, em que se percebe nos homens a clara pretensão de construir uma civilização longe de Deus. A lição da Babel, a da cidade e da torre, cujo ápice penetrou no profundo dos céus, foi um desmantelo total que não deu em nada. Portanto, longe de Dom Helder, pelo incansável sonho, que ao long…

Escritora Angélica Sampaio participará no dia 01/09, da 1ª Edição da Feira Fantástica de Livros, no Parque do Cocó

O Parque do Cocó será palco para uma reunião de literatura fantástica no sábado, 1º de setembro, realizada pela Editora Karuá, em parceria com o Blog Alexandria e a Partidi Marketing Digital. O evento acontece de 9h às 16 horas e oferece rodas de conversa sobre o gênero e expositores de artes fantásticas. Escritores, expositores e amantes da literatura estarão no local para falar sobre ficção fantástica em diversos âmbitos. Na primeira parte do evento, pela manhã, as atividades começam às 9h, com uma roda de conversa sobre o Universo da Ficção Fantástica, levada pelo professor Roderic Szasz e o escritor Fábio Mourajh. Em seguida, a palavra de Rejane Nascimento, da Editora Karuá, sobre a publicação de Literatura Fantástica e, para fechar a primeira parte, a apresentação dos autores Alexandre de Almeida, de “Magos da Música”, Manoel Oliveira, de “A Herdeira de Helzius”, e Humberto Efieli, de “O Magnífico Maestro Marreta e suas Meias Vermelhas”. Voltando do almoço, às 13h40, os visitant…

Já é possível ler clássicos da literatura nos stories do Instagram

A iniciativa é da Biblioteca Pública de Nova York e promete transformar o aplicativo em um leitor de ebooks A biblioteca pública de Nova York, nos Estados Unidos, está usando a função “Stories” do Instagram para tornar os clássicos da literatura mais atrativos, especialmente, para as novas gerações. A ideia é transformar o aplicativos de fotografias em um leitor de ebooks.
Em parceria com a agência de publicidade Mother, a biblioteca criou um serviço chamado “Insta Novels”, disponível desde a última quarta-feira (22/8) no perfil oficial da “NYPL” na rede social.
A tecnologia foi lançada com o livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. A obra foi dividida em partes, que são publicadas diariamente pela conta do Instagram da biblioteca.
As histórias consistem em uma curta animação, considerada a capa, seguida das páginas do romance.
Nos próximos meses, a Insta Novels adicionará outros dois clássicos: um conto de Charlotte Perkins Gilman, The Yellow Wallpaper; e a famosa obra …

Livro sobre Mutantes traz trajetória musical da banda

por Fabiana Schiavon - Folhapress Sério Dias, Rita Lee e Arnaldo Baptista, em 1971, em show na Serra da Cantareira: novo livro de Chris Fuscaldo repassa a discografia d'Os Mutantes, contemplando dos clássicos da banda até os álbuns solo de seus integrantes ( Foto: LEILA LISBOA ) Há 50 anos, os Mutantes lançavam o seu primeiro álbum. Para celebrar o aniversário, a trajetória musical da banda é dissecada no livro "Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira" (R$ 70, 243 páginas), da pesquisadora Chris Fuscaldo. A obra repassa a discografia da banda até os mais recentes álbuns solo de seus integrantes. Além das capas e de dados técnicos, o livro detalha a identidade de cada LP dentro do contexto de época, com dados inéditos. Pesquisa Ao longo da trajetória dos Mutantes, discos, letras e músicas ficaram perdidos e foram resgatados, não sem árduo trabalho. "Encontrei a letra original de uma das músicas censuradas do disco de 1972 porque falava sob…

Concerto da Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais apresenta Tchaikovsky

Segundo o regente, Silvio Viegas, apesar de expoente do Romantismo, Tchaikovsky representa a síntese de uma música atemporal.


De acordo com Silvio Viegas, a abertura é uma forma de demostrar o virtuosismo da Sinfônica e do Coral de Minas Gerais. (Paulo Lacerda/Fundação Clóvis Salgado) Com regência de Silvio Viegas, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Geraisinterpretam quatro composições de Tchaikovsky, um dos mais expressivos compositores do Período Romântico da música sinfônica. No repertório das séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto, o público poderá conferir a AberturaRomeu e Julieta, os Coros da ópera EugeneOnegin, Valsa das Flores e a Abertura1812 – sendo a última com participação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais. Para o maestro Silvio Viegas, dedicar um repertório a Tchaikovsky representa um momento de muita comoção, tanto para a OSMG e o CLMG quanto para o público que acompanha os concertos. “Tchaikovsky é, …

Tempo gasto com celular preocupa adolescentes e pais, mostra pesquisa

O crescimento do uso de tecnologias digitais gera preocupações dos próprios usuários com os excessos do tempo gasto com esses dispositivos. Pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que mais da metade dos adolescentes entrevistados (54%) consideram passar muito tempo com o celular. O levantamento foi uma iniciativa do centro de pesquisas Pew Research Center. Foram entrevistados 743 meninos e meninas de 13 a 17 anos e 1.058 pais de diversas regiões do país. Quase metade dos jovens ouvidos (44%) disse checar o telefone assim que acorda para verificar o recebimento de novas mensagens. Segundo os dados, 28% relataram que agem assim de vez em quando. O tempo navegando em redes sociais foi objeto de preocupação de 41% dos adolescentes consultados. No caso de videogames, o percentual caiu para 26%. Do total, 58% comentaram sentir que devem responder a uma mensagem enviada, sendo 18% frequentemente e 40% em alguns momentos. “Meninos e meninas tiveram percepções diferentes da quantidade d…