Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 17, 2017

Bienal reuniu grande público no domingo

Com Ana Miranda, Paulina Chiziane, Valter Hugo Mãe, Marcelino Freire, Marcelo Gleiser, Bienal reuniu grande público no domingo.Um domingo de decisões difíceis: assim poderia ser resumido o terceiro dia da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A imensa diversidade de opções e a qualidade dos debates, falas, entrevistas, pocket-shows e outras atividades desafiou os frequentadores que mais uma vez compareceram em grande número ao Centro de Eventos, no terceiro dia da Bienal, comprovando o gosto do cearense pela leitura e a ansiedade em dialogar diretamente com os grandes autores do Ceará, do Brasil e de vários países. A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Bradesco. A programação teve início na sexta, 14/4, e vai até o domingo, 23, no Centro de Eventos do Ceará e em múltiplos espaços de Fortaleza, com entrada franca em …

Eliane Brum e Isabel Lustosa estão entre os convidados da Bienal do Livro desta segunda

A programação da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará segue nesta segunda-feira, 17. Entre os destaques da agenda do dia, está encontro dos escritores e jornalistas Eliane Brum (foto) e Lira Neto, que irão conversar sobre o tema "toda pessoa constrói uma versão da história a ser contada". O diálogo será na sala Moreira Campos, localizada  no mezanino dois do Centro de Eventos do Ceará, onde a Bienal ocorre desde a última sexta-feira, 14, e segue até domingo, 23. Lira Neto é curador da Bienal e irá conduzir o bate-papo com Eliane Brum, que é colunista do El País Brasil e autora de livros, como "Meus desacontecimentos: a história da minha vida com palavras" e "A menina quebrada e outras colunas". Sobre o assunto Público da Bienal do Livro do Ceará terá acesso à programação por ordem de chegadaBienal do Livro terá 168 escritores e 110 estandes na programaçãoMais cedo, às 16 horas na mesma sala, Dimas Macedo, Isabel Lustosa e o presidente da Academia Cea…

Bienal tem performance do ator Gero Camilo e bate-papo com Fernando Catatau

O Café Literário, um dos espaços de programação da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, recebeu performance de Gero Camilo e bate-papo do ator cearense com o músico Fernando Catatau no final da tarde deste domingo,16. Sobre o assunto Sala dedicada ao universo de Harry Potter atrai fãs da sagaCrônica | Livros e sapatos: modos de usarDe início, o ator cearense Gero Camilo apresentou monólogos e cantorias. Extrapolando o palco montado para a apresentação, Gero subiu em poltronas e bancadas do espaço para dar vida a diferentes personagens que contavam histórias de sertão e resistência. O público, que também não coube no espaço do Café, entrava na história contada a partir de aproximações propostas pelos personagens do ator. Depois da performance, Gero ainda declamou algumas poesias de sua autoria. "É tão bonito ver uma Bienal com uma participação maciça da população, isso me deixa emocionado", afirmou o ator. Às 18 horas, o músico cearense Fernando Catatau se juntou ao at…

Sala dedicada ao universo de Harry Potter atrai fãs da saga

A Sala de Literatura Fantástica da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, localizada no mezanino 2 do Centro de Eventos do Ceará (sala 6), proporciona aos fãs de Harry Potter um verdadeiro mergulho ao universo de magia e animais fantásticos por ele explorados em sua famosa saga, escrita pela autora britânica J. K. Rowling. Organizada pelo grupo cearense Ascêndio, o “Espaço Harry Potter: Mundo Mágico de J. K. Rowling” reúne objetos e artefatos conhecidos nos livros da escritora, bem como edições especiais de algumas obras, varinhas, máscaras e outros atrativos. “A partir desta segunda-feira, 17, iremos abrir um espaço dedicado especialmente ao Newt”, adiantou Samara Oliveira, integrante do grupo referindo-se ao protagonista de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. “Nesse espaço, nós iremos levar o visitante a conhecer o que há por dentro da maleta dele”, completa. O grupo Ascêndio, formado em 2012 por amigos fãs da ficção, já participa de outros eventos nessa área, como o Sanafes…

Disco traz parceria inédita de Oscar Arruda com Astronauta Marinho

Em 2014, Oscar Arruda começou a esboçar o que iria ser transformado em seu segundo disco. Durante show no Órbita Bar, conheceu os músicos da banda Astronauta Marinho, com quem criou uma relação íntima de trabalho. Juntos, lançaram dois singles: um em 2015, chamado "Vela Branca", e outro em 2016, o "Caravana". As duas músicas, passam, agora, a fazer parte de um projeto maior, batizado de "Egomaquia", que inaugura parceria inédia do cantor com o grupo instrumental. O disco será lançado em show durante a Maloca Dragão 2017. A quarta edição do festival será realizada de 25 a 30 deste mês em diversos espaços do Centro Dragão do Mar  e seu entorno. Na agenda, há, ainda, lançamentos de trabalhos de outras bandas, conforme a produção adiantou ao O POVO. Mad Monkeys, Nafandus, Lavage, Andersoul e Nego Galo são alguns dos grupos que levarão estreias para os palcos do evento. Comemorando 20 anos de estrada, o grupo Cidadão Instigado também entrará para o catálogo de…

Índios guarani usam o rap para denunciar problemas sociais

Falta de saneamento básico e acesso à saúde são um dos assuntos abordados pelo grupo. Indígenas mostram o cotidiano das aldeias nas letras das músicas. (Divulgação)
Com versos que misturam português e a língua guarani, o jovem Jefinho Karai Xondaro, de 17 anos – que mora em uma aldeia na região do Jaraguá, zona oeste da capital paulista – usa o rap para chamar a atenção para problemas enfrentados pelos povos indígenas. “É protesto, é grito de guerra”, diz Jefinho sobre o tema das músicas que canta com o grupo Oz Guarani.
Em uma das letras, o jovem denuncia uma das lutas mais importantes dos indígenas, a demarcação de terras. “Carrego na mente conflitos do passado. Povos e mais povos sendo massacrados. Tentando proteger suas terras. Perderam suas vidas e também os seus direitos. Cadê nosso respeito?”
Apesar do reconhecimento pelo governo federal, que demarcou, há três anos, a área ocupada pelos guaranis no Jaraguá, o conflito ainda não acabou. Segundo Karai Ryapua, de 52 anos, um dos c…

Estátua de cera do Papa é apresentada pela primeira vez em Petrópolis

Escultura de Francisco irá compor o acervo do museu de cera da cidade. A estátua foi feita em Londres e importada para o Brasil. (AP)
O dia de Páscoa da comunidade de Petrópolis (RJ) teve uma atração especial: o Museu de Cera da cidade recebeu uma escultura de Papa Francisco. Ela foi apresentada pela primeira vez neste domingo (16), em missa realizada na Catedral São Pedro de Alcântara. O local, que recebe cerca de 800 visitantes por final de semana, já conta com um total de 28 estátuas, entre elas, a de João Paulo II.
A réplica do Papa Francisco ficou pronta depois de seis meses de trabalho de uma equipe de artesãos de Londres, tem tamanho e proporções reais ao Pontífice, cabelos naturais e implantados fio a fio. As informações são da imprensa brasileira.
O museu fica aberto de terça a domingo, no Centro Histórico de Petrópolis. Outras informações podem ser conferidas no site oficial: www.museudeceradepetropolis.com.
Rádio Vaticano

Itália recebe milhares de migrantes após vários resgates no Mediterrâneo

Da Agência EFE Muitos portos do Sul da Itália recebem nesta segunda-feira (17) vários dos mais de 8 mil migrantes resgatados durante o último fim de semana no Mar Mediterrâneo, muitos deles crianças desacompanhadas e homens com sinais de tortura. Fontes da Guarda Costeira italiana disseram à Agência EFE que hoje chegarão ao Porto de Messina, na Sicília, aproximadamente, 1.200 migrantes e que, dadas as difíceis condições do mar, ainda não foi possível localizar balsas no Mediterrâneo. Esta manhã, chegaram à Catânia, também na região da Sicília, 1.181 migrantes, a bordo do navio alemão Rhein, segundo os meios locais. Nos últimos dias, o país também recebeu um elevado número de migrantes em outros portos, como o da Ilha de Lampedusa e da Reggio di Calabria. A chegada desses migrantes a bordo das balsas que ajudaram nos resgates ocorre depois que foram retirados, de sexta-feira (14) a domingo (16), mais de 8.300 migrantes no Mar Mediterrâneo, entre a Líbia e a Itália. A porta-voz da Agência d…

Mobilização nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Débora Brito - Repórter da Agência Brasil Idosos são vacinados contra a gripe -Marcelo Camargo/Arquivo Agência BrasilComeça hoje (17) a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. A campanha deste ano inclui, pela primeira vez, os profissionais de educação no grupo prioritário. Cerca de 2,3 milhões de professores de escolas das redes pública e privada devem ser imunizados nos postos de saúde de todo o país. Saiba MaisVírus da gripe com maior circulação em 2017 é o H3N2, aponta SBI Nos dias 2 e 3 de maio, os docentes serão vacinados nas escolas. Idosos, trabalhadores do setor de saúde, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação. A vacina permite a proteção contra os vírus A(H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indica…