Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 1, 2016

Nelson Motta lança guia da música popular brasileira

Não são as melhores, nem as mais conhecidas. Mas é uma mistura das duas coisas, temperada pelo gosto pessoal de um dos mais conhecidos críticos de música do país. Assim é a lista das 101 canções que tocaram o Brasil, recém-lançado livro de Nelson Motta. A seleção abrange um período que vai de 1899, com Ó abre alas, de Chiquinha Gonzaga, até 2003, com À procura da batida perfeita, de Marcelo D2, em parceria com Davi Corcos. Entre uma e outra, Motta repassa quase cem anos de música popular brasileira, abrangendo os primórdios do samba, os anos da bossa nova, o movimento tropicalista e o boom do rock dos anos 1980. Cada faixa selecionada é acompanhada de um texto de uma página, contendo detalhes sobre sua criação e repercussão. Leia mais: Destaque da literatura latino-americana, Jeremías Gamboa se inspirou em Lulu Santos e Caetano Adriana Calcanhotto fala sobre suas composições na Feira do Livro "Eu estou sempre à procura de personagens", diz David Grossman
– Tive uma preocupação d…

'Vírus do bem' poderia combater praga que ataca 'internet das coisas'

Um programador criou um código capaz de atacar dispositivos da "internet das coisas" vulneráveis ao vírus Mirai para corrigir preventivamente esses aparelhos e impedir o ataque pelo vírus. O código foi publicado na semana passada no site "Github" como uma "pesquisa de correção de falhas na internet das coisas" e, após causar polêmica, foi retirado do ar nesta terça-feira (1º).
O Mirai é um vírus que se espalha para sistemas que estejam com senhas fracas ou padrão no painel de administração via "telnet".  O código da praga foi liberado na rede, o que aumentou o número de ataques. Criminosos utilizam o vírus para tomar o controle de câmeras, gravadores digitais de vídeo e outros dispositivos da "internet das coisas", os mais vulneráveis a esse problema de autenticação no telnet, para tirar sites do ar com ataques de negação de serviço.
O programador responsável pelo "vírus anti-Mirai", que usa o nome de "Linsky", expl…

Bienal do Livro do Ceará terá Valter Hugo Mãe e outros escritores

A organização da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará anunciou em coletiva nesta segunda-feira, 31, os nomes dos primeiros autores convidados para o evento, que acontece entre 14 e 23 de abril de 2017, no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza.  Um dos nomes de destaque é o escritor angolano Valter Hugo Mãe, autor de "Máquina de Fazer Espanhóis" e "O Filho de Mil Homens", entre outros. Também foram anunciados: Antônio Prata, Cristovão Tezza, Daniel Galera, Ignácio de Loyola Brandão, Márcia Tiburi, Leonardo Sakamoto, Mary del Priori e Marcelino Freire. Acrescente à lista, a cearense Natércia Pontes, autora de "Copacabana Dreams". A Bienal foi transferida para 2017 devido ao período eleitoral, e a escolha pelo mês de abril foi simbólica. O período situa o evento entre datas que celebram a importância da literatura, como o nascimento de Monteiro Lobato, em 18 de abril, quando se comemora o Dia do Livro Infantil, e 23 de abril, o D…

Documentário brasileiro Menino 23 está inscrito na disputa pelo Oscar

O documentário Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisário Franca, está na corrida para uma vaga no Oscar de 2017. A Academia divulgou a lista dos 145 longas inscritos para a categoria Melhor Documentário e, entre eles, está o filme nacional. 
A Academia explica que alguns dos documentários da lista ainda não completaram alguns dos requisitos obrigatórios para a candidatura, como as estreias em Los Angeles e Nova York. Dessa lista de 145 filmes, restarão apenas 15 filmes em dezembro. 
Em 24 de janeiro, serão conhecidos os 5 finalistas que irão para a disputa do Oscar na cerimônia de 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles. 
"Menino 23 - Infâncias Perdidas no Brasil tem um título que diz quase tudo. Mas o longa de Belisário Franca mostra mais que promete e, além da denúncia de trabalho infantil na era Vargas, passa em revista a mentalidade brasileira que permitia esse tipo de exploração. É um filme histórico e, não por acaso, baseado em pesquisa de um historiador, Sidne…

ONU vai dar mais dinheiro aos refugiados

Os fundos disponibilizados para distribuir ajuda em dinheiro aos refugiados vão ser reforçados até 2020, para permitir aos beneficiários que sejam eles a gerir o orçamento familiar e a estabelecer as suas prioridades, informou esta segunda-feira, 31 de outubro, o responsável pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi. 
«A assistência com dinheiro efetivo mudou o panorama na forma de auxiliar os refugiados e por isso decidimos fazê-la uma das nossas políticas a nível mundial e expandi-la a todas as nossas operações, onde seja possível», sublinhou o dirigente, realçando que além de permitir uma melhor gestão às famílias, este plano beneficia os negócios e as economias locais e propicia uma boa relação entre os refugiados e as comunidades de acolhimento. 
O ACNUR começou a usar a assistência em dinheiro na década de 1980 e, com o passar do tempo, além de desenvolver grande experiência na implementação desses programas, constatou o seu efeito posit…

Novembro Azul: saiba quais doenças mais afetam a saúde do homem

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil A partir de hoje (1º), a campanha Novembro Azul passa a ser um movimento permanente e que contempla a saúde integral do homem. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida. Monumentos serão iluminados para lembrar os homens de cuidar de sua saúde neste Novembro AzulImagem de Arquivo/Agência Brasil Na página da campanha, o instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento.  Na infância, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia card…

Professores dão dicas a estudantes que vão fazer as provas do Enem

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Estudantes fazem a prova do Enem -Arquivo/Agência Brasil


















A quatro dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes ainda se prepararam para a maratona de dez horas de provas divididas entre os dias 5 e 6 de novembro. Neste momento, manter a calma, desacelerar o ritmo de estudos e dormir bem para evitar o cansaço excessivo no dia da prova são dicas de professores ouvidos pela Agência Brasil. O diretor do Colégio Concórdia, de São Paulo, Edson Wander Eller, diz que não adianta o estudante querer revisar todo o conteúdo do ensino médio nesses poucos dias que antecedem a prova. A palavra de ordem agora é “desacelerar” os estudos. Ele sugere também que os candidatos durmam bem para estar preparado física e psicologicamente para o exame. “Não é que o candidato não precise estudar nada, mas ele precisa de descanso. A prova do Enem é muito cansativa, muito longa, requer muito preparo físico e psicológico dos alunos. Então, a dica é colocar o sono …

Multas de trânsito ficam mais caras a partir de novembro

Não vi a placa; foi só uma paradinha; era emergência; Burlar as leis de trânsito vai pesar mais no bolso. Novembro começa com mudanças na classificação das infrações e aumento de até 66% no valor das multas. Reportagem de Elaine Santos e Genilson Pacetti  Canção Nova

Liturgia: Igreja Católica evoca Todos os Santos

Celebração lembra conjuntamente «os eleitos que se encontram na glória de Deus», tenham ou não sido canonizados oficialmenteLisboa, 01 nov 2016 (Ecclesia) – A Igreja celebra esta terça-feira a solenidade litúrgica de Todos os Santos, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente. As Igrejas do Oriente foram as primeiras (século IV) a promover uma celebração conjunta de todos os santos quer no contexto feliz do tempo pascal, quer na semana a seguir. No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos. A partir destes antecedentes, as diversas Igrejas começaram a solenizar em datas diferentes celebrações com conteúdo idêntico. A data de 1 de novembro foi adotada em primeiro lugar na Inglaterra do século VIII acabando por se generalizar progressi…