Postagens

Mostrando postagens de Junho 14, 2018

Evento celebra os 20 anos do Prêmio Nobel de Literatura ao português José Saramago

Imagem
Por G1 RN O escritor português José Saramago, pelas lentes de Sebastião Salgado, em Lanzarote, Espanha (Foto: Sebastião Salgado/Divulgação)
Um evento na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) celebra os 20 anos do Prêmio Nobel de Literatura ao português José Saramago, que foi um dos grandes nomes da escrita contemporânea mundial. O 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos acontece em Natal a partir desta quarta-feira (13), às 19h, e segue até a sexta (15). As inscrições são gratuitas. O evento visa o debate em torno da obra e do pensamento de José Saramago através de mesas de discussão, mostra de filmes e palestras. Trata-se de um colóquio proposto em um território bastante fértil ao estudo da literatura saramaguiana, que é tema de diversos estudos acadêmicos brasileiros. Autor, cronista, poeta, jornalista, romancista e intelectual público, José Saramago faleceu aos 87 anos em junho de 2010. Entre a suas principais obras literárias estão "Memorial do convento", "…

Pesquisadores catalogam gírias do Ceará para criar dicionário “cearensês”

Imagem
Quem não é do Ceará deve achar estranho ou, simplesmente, não entender o sentido de palavras. São nomes que só têm sentido para quem nasceu ou mora no Estado. Há termos até para referir doenças. Para os cearenses, “piloura”, por exemplo, é quando a pessoa está com muita fome e precisa comer urgente. Já “arquejando” é utilizado para pessoas que estão morrendo aos poucos. Em meio a tantas denominações e significados, uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Ceará (UFC) catalogou a maioria desses nomes. Segundo a coordenadora da pesquisa, Virginia Bentes, a ideia é armazenar a memória das termologia cearense. “A gente começou a perceber que é necessário armazenar uma perspectiva de manutenção desse léxico e desse resgate de memórias. Fico preocupada com a perda de tanta cultura”, declarou. Ao todo, o dicionário já conseguiu reunir 400 palavras e, de acordo com Virginia, a previsão é de crescimento. “Terminamos um mapeamento das comunidades indígenas. Falta fazer o mapeamento do s…

Palestra de Régis Frota sobre a vida e obra do cineasta polonês KRZYSZTOF KIESLOWSKI

Imagem

O Presidente da AMLEF e professor Régis Frota lança hoje “Memória & Silêncio no cinema Chileno”

Imagem
Há uma década, o cinema chileno conheceu uma explosão de criatividade. Decorrido apenas um lustro da histórica decisão plebiscitária e popular chilena de desprendimento/olvido do general Pinochet e sua ideologia, a cinematografi a do Chile se renova, retoma sua criatividade, obtém o reconhecimento internacional através de inúmeros prêmios nos maiores festivais cinematográfi cos do ocidente. A intenção desse livro é proceder a uma análise do potencial dessa cinematografi a hoje. Busca tornar conhecido do público leitor brasileiro o potencial do fi lme chileno, sua identidade com uma pós-modernidade, atento às intimidades desencantadas pelos filmes produzidos após o ano 2000. Assim como a classe média brasileira parece ter descoberto, após a entrada do milênio, a beleza da geografia chilena, a simpatia de seu povo, a prepotência da cordilheira que cerca a capital Santiago, bem como acompanha longilínea e horizontalmente todos os recantos do deserto de Atacama, ao norte, até os lindos l…

Mais Visitadas

Deus eleva os humildes

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

VIVENDO E APRENDENDO

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip