Pular para o conteúdo principal

Livro sobre Mutantes traz trajetória musical da banda

por Fabiana Schiavon - Folhapress
Image-0-Artigo-2445325-1
Sério Dias, Rita Lee e Arnaldo Baptista, em 1971, em show na Serra da Cantareira: novo livro de Chris Fuscaldo repassa a discografia d'Os Mutantes, contemplando dos clássicos da banda até os álbuns solo de seus integrantes ( Foto: LEILA LISBOA )
Há 50 anos, os Mutantes lançavam o seu primeiro álbum. Para celebrar o aniversário, a trajetória musical da banda é dissecada no livro "Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira" (R$ 70, 243 páginas), da pesquisadora Chris Fuscaldo.
A obra repassa a discografia da banda até os mais recentes álbuns solo de seus integrantes. Além das capas e de dados técnicos, o livro detalha a identidade de cada LP dentro do contexto de época, com dados inéditos.
Pesquisa
Ao longo da trajetória dos Mutantes, discos, letras e músicas ficaram perdidos e foram resgatados, não sem árduo trabalho. "Encontrei a letra original de uma das músicas censuradas do disco de 1972 porque falava sobre um prostíbulo", conta a jornalista Chris Fuscaldo, sobre "A Casa da Monica". "Mas a história mais inacreditável é do álbum 'Tecnicolor', gravado em 1970, em Paris", situa a autora.
"Na época, o disco foi abandonado pelo produtor. Quando Carlos Calado fez a biografia da banda, ele tentou fazer o relançamento, mas perdeu a briga", completa Chris Fuscaldo, citando o livro "A Divina Comédia dos Mutantes", de Calado. Resumindo a história, a autora conta que o disco passou por mais diversas mãos até ser lançado em 2000.
Durante seus anos de pesquisa, Chris conta que tentou completar a coleção de LPs dos Mutantes, lançada em CD no fim dos anos 1990. "E foram feitas poucas cópias, que se esgotaram".
Descoberta
A autora diz que convive com música desde criança, por influência dos pais. Ouvindo rock e MPB, um dia se encantou pelos Mutantes.
"Quando o inglês David Byrne, fundador dos Talking Heads, descobriu a música brasileira, tirou o Tom Zé e os Mutantes da obscuridade. Em 1999, lançou uma coletânea dos Mutantes, e um amigo me deu uma cópia", conta.
"Descobri coisas novas e me apaixonei, já que eles são a síntese do que eu mais gosto: a mistura de rock e música brasileira", completa.
Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/