Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2017

Democracia justa

Imagem
Gonzaga Mota* A política é mutável ou dinâmica, já a moral é permanente. O importante é compatibilizar a política e a moral dentro de bases éticas que respeitem a liberdade, a democracia, a estrutura legal e a justiça social. Vale lembrar Bacon: "Como é estranho ambicionar o poder e perder a liberdade". Alcançaremos a verdadeira governabilidade mediante o atendimento das reais necessidades e carências do povo e não fazendo concessões e acordos que possam prejudicá-lo, objetivando a manutenção do poder. A rigor, é difícil imaginar soluções para os problemas de uma sociedade; enquanto as pessoas não tiverem consciência crítica ela não evolui. Buscar um mandato eletivo ou exercer uma atividade pública significa muita responsabilidade. Por outro lado, a coerência programática e de ideias, abrangendo indicadores políticos, administrativos, econômicos e sociais, nos leva ao caminho da Justiça e da liberdade. A atividade estatal deve buscar o bem comum e não a vantagem de uma minor…

Che Guevara, um leitor compulsivo em plena selva

Imagem
MAR CENTENERA Ernesto ‘Che’ Guevara lendo no Congo em 1965.CENTRO DE ESTUDIOS CHE GUEVARAErnesto Che Guevara lê enquanto se recupera dos ferimentos na Sierra Maestra, em 1957; lê em seu gabinete no ministério da Indústria cubano e em sua casa de Havana, no início dos anos 1960; com sua segunda mulher, Aleida March, em 1966 na Tanzânia depois do fracasso da ofensiva guerrilheira no Congo; na copa de uma árvore na Bolívia, meses antes de ser capturado e assassinado, em outubro de 1967. As fotografias que integram a mostra Che Leitor na Biblioteca Nacional argentina refletem uma faceta do revolucionário argentino que, apesar de ofuscada pelo homem de ação, esteve presente ao longo de toda sua experiência de vida, desde a infância até os últimos dias. Nascido em uma família de boa situação financeira, Che aprendeu a ler em casa, graças a sua mãe, já que a asma o impedia de ir à escola. Desde criança foi um leitor voraz, conforme lembra seu irmão Roberto, que conta que passava horas trancad…

Conheça o cearensês e saiba como surgiram vocábulos muito usados pelos cearenses

Imagem
A língua falada e escrita é herança. No Brasil, portugueses, indígenas, africanos e uma série de nacionalidades construíram durante séculos o que conhecemos hoje. No entanto, há de se reconhecer que mesmo no português há diversas variações da língua. Seja no Sul do País, no Nordeste ou no Norte. Cada região possui sua cultura e modo de falar. No Ceará, não é diferente. Mais conhecida como cearensês, a língua aqui é característica própria de seu povo. Mas de onde surgiu essa peculiaridade dos cearenses? Quais são as influências e os significados das palavras? Foi neste desafio, de conhecer e reconhecer os vocábulos do cearensês, que o Diário Plus mergulha no jeito cearense de falar e traz algumas explicações a seguir. Surgimento do cearensês Segundo o professor Doutor de Latim e Filologia Romântica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Josenir Alcântara de Oliveira, antes de abordar alguns vocábulos do cearensês, é necessário que se faça uma breve introdução no campo lexical. Profess…

Mundo Unifor debate educação, ética e filosofia

Imagem
O momento político e de outras áreas do País suscitou debate acerca da ética na 8º edição do Mundo Unifor, na noite de ontem, que teve como palestrante a artista plástica e professora de filosofia, Marcia Tiburi. O debate, realizado na Praça Central da Universidade de Fortaleza (Unifor), reuniu centenas de pessoas entre alunos, professores e público em geral, que tinham interesse no tema abordado. Para Marcia Tiburi, atualmente o Brasil vive um momento sui generis, especialmente na área política. "As eleições estão se aproximando e o debate sobre ética se torna essencial para tomarmos novos rumos. A ética começa com nossa reflexão em um pensamento aberto e especializado a respeito daquilo que a gente pensou. Só se consegue chegar a esse lugar da reflexão, quando prestamos atenção nela. A responsabilidade sobre nossos políticos é nossa. E se não pensarmos nessa direção, eles continuarão sempre os mesmos", destaca a filósofa. Em sua fala, a palestrante também defende que o ca…

FamilyDoc: o aplicativo que aproxima profissionais de saúde e pacientes

Imagem
O aplicativo FamilyDoc, a ser lançado em novembro, nascerá para simplificar o relacionamento direto entre pacientes e profissionais de saúde. A partir de contato on-line, o paciente poderá escolher o especialista que irá lhe prestar serviço, podendo decidir por seu currículo, localização ou valor da consulta. A criação do app é do médico, mestre em Saúde Pública e professor universitário, Alexandre Cavalcanti.
A plataforma, para atendimentos em Fortaleza, oferecerá consultas particulares com médicos, odontólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e educadores físicos, de acordo com a disponibilidade do profissional e as necessidades de cada paciente. Os atendimentos poderão ser realizados em consultórios ou na casa do paciente. Profissionais de saúde ainda podem se cadastrar pelo site familydoc.com.br. Como funciona para o profissional Por meio de um painel de controle, o app disponibilizará uma série de informações, como: o tipo de aten…

XI Bienal Internacional de Dança do Ceará começa hoje, em Fortaleza

Imagem
Chegando aos 20 anos em 2017, a Bienal Internacional de Dança do Ceará volta, nesta edição, a ter como palco principal o Theatro José de Alencar (TJA), além de se espalhar por outros locais da Cidade e até do Estado, com atividades em seis municípios do interior. Na Capital, o evento abre hoje no TJA, a partir das 21 horas, com apresentações da Cia. Dita (CE) e da São Paulo Companhia de Dança. A programação segue até o dia 29. Este ano, a Bienal reúne nomes que fizeram parte de sua trajetória, mas sem esquecer de firmar um olhar para o presente. “O ambiente político está difícil, aponta para retrocessos e censura, mas, ao mesmo tempo, é uma edição de comemoração. Já tivemos anos em que foi bem mais fácil realizar a Bienal em termos de financiamento, mas também de abertura à diversidade poética e artística. A celebração se dá num contexto adverso”, afirma Ernesto Gadelha, diretor artístico do evento. “Nosso desejo é estar perto de artistas que estiveram com a gente ao longo desses ano…

20 de outubro é dedicado à conscientização contra o bullying

Imagem
Cerca de um em cada dez estudantes brasileiros é vítima frequente de bullying nas escolasDa redação, com CNBB Nesta sexta-feira, 20, recorda-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. A expressão em inglês caracteriza as práticas de agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, especialmente no ambiente escolar. A data é um alerta internacional para o problema que afeta muitos jovens. Segundo a UNICEF, braço das Organizações das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (ONU), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. A prática é uma das formas de violência que mais cresce no mundo, alerta a educadora e autora do livro “Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz”, da Editora Verus, Cléo Fante. Segundo ela, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e …

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir de hoje

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil A partir das 10h de hoje (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano poderão consultar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local onde ele fará a prova. O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante e também no aplicativo do Enem para celular. Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CFP e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, após conhecer o lugar onde fará a prova, os candidatos façam o trajeto antes do dia do Enem e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, para evitar atrasos no dia da aplicação. Apes…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil