Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 7, 2019

Quão misteriosa é a sabedoria!

Padre Geovane Saraiva* Sejamos convencidos de que vem de Deus a verdadeira sabedoria a iluminar a criatura humana no caminho do bem e da santidade. É de Deus o primeiro lugar, que, ao penetrar no coração e na vida do ser humano, exige-lhe como indispensável que seja seu discípulo. Jesus de Nazaré nos ensina o que lhe é agradável, oferecendo-nos a salvação através da sabedoria, dando-nos como recompensa nossa realização e felicidade.
O ser humano não pode e não deve confiar nas suas próprias forças. Por isso mesmo é que devemos, insistentemente, suplicar: ensinai-nos, Senhor, a bem contar a nossa vida, com dias e noites, certos de que o nosso bom Deus nos convoca a segui-lo mais de perto e na radicalidade do Evangelho, oferecendo-nos as graças necessárias, dando-nos também a sabedoria da mente e do coração.
No mundo com o estigma da insensatez e da ausência de corações generosos e solidários, somos desafiados, à luz do Evangelho e à luz da sabedoria de Deus, a mudar nosso estilo de vida…

PODCAST: A Sabedoria vem de Deus

Por Pe. Geovane Saraiva

A pátria

Por Paulo Eduardo Mendes - Jornalista
Hoje, o Dia 7 de Setembro. Vibra no ar, em todo o País, a atmosfera de civismo. Somos todos patriotas! A Pátria é nossa. Será? Temos noção de que um dia foi proclamado “O Grito do Ipiranga?”. De sã consciência lembramos que “Da cabeceira à sua foz/ O Ipiranga desliza muitas milhas/ Entre alas de bambu,/ Sob arcadas de baunilha/ E coroas de orquídeas e cipós// E as suas águas cantam,/ Sempre a rolar...” Estamos distantes de tudo. Sobra muita confusão em defesa da Pátria. Despertamos “e o ribeiro todo é uma longa serpentina/ Descobrindo-se em direção ao mar”. Não, mil vezes não!  Como se vê, diariamente, a política vem minando a beleza de ser patriota e “O Ipiranga cisma, agora, embalado/ Por uma suave saudade do passado...”.  Respiramos profundamente ao lembrar que “Em um dia muito azul,/ muito cheio de sol,/ Acampou numa das suas margens/ Uma cavalaria de escol./ A poesia e a pátria têm certa harmonia. Sons de “mil pássaros trinando, alegremente,/…

Romance de Paulo Scott é político sem ser panfletário

Com grande habilidade narrativa, escritor mostra em 'Marrom e Amarelo' as contradições da cultura e da sociedade brasileira O gaúcho Paulo Scott narra a história de dois irmãos de cores e personalidades diferentes. (Renato Parada/Cia das Letras)
Por Jacques Fux*

Em 2015 uma inteligência artificial – machine learning – concebida pelo Google para reconhecimento de imagens e padrões, identificou/nomeou um casal de jovens negros como “gorilas”. O erro foi atribuído ao software responsável por “aprender” a reconhecer lugares, pessoas e objetos nas fotografias, mas que acabou se “confundindo”. O que acontece com essas “máquinas” é que elas reproduzem e catalisam “vieses” – preconceitos e tendências arraigados na sociedade. Treinadas com uma base de dados gigantesca, apesar de terem um acurácia grande na identificação de imagens e padrões, por vezes, erram de forma grotesca por reproduzirem hostilidades presentes na cultura e na sociedade – o principal banco de informação no qual a in…

Museu do Ipiranga celebra feriado com 10 horas de programação cultural

Para celebrar os 197 anos da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, o Museu do Ipiranga e o Sesc Ipiranga promovem 10 horas de programação cultural ininterrupta e gratuita. O evento pretende valorizar a diversidade do país com grupos que celebram a cultura popular. Além da celebração da Independência do país, o evento pretende também marcar o processo de renovação e restauração do museu, com o anúncio da construtora vencedora da concorrência para as obras e a assinatura do contrato. As obras de renovação do museu terão início ainda neste ano. O Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 e está localizado dentro do Parque Independência, local onde possivelmente foi dado o Grito do Ipiranga. Concebido como um monumento à Independência, ele se tornou a sede do Museu do Estado em 1895, sendo o museu público mais antigo de São Paulo. A partir de 1963, passou a ser administrado pela Universidade de São Paulo (USP). Desde agosto de 2013 o museu está fechado à visi…