Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 22, 2018

A conversão de São Paulo

Padre Geovane Saraiva*


No mundo, no qual está inserida a criatura humana, não dá para viver como se tudo estivesse muito bom. Aqui Deus quer entrar e pedir a colaboração de seus amigos, clamando um novo modo de pensar e de agir. A mudança que Deus quer não é imposição, mas que as pessoas se sintam atraídas e encantadas, apoiadas nas palavras do nosso Mestre e Senhor, a nos assegurar: "O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho" (cf. Mc 1, 15).
Que a solenidade da conversão de São Paulo, neste 25 de janeiro, faça crescer em nós o sonho da feliz alegria e da verdadeira esperança. Que sejamos filhos de Deus, dentro daquilo que nos diz a Escritura, a respeito da beleza da nova Jerusalém: “Nunca mais o Sol a iluminará de dia, nem a Lua, de noite, pois eu, o Senhor, serei para sempre a sua luz, e a minha glória brilhará sobre você” (cf. Is 60, 19), na acolhida do mesmo sinal luminoso que envolveu o Mestre e Doutor das nações. É no do…

A pintura de Dalí que inspirou Picasso e Lorca

JOSÉ ÁNGEL MONTAÑÉS 'Academia neocubista', de Dalí Dalí sempre admirou Picasso. Tanto que ele parecia obcecado com ele por causa das contínuas referências pessoais e de seu trabalho que sempre fazia. Durante anos, ele enviou um cartão postal no qual ele repetiu "Pel juliol, nem dona nem cargol", sobre um ditado catalão. Picasso nunca respondeu. Tampouco há imagens dos dois juntos, e só parece que foram vistas uma vez, em Paris, em abril de 1926, durante a primeira viagem de Dalí à capital francesa, onde visitou o artista em sua oficina e admirava o que ele pintou então Uma visita que marcou, e muito, ao jovem de Figueres de 22 anos em obras como Academia neocubista,ele pintou esse verão e exibiu na sua segunda exposição individual no final desse ano nas Galerias Dalmau em Barcelona. Este trabalho, considerado obra-prima da juventude, foi objeto de estudo de Jordi Falgàs, que Dalí acaba de publicar : Acadèmia neocubista i altres obres, um pequeno livro publicado pelo M…

MORDOMIA NA PRISÃO

Grecianny Carvalho Cordeiro*

Como é sabido, o Brasil é um país que ocupa o terceiro lugar no ranking de encarceramento e, dentre outras peculiaridades em nosso sistema penitenciário, possuímos uma preocupante superpopulação carcerária.
As prisões brasileiras possuem uma precária infraestrutura, além da falta de higiene, péssima alimentação (muitas vezes estragada), não oferecendo trabalho ao interno, tornando cada estabelecimento prisional um barril de pólvora prestes a explodir. E sempre explode. E eclodem as rebeliões, os massacres em que literalmente cabeças são roladas, fugas em massa, enfim, o retrato de um caos a refletir a total e absoluta incompetência do Estado em exercer seu papel. A massa carcerária brasileira é essencialmente formada por homens ainda jovens, com pouca instrução, com histórico de violência na família e oriundos da classe econômica menos favorecida. A massa carcerária brasileira, em sua maioria, é formada por presos provisórios, sem que tenham sido condenados defi…

Idalino

Michele Barros* 
De todos os meus antepassados, se fosse possível escolher apenas um, gostaria de ter conhecido o avô de meu pai, Manoel Idalino, a quem ele chamava carinhosamente de papai-véi. O que sei é que ele era um homem errante, que não parava em lugar nenhum, sempre com um matulão com rapadura, queijo seco e um pedaço de beiju.
Gostava de vagar pelo mundo, e depois de ter se separado da mulher trouxe na bagagem os oitos filhos, cinco machos e três meninas fêmeas, alguns ainda crianças, e saiu no meio do mundo com eles. Depois de ter se apartado da esposa em Baturité nunca mais a viu e sequer falou mais seu nome, e a loura Francisca nunca mais conviveu com a família.
Criou os oito filhos tocando viola, cantando repentes. Aonde chegava botava um pratinho em cima da mesa e o pessoal fazia jus ao artista. Uma vez fora desafiado pelo maior repentista da cidade onde acabara de chegar, o famoso Passarinho. Depois de horas de duelo Manoel deu um mote tão difícil que deixou o oponente…

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site. O Sisu foi desenvolvido pelo ministério para selecionar candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato. No site do MEC, é possível consul…

Estados que destinam mais verbas públicas ao cinema dominam Mostra de Tiradentes

*Léo Rodrigues  Para a seleção dos 72 longas-metragens, três estados dominam a programação, com 76% do total de exibições: São Paulo com 12 títulos, Rio de Janeiro, com 6, e Minas Gerais, com 5  Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil





A Mostra de Cinema de Tiradentes carrega em sua história a defesa da descentralização de produções do cinema nacional. Com 102 filmes em sua programação, sendo 72 curtas-metragem e 30 longas, a 21ª edição contempla 14 estados e mais o Distrito Federal. Significa que mais da metade das unidades da federação estão representadas no evento, que teve início na sexta-feira (19) e vai até o próximo sábado (27). Por outro lado, olhando apenas para a seleção dos 30 longas-metragens, três estados dominam a programação, com 76% do total de exibições: São Paulo com 12 títulos, Rio de Janeiro, com 6, e Minas Gerais, com 5. De acordo com Cléber Eduardo, que divide a curadoria dos longas com Lila Foster, o festival reflete a produção e estados que mais investem no audi…

Lançamento do CD Loas e Canções arrecada alimentos para o Instituto Cristo Rei

Serão arrecadadas doações de leite e bolachas para Instituto Cristo Rei, instituição que abriga crianças em situação de vulnerabilidade social 22/01/2018 Parceiros de muitos anos e andanças Pingo de Fortaleza e Descartes Gadelha lançam , dia 27 (sábado), as 19h, na sede da Associação Solar o CD “Loas e Canções”.
O CD que tem arranjos e programação de Marcus Vinnie traduz a parceria desses dois artistas em décadas de convivência e apresenta em seu repertório 12 Loas (canções temáticas de maracatu) e 4 Canções. Na entrada será necessária doação de uma lata ou pacote de leite ou de bolachas que serão entregues ao Instituto Cristo Rei, instituição que abriga crianças órfas ou em situação de vunerabilidade social. O CD As loas foram compostas na grande maioria para o maracatu Solar, excetuando-se a loa “Meu Bom Jardim” criada para estimular a criação do Maracatu Bom jardim e entre elas estão: Oxum de Mim, O axé Oculto de Ossaim, Quem é Ogum, Eparrey Yansâ Oyá – Sorriso Róseo das Tardes, Kiz…