Postagens

Mostrando postagens de Março 13, 2015

Primata é descoberto na Amazônia brasileira

Imagem
Primata é descoberto na Amazônia brasileira domtotal.com O primata Callicebus miltoni foi descoberto entre rios do Amazonas e Mato Grosso.Callicebus é um dos gêneros de primatas neotropicais. Conhecido como zogue-zogue, e apelidado de rabo de fogo, o primata da espécie Callicebus miltoni é a mais nova descoberta feita na região da Amazônia brasileira e publicada na revista científica “Papéis Avulsos de Zoologia”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).
O animal, que possui uma faixa grisalha na testa, costeletas e garganta em cor ocre e uma cauda avermelhada, foi encontrado nas áreas elevadas entre os rios Roosevelt e Aripuanã, nos Estados do Mato Grosso e Amazonas.
Callicebus é um dos gêneros de primatas neotropicais mais diversos em número de espécies, com 31 reconhecidas atualmente.
Segundo o pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauã Felipe Ennes, que participou do estudo do primata, “esse é um animal recém-descoberto que já podemos considerar em …

Mais de 200 bruxos são presos na Tanzânia

Imagem
A ONU denunciou um aumento desde 2013 de ataques contra albinos na Tanzânia.Mulheres carregam bebês albinos na capital da Tanzânia Mais de 200 bruxos foram presos desde meados de janeiro na Tanzânia, como parte de uma operação para acabar com as mutilações e assassinatos de albinos, vítimas de crenças que lhes atribuem poderes mágicos, informou a polícia nesta quinta-feira (12).
Advera Bulimba, porta-voz da polícia, indicou à AFP que 225 curandeiros não licenciados e alegados adivinhos foram presos durante a operação lançada em várias regiões do norte, que deve ser estender a todo o território. Destes, 97 já foram levados à justiça, acrescentou.
"Alguns dos detidos estavam na posse de itens, tais como peles de lagarto ou leão, dentes de javali-africano, ovos de avestruz, rabos de macaco ou de burro e patas de aves", disse o porta-voz.
A ONU denunciou um aumento desde 2013 de ataques contra albinos na Tanzânia, potencialmente devido à aproximação das eleições previstas para outu…

Paulinas sem fronteiras - 100 anos das Irmãs Paulinas

Imagem
São Paulo, 5 de fevereiro de 2015 Ref. Circular n.2/2015 Às Irmãs e jovens em formação             Nesta data tão especial em que fazemos memória da entrada na eternidade de Irmã Tecla Merlo, Cofundadora de nossa Congregação, iniciamos o nosso Ano Jubilar. 100 anos de Paulinas sem fronteiras é o lema que leva ao Brasil o anúncio deste evento.             A ação de graças pelas abundantes graças recebidas ao longo do 1° século de sua existência é celebrada solenemente nas Catedrais onde Paulinas está presente com comunidades e/ou com centros apostólicos. Muitas outras celebrações e eventos acontecerão ao longo do ano com a mesma finalidade: celebrar as maravilhas de Deus na nossa história, recuperar os elementos válidos para hoje do passado fecundo e, se for necessário, também redimir o que não foi plenamente conforme o plano de Deus.              O ano jubilar é um tempo favorável para revigorar o presente, despertando em nós o desejo sincero e veemente de amar o Senhor com amor apaixonado…

Dom Toso: ecologia humana preponderará na próxima Encíclica

Imagem
Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - "A humanidade não viverá em paz enquanto a fome não for derrotada, enquanto coexistirem aqueles que se banqueteiam diariamente e aqueles que, à sua porta ou do outro lado do planeta, morrem de fome". É o que defende o documento "Terra e Alimento" do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, publicado recentemente pela Livraria Editora Vaticana (LEV). Sobre o conteúdo do livro e da próxima Encíclica sobre o tema da Ecologia, a Rádio Vaticano entrevistou o Secretário do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz", Dom Mario Toso: "Na base da publicação do volume «Terra e Alimentação» existem mais razões. Antes de tudo, o fato de que a fome, não obstante se produzam gêneros alimentícios suficientes para todos, continua a subsistir: centenas de milhares de pessoas sofrem pela falta de alimento; mais de 2 bilhões têm carências nutricionais. Em segundo lugar, a urgência de enfrentar num futuro imediato o crescimento da demand…

Dois anos do ‘papa do fim do mundo’

Imagem
domtotal.comCatólicos celebram nesta sexta-feira dois anos do pontificado do papa Francisco.Papa Francisco, entre os fiéis: mudança de postura se anunciava logo de início, com a escolha do nome.
Por Alexandre Vaz Dom Total
Católicos de todo o mundo comemoram nesta sexta-feira (13) dois anos da eleição do cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio para suceder o papa Bento XVI, que renunciou ao Pontificado em função de sua saúde debilitada. Mais do que uma mera mudança de nomes, a eleição de Bergoglio representou uma mudança de rumos que trouxe novos ares para a Igreja Católica, que vinha sofrendo críticas por uma postura excessivamente dogmática e distante da população. Uma mudança que se anunciava desde logo, quando Bergoglio optou por adotar o nome ‘Francisco’, em homenagem a São Francisco de Assis, o santo que renunciou à riqueza para dedicar a vida aos mais necessitados. Primeiro pontífice nascido fora do continente europeu – na época de sua eleição, chamou a si mesmo como o “papa que ve…

Júpiter tem oceano maior que os da Terra

Imagem
Fato aumenta chances de que haja vida no local, afirma cientistas que operam Telescópio Espacial.Comparação de tamanhos entre a Lua, Terra e Ganimedes. Ganimedes, a maior lua de Júpiter, tem um oceano subterrâneo de água salgada sob uma camada de gelo que é maior que todos os oceanos da Terra juntos, segundo observações divulgadas nesta quinta-feira graças ao telescópio espacial Hubble. A descoberta de água em estado líquido leva para novas direções a pesquisa sobre a existência de vida extraterrestre no Sistema Solar, avaliou a agência espacial norte-americana NASA, responsável pela missão. "Acreditamos que, num passado distante, este oceano pode ter estado em contato com a superfície da lua", explicou o diretor da divisão de ciência planetária da NASA, Jim Green, em coletiva de imprensa. Segundo os cientistas, o oceano tem uma profundidade de cem quilômetros, dez vezes mais que os da Terra, e está enterrado debaixo de uma camada de 150 km formada principalmente por gelo. D…

Pires X Stédile - Totó

Imagem
Gonzaga Mota* Nesse resumido texto, tentarei mostrar, do ponto de vista histórico, atitudes de dois homens públicos brasileiros no passado recente. Há 30 anos, o presidente Figueiredo desejava, realmente, iniciar a redemocratização em razão da vontade obstinada do povo brasileiro. Digo isto, com extrema isenção, porque vivi aquela época e não gozava da simpatia do presidente, pelo contrário. Divergimos, num primeiro momento, quando defendi as eleições diretas (Emenda Dante de Oliveira) e, posteriormente, quando ao lado de Aureliano Chaves e outros, apoiamos a candidatura de Tancredo Neves, no Colégio Eleitoral. Figueiredo, pressionado por alguns civis e militares para apoiar a candidatura do deputado Paulo Maluf, respondia com rispidez a quem lhe abordava sobre o processo sucessório. Certa vez, em São Paulo, disse para os contrários à redemocratiza-ção: "prendo e arrebento"; em outra ocasião, usando de sinceridade que lhe era peculiar, vinha sendo tão provocado para não perm…

Papa reafirma «tolerância zero» para casos de pedofilia

Imagem
Agência Ecclesia13 de Março de 2015, às 12:59
Igreja vai prosseguir trabalho de prevenção e combate a casos de abusos sexuais sem dar «um passo atrás» Cidade do Vaticano, 13 mar 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco afirmou em entrevista à televisão mexicana ‘Televisa’ que a Igreja Católica vai prosseguir a política de “tolerância zero” em relação a casos de abusos sexuais de menores. “Nisto é preciso avançar e não dar um passo atrás que seja. Destruir uma criatura é horrível, é horrível”, declarou, durante uma conversa de hora e meia divulgada hoje, dia do segundo aniversário da eleição do sucessor de Bento XVI. Francisco agradece o caminho começado pelo Papa emérito e por João Paulo II, que tiveram a “coragem” de abordar estes casos em público e dar “luz verde” para a sua investigação. O Papa argentino explica, por outro lado, que a nova comissão criada para estas situações tem como objetivo a “proteção do menor”, a prevenção, e não o tratamento de cada caso. “O problema do abuso de men…

Papa denuncia «pecado mortal» do salário injusto

Imagem
Agência Ecclesia13 de Março de 2015, às 12:07
(Lusa)Francisco reforça centralidade dos pobres na vida da Igreja e lembra que é contra uso injusto das riquezas, sem demonizar os ricos Cidade do Vaticano, 13 mar 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco, que hoje completa dois anos de pontificado, voltou a sublinhar a centralidade dos pobres na vida da Igreja Católica e denunciou o “pecado mortal” do salário injusto para quem trabalha. “O que mais me indigna é o salário injusto, porque alguém enriquece à custa da dignidade que não dá à pessoa”, confessa, em entrevista à televisão mexicana ‘Televisa’, divulgada esta manhã. Francisco mostra-se chocado com a “tranquilidade de consciência” de quem não paga salários, pensões ou subsídios, transformando o trabalho em algo “indigno”. “É pecado! Seja feito por um rico, por alguém da classe média ou por um pobre, é pecado. Temos de denunciar estas coisas”, assinalou. O Papa rejeita de novo quaisquer acusações de “comunismo” e explica que não está contra…

Mais Visitadas

Cyberbullying: sofrimento causado através da tela

José, servo bom e fiel

STJ proíbe cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos pela internet

Bullycídio e as previsões no ordenamento jurídico

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior