Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2019

Podcast: Solenidade do Amor de Deus

Vida e esperança

Padre Geovane Saraiva* Deus se comunica com seu povo, de um modo muito especial, na festa do amor, ao se revelar em toda a sua plenitude no mistério afável e terno da Trindade Santa, que nos fala na História, nos chamando à conversão. Ele deseja que plantemos a semente da esperança e da misericórdia restauradora, pelas imagens do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Contemplemos o mistério da Santíssima Trindade, solenidade da qual somos convidados a renovar – nós, vossas criaturas – a vocação à vida comunitária e trinitária, a partir do exaustivo ensinamento bíblico, em que o nosso bom Deus, uno e trino, gerado quando nem existiam abismos, mananciais, fontes hídricas e aquíferos, ou mesmo antes que fossem constituídas e fixadas montanhas e colinas, ao manifestar seu mistério redentor. É no sangue do Filho eterno do Pai que nos tornamos conhecedores e enamorados da beleza sempre antiga e sempre nova. Deus quer nos convencer das expressivas alusões supracitadas, elogios e atributo divin…

Pensar

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Podemos dizer que pensar significa conceber ideias, meditar, raciocinar, refletir, enfim, buscar conhecimentos, muitas vezes polêmicos, que possam nos levar a um processo de tomada de posições ou de decisões. Não é fácil pensar. Assim disse Henry Ford: “Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso”. Por incrível que pareça, no momento atual, o número de pessoas pensantes, em termos relativos, a nosso juízo, está caindo. Não somos contra o progresso tecnológico, pelo contrário. Sem a informática e com as atividades em permanente evolução, dificilmente a humanidade teria condições de possuir um melhor padrão de vida, com respeito à realização de suas necessidades. Todavia, o que não desejamos é a substituição do pensamento humano por um computador, por exemplo. Somos a favor tanto da aprendizagem tradicional como da virtual. No entanto, não devemos deixar os métodos ortodoxos da leitu…

Clássico do cinema, "Perfume de Mulher" chega a Fortaleza na primeira adaptação mundial para teatro

Por Wolney Batista, 

Versão nacional apresenta uma camada dramática profunda com o resgate da personagem feminina, vivida pela atriz Natália Lage Assim como na adaptação para o cinema protagonizada por Al Pacino, lançada em 1992, espetáculo apresenta cena antológica de tango. FOTO: DIVULGAÇÃO O trançar das pernas de Al Pacino e Gabrielle Anwar na sinfonia do tango "Por Una Cabeza", de Gardel e Le Pera, ainda é uma memória viva para gerações que assistiram "Perfume de Mulher" na aclamada adaptação norte-americana para o cinema, em 1992,  que rendeu o Oscar de Melhor Ator ao protagonista. A cena antológica marca também a montagem brasileira para o teatro, a primeira mundial, que chega a Fortaleza para duas apresentações, no Theatro Via Sul, nesta sexta-feira (14) e sábado (15).  No entanto, a versão nacional vai além do clássico da sétima arte e apresenta uma camada dramática mais profunda com o resgate da personagem feminina Sara, aban…