Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2016

LIÇÕES PARA A VIDA, nosso livro, no prelo

Imagem
Novo livro do Padre Geovane Saraiva Um renovado ardor pastoral e missionário da parte os seguidores de Jesus de Nazaré. Foto: Arquivo da Paróquia Santo Afonso - Pascom À medida que passam os tempos, a missão da Igreja merece uma maior atenção, sempre acompanhada de um renovado ardor da parte dos cristãos. Faz-se mais necessário o valor indizível da oração, como sustento da ação missionária da Igreja, e o sucesso de todo trabalho depende, evidentemente, da íntima e estreita união com Deus dos seguidores de Jesus de Nazaré. Que a Igreja, sacramento de salvação, continue, corajosamente e com grande sabedoria e satisfação, a anunciar o Evangelho da salvação aos homens do nosso tempo, sem nunca perder de vista a natureza da missão, que é partir até aos confins do mundo, como ensina o Livro Sagrado: "Como é maravilhoso ver o mensageiro pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação" (Is 52, 7). Padre Geovane Saraiva

Novo livro revela a produção jornalística de Simões Lopes Neto

Imagem
Uma nova faceta de João Simões Lopes Neto (1865 – 1916) pode ser conhecida a partir desta sexta-feira, com o lançamento de Inquéritos em contraste. O livro, organizado pelo professor Luís Augusto Fischer e pela jornalista Patrícia Lima, reúne crônicas publicadas na imprensa de Pelotas entre 1913 e 1916. É a primeira vez que os textos integram um livro, revelando ao leitores um escritor bastante diferente dos clássicos Contos gauchescos (1912) e Lendas do Sul(1913): em vez do mundo rural, Simões Lopes Neto investiga o ambiente urbano, ouvindo como repórter as populações carentes e marginalizadas da cidade. O lançamento do livro será nesta sexta-feira, às 17h, na Sala Leste do Santander Cultural, com a presença de Fischer, que contextualizará as crônicas na bibliografia do autor pelotense. O organizador do volume ressalta que, apesar da diferença temática entre Inquéritos e livros como Lendas do Sul, semelhanças se ressaltam. – Simões Lopes Neto já havia feito o milagre de escrever a f…

Fortaleza sediará exposição e Campeonato de Criação de Pastor Alemão

Imagem
No próximo sábado, 3, Fortaleza vai receber o Campeonato Norte Nordeste de Criação do Clube Brasileiro do Pastor Alemão 2016, a partir das 10h30min no Alpendre da Villa, no bairro Vila União. O julgamento da exposição será feito por José Graça Aranha, renomado juiz de internacional que vai julgar os melhores cães da raça na região. O evento é promovido pelo Clube Cearense do Pastor Alemão (CCPA) e  será a última e decisiva etapa do ranking Norte/Nordeste 2016. Além dos criadores dos cearenses, a competição contará com a participação de expositores dos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Sergipe. Os cães serão avaliados em doze categorias em competições entre machos e fêmeas. Até o momento, já estão inscritos cerca de 80 cães. De acordo com Fábio Fasolo, organizador do evento e presidente do Clube Cearense do Pastor,  o campeonato “vai reunir o que há de melhor em toda a região”.   Serviço: Campeonato Norte Nordeste de Pastor Alemão CBPA 2016 Quando: sá…

Árvore de Natal do Rockefeller Center ilumina Nova York

Imagem
Por Julie Noce Milhares de pessoas enfrentaram o tempo chuvoso para assistir nesta quinta-feira a inauguração anual da Árvore de Natal do Rockefeller Center, na cidade de Nova York. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e os atores Alec Baldwin e Kate McKinnon estavam a postos para acender as luzes do abeto norueguês de 28 metros de altura diante do edifício localizado em Manhattan. A árvore foi adornada com 50 mil lâmpadas multicoloridas e uma estrela de cristal Swarovski de 250 quilos e 2,8 metros de largura, colocada no topo. Ela ficará exposta até 7 de janeiro e depois será doada à instituição de caridade Habitat for Humanity, que constrói moradias, informou o site do Rockefeller Center. A árvore do Rockefeller Center é uma tradição do Natal nova-iorquino desde a Grande Depressão, e centenas de milhares de pessoas a visitam durante o período de exposição.
Reuters
*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Sai…

Após esnobar Academia sueca, Bob Dylan dá bolo em Obama

Imagem
Depois de deixar a Academia sueca aguardando, após a renomada instituição ter concedido a ele o Nobel de Literatura em Estocolmo, o cantor e compositor Bob Dylan decidiu não comparecer, nesta quarta-feira, à Casa Branca, para um ato ao qual Barack Obama convidou um grupo de americanos ganhadores do prêmio. "Infelizmente, Bob Dylan não estará na Casa Branca hoje", disse Josh Earnest, porta-voz do presidente americano, acrescentando que o cantor não deu nenhuma justificativa para sua ausência. Na ausência do cantor, o presidente dos Estados Unidos centrou seu elogio nesta quarta-feira em outros ganhadores do Nobel imigrantes no país que responderam o seu convite no Salão Oval: Oliver Hart (Economia), Fraser Stoddart (Química), Duncan Haldane e Michael Kosterlitz (Física). "Estamos muito orgulhosos deles e é só um lembrete de que uma das coisas que os Estados Unidos fazem é nossa capacidade de atrair talentos de todo o mundo para estudar em algumas das nossas grandes univ…

Papa Francisco: Defender o patrimônio histórico é defender os direitos humanos

Imagem
(ACI).- Ao terminar a Audiência Geral na quarta-feira, o Papa Francisco dirigiu algumas palavras aos participantes na Conferência internacional sobre a proteção do patrimônio em áreas de conflito que, “sob a iniciativa da França e dos Emirados Árabes Unidos, com a colaboração da UNESCO, se realizará em Abu Dhabi, nos dias 2 e 3 de dezembro”. O Santo Padre recordou que defender o patrimônio histórico e a memória cultural dos povos é defender os direitos humanos. O Papa assinalou que se trata de “um tema que, infelizmente, é dramaticamente atual” e mostrou sua convicção de que “a tutela das riquezas culturais constitui uma dimensão essencial da defesa do ser humano, faço votos de que este evento marque uma nova etapa no processo de aplicação dos direitos humanos”. Esta Conferência acontece em um contexto internacional marcado pela guerra na Síria e no Iraque. Na Síria, os combates entre o exército sírio e os rebeldes causaram a quase destruição total da cidade histórica de Aleppo, proc…

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Imagem
(ACI).- Neste dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra aAids, uma doença que continua matando muitas pessoas. AIgrejaCatólica é a instituição que mais se preocupa pelas vítimas, atendendo um de cada quatro doentes no mundo inteiro. Segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS, em inglês), em 2014, 36.9 milhões de pessoas viviam com o HIV, ou seja, seres humanos que têm o vírus, mas que ainda não desenvolveram a doenças e para os quais é importante o uso dos antirretrovirais. Em junho de 2015, apenas 15.8 milhões tinham acesso ao tratamento antirretroviral e mais de 50 por cento não podiam acessar ao mesmo, entre eles aproximadamente 1.8 milhões eram crianças. Deste modo, somente em 2014, “aproximadamente 2 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV e 1.2 milhões de pessoas morreram com doenças relacionadas a Aids”, indicou UNAIDS. Um dado preocupante divulgado pelos peritos é que a quantidade de pessoas que não sabem que estão infectadas ultr…

Por que deixamos tudo pra “depois”?

Imagem
Por que deixamos tudo pra “depois”? “Depois” eu ligo.
“Depois” eu faço.
“Depois” eu falo.
“Depois” eu mudo. Deixamos tudo pra “depois”, como se “depois” fosse o melhor. O que não entendemos é que… “Depois” o café esfria,
“Depois” a prioridade muda,
“Depois” o encanto se perde,
“Depois” o cedo fica tarde,
“Depois” a saudade passa,
“Depois” tanta coisa muda,
“Depois” os filhos crescem,
“Depois” a gente envelhece,
“Depois” o dia anoitece,
“Depois” a vida acaba. Não deixe nada pra “depois”, porque na espera do “depois”, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os maiores amores, e todas as bênçãos que Deus tem pra você. Lembre-se que o “depois” pode ser tarde demais. O dia é hoje. (Autor desconhecido)
Aleteia

Suspensa exigência de cadeirinha de transporte de crianças em van escolar antiga

Imagem
Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil O Comitê Executivo do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) decidiu suspender a exigência de dispositivo de segurança para o transporte de crianças com até 7 anos e meio em veículos escolares antigos. Aresolução foi publicadahoje (1º) no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, a decisão levou em conta dificuldades técnicas, econômicas e sociais para a adaptação dos veículos em circulação ao uso da cadeirinha e a baixa oferta no mercado de dispositivos de retenção apropriados para veículos escolares dotados de cintos de segurança do tipo sub-abdominal (cinto de dois pontos). Ainda segundo o Contran, também foi levada em consideração a necessidade de realização de estudos complementares para a avaliar a efetividade da adaptação dos sistemas de retenção nos veículos já em circulação. A resolução inicial do comitê, publicada em julho do ano passado, previa que, a partir de fevereiro deste ano, veículos de transporte escolar teriam que d…

Fiocruz: epidemias de zika e chikungunya serão mais fortes em 2017

Imagem
Da Agência Brasil Ao participar hoje (1º) do 2 º Seminário Dengue, Chikungunya e Zika: Desafios na Atenção à Saúde na Chikungunya, no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em Manguinhos, no Rio, o diretor regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio, disse que epidemias das doenças zika e chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquitoAedes aegypti, serão ainda maiores no verão de 2016/2017 do que foram na última temporada. Segundo o pesquisador, que é especialista em medicina tropical, o número de casos este ano já subiu significativamente em relação ao ano passado. "Em 2015, foram identificados 38 mil casos de zika e de chikunguya. Neste ano, o número subiu impressionantemente para 255 mil. Só o estado do Rio já teve mais de 15 mil casos da doença até o mês de outubro. Claro que durante os meses em que o calor foi menor e com menos chuvas, a velocidade da transmissão diminuiu, mas agora estamos prestes a entrar no verão.…

Polícia Federal constata vazamento do Enem 2016, diz Ministério Público Federal

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Provas do Enem foram aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, reunindo 5,8 milhões de candidatos em todo o país                          WILSON DIAS-ABR O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) informou que recebeu relatório da Polícia Federal (PF) que constata que as provas do primeiro e do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da prova da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início da aplicação do exame. O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos em todo o país. Em nota, o MPF diz que - em trecho do relatório - a PF destaca que, após a análise de celulares apreendidos durante operações nos dias do exame, concluiu-se que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame. Os estudantes tiveram acesso à "frase-código" da prova rosa, o que permitia que candidatos que deveriam fazer pro…

Projeto Sorriso Grisalho e o trabalho voluntário que resgata autoestima e afeto

Imagem
Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Unidade Abrigo, todos localizados em FortalezaFoto: Divulgação / ProjetoAlunos e idosos em um momento de aprendizado e troca de experiências Vontade de ajudar, ânsia para pôr em prática os ensinamentos da universidade e a sensação de ter feito algo bom para pessoas que não teriam como pagar pelo serviço. Essas são características de um projeto realizado por professores e alunos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. É o projeto sorriso grisalho.
Trata-se de um projeto de extensão da UFC que busca resgatar a autoestima através da reabilitação do sorriso dos idosos. Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Uni…

O Evangelho da Cruz

Imagem
Padre Geovane Saraiva* No dia 1ºde dezembro de 2016, encerra-se o ano do centenário do martírio do bem-aventurado Charles de Foucauld, assassinado no Deserto do Saara em 1º de dezembro de 1916. Aqui na Paróquia de Santo Afonso, Fortaleza-Ceará, no Brasil, na França e no mundo inteiro, irmãos e irmãs se alimentam da espiritualidade do referido irmão universal, pela vida de oração e contemplação do absoluto de Deus, sem esquecer o seu dadivoso coração, com heroicas e esplêndidas virtudes. Como é importante ver a incredulidade, indiferença, egoísmo e descrença do irmão Charles de Foucauld como algo consequente e providencial! Parece até que estava previsto nos planos de Deus, porque, ao cair nas mãos de Deus e ser seduzido por Jesus de Nazaré, encontra o único e maior tesouro de sua vida. Associados aos passos de seu Mestre e Senhor, René Bazim, paradoxalmente, asseverou a seu respeito: “Foi um monge sem mosteiro, um mestre sem discípulos, um penitente que mantinha, na solidão, a espera …

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA