Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2020

Lucilo Varejão Neto toma posse da Academia Pernambucana de Letras (APL)

Acadêmico diz que presidência 'é uma honra enorme' e foi integrante da diretoria da gestão anterior, comandada por Margarida Cantarelli


A Academia Pernambucana de Letras (APL) completa, hoje, 119 anos e celebra seu aniversário com sessão solene comemorativa. Na ocasião, além do lançamento da Revista da Academia (volume 48) e da entrega dos diversos prêmios literários promovidos pela instituição em 2019, haverá a posse do seu novo presidente, Lucilo Varejão Neto. Filho e neto de membros da APL, Lucilo tem uma longa história com a instituição e foi membro da diretoria que compunha a gestão que está sendo concluída, comandada por Margarida Cantarelli. "Assumir a presidência da Academia Pernambucana de Letras é uma honra enorme para qualquer acadêmico e também um desafio muito grande. Ela é hoje uma das mais importantes do País, além de ter a sede mais bela entre todas as outras. Mas o grande desafio é fazer com que ela continue de portas abertas e recebendo todos aqueles que…

Quando a ciência brasileira descobriu o Ceará

O POVO lança hoje a primeira parte do especial Expedição BorboletasPor 
A Comissão Científica de Exploração esperava encontrar ouro e prata. Quando se viu o acervo biológico colhido, de valor científico mas não financeiro, houve decepção e a expedição foi levada ao descrédito. Ganhou o apelido de "Comissão das Borboletas" OCeará foi escolhido para uma experiência pioneira na ciência brasileira. Entre 1859 e 1861, a província foi percorrida pela primeira comissão científica formada apenas por brasileiros. Depois de 160 anos, aquela experiência ainda desperta curiosidade e, mais que isso, leva a conhecimento novo.