Destaque

Choram porque amam

Padre Geovane Saraiva* Como é bom rezar e colocar em primeiro lugar o mistério da redenção! Nem sempre, porém, sabemos rezar e nem d...

7 de janeiro de 2016

O Mundo Melhor de Dom Helder

Padre Geovane Saraiva *

Dom Hélder Câmara was ordenado Sacerdote AOS 22 anos, repleto de alegria e Esperança no Coração, em Fortaleza-CE (15/08/1931), convertido hum indizível Uma Tarefa de Construir o Reino, utopia bela e maravilhosa AOS Olhos da fé (cf . 52, 7). Na Ação Apostólica, o designamos Como Alguém Talhado Pará Como Coisas Mais Elevadas, com obstinação e Força inabaláveis. Transferido, em 1936, do Ceará Para o Rio de Janeiro, adotou Como desafio antecipar Soluções pastorais em prol dos que Viviam na Pobreza e na indigencia, AO asseverar: "Mais do Que o Comum dos dias, olhei o Mais que pude OS Rostos dos Pobres, Gastos Pela fome, esmagados, e humilhações Pelas descobri Neles teu Rosto, Cristo Ressuscitado! ".

Como Resposta ao clamor do Papa Pio XII, POR Renovação da Igreja e da sociedade, nasce o Movimento Por Um Mundo Melhor, em 1952, na Itália, Iniciativa Fazer Jesuíta padre Riccardo Lombardi, com Uma Convicção de que Uma Igreja Deveria Ser Mais viva e Mais Presente no Mundo, em Uma Maior Fidelidade Ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, com Desejo de Renovação permanente, via Eficaz Para se edificar Um Mundo Melhor, Segundo Uma Vontade do Nosso nascidas Deus. TEMOS TAMBEM Uma Ação Católica, Cabelo Método ver, julgar e Agir, indo na Direção de Formar Leigos para colaborar com a Missão da Igreja, que Um Mundo Melhor E Possível.  

Caracterizamos o contexto de hum Dom Helder inspirado, Não SENTIDO de contribuir Para Que O Mundo fosse marcado Por uma Ordem Sociais Mais justa e Por Um humanismo Segundo a Vontade do Criador e Pai. Em 1955, nasce Uma Cruzada São Sebastião, com o Objetivo de urbanizar Como favelas da Cidade do Rio de Janeiro, Iniciativa da Igreja Católica, soluçar hum Liderança do bispo auxiliar, Dom Helder Câmara, que, em hum Longo Prazo, com Uma Construção de Conjuntos Habitacionais, Como desapareceriam favelas; Que hum Curto Prazo em buscava Ações pontuais, comunidades Levando Melhorias como. 

Dom Helder, JA Naquela Época, Bem Antes do Concílio Vaticano II, preocupava-se em Superar a Pobreza. Acreditava na importancia da militância dos Pequenos grupos Como protagonistas de hum novo destino, também acreditava nenhuma de vigor dos Leigos e em SUA Força transformadora da Realidade excludente e Geradora de Desigualdades. Quatro ano mais tarde, em 1959, nasce Mais uma bela Iniciativa fazer empobrecidos Pastor DOS, Como belo e maravilhoso Testemunho de SUA Sólida fé e Convicção: a Criação do Banco da Providência, um banco Paragrafo OS Pobres Que Não Tem Acesso AOS Bancos do Sistema Financeiro. Dom Helder inovou e inventou Um Novo Padrão Para a filantropia. Para Estruturar o referido banco, em 1961, Criou Uma Feira da Providência, Que Passou a principal fonte de arrecadação sor de Recursos, AINDA HOJE continua principais fonte de Captação de Recursos PARA O FUNCIONAMENTO Fazer Banco da Providência.  

Eis hum Pouco, amigo Leitor, FAÇA Grande Oceano Que foi Uma obra do Servo de Deus e Artesão da Paz, Dom Helder Câmara, Não Seu ardoroso Trabalho, de edificar o Reino e Acreditar Que Um Mundo Melhor E Possível, Realizando-se Uma profecia de Dom Manoel da Silva Gomes, arcebispo de Fortaleza e Seu superior, que o ordenou sacerdote. Ele, Ao saber do Desejo fazer Jovem Pará padre de partir o Rio de Janeiro, Assim se expressou: ".! Meu filho, E Deus, E Deus Que ESTÁ LHE chamando PARA O Rio de Janeiro Vá, meu filho, VA". 

TEMOS TAMBÉM O Nosso Livro ", Rezar com Dom Helder", Composto de Pensamentos, Poemas, Orações e Fotografias, na figura Daquele Que foi Mais servo do Príncipe Que, Mais Coração do que Razão, Não Seu sonho de perseguir Uma fraternidade ea Solidariedade dos Filhos de Deus, Publicação que colocamos NAS Mãos do povo de Deus, Não Ceará e no Brasil, com a finalidade de CRIAR UM ambiente favorável, em ardente Desejo de que o Artesão da Paz, Dom Helder Câmara, SEJA santo da Igreja Católica.

* Escritor, blogueiro, colunista, vice-presidente da Previdência Sacerdotal e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE -geovanesaraiva@gmail.com