Postagens

Mostrando postagens de Junho 4, 2018

Escritora questiona uso de pronomes masculinos como padrão

Imagem
Norma gramatical 'faz parecer que todos são homens, e qualquer outro gênero é um desvio', afirma Ann Leckie, autora da ficção científica 'Justiça Ancilar' André Cáceres, O Estado de S.Paulo
Justiça Ancilar, da escritora americana Ann Leckie, é um romance no qual o gênero das personagens é totalmente irrelevante – e isso é paradoxalmente sua característica mais importante. Narrada pela protagonista Breq (referida arbitrariamente no feminino), a história é uma vendetta sem grandes inovações narrativas, a não ser por uma peculiaridade estética: é traduzida do radchaai, idioma fictício em que não existe marcação de gênero. Essa propriedade gramatical escancara como a língua influencia a percepção de mundo do leitor e as expectativas de papéis sociais atribuídos a mulheres e homens na literatura. Ao usar o feminino como padrão, Leckie quebra os pressupostos do leitor constantemente: “Ela devia ser macho, a julgar pelos padrões labirínticos do quadriculado de sua camisa”, pon…

Futebol sai da arquibancada e ganha leitores nas livrarias

Imagem
'Estado' faz seleção de obras indispensáveis para quem ama o esporte bretão O Estado de S.Paulo Autor: PVC. Foto: Editora Objetiva Paulo Vinícius Coelho conta pela primeira vez a história do futebol brasileiro sob o ponto de vista do jogo. O jornalista detalha as mudanças táticas e a evolução do esporte. Nessa trajetória, relembra as grandes seleções do Brasil, os bastidores das grandes conquistas, como as da Copa de 1970 e 2002, e ajuda a desvendar os mistérios das derrotas inesquecíveis, como no Mundial de 1982 e o 7 a 1 contra a Alemanha. Autor: Ken Bensinger. Foto: Editora Globo Livros O jornalista canadense Ken Bensinger revela os detalhes do maior caso de corrupção da história do futebol. O livro será lançado mundialmente em 12 de junho, dois dias antes da abertura da Copa da Rússia. Nele estão reunidos documentos e relatos que tentam explicar como funcionava o esquema de subornos envolvendo a Fifa e dirigentes esportivos do mundo inteiro. Inicialmente, sairá em inglês. Aut…

Fotógrafas oferecem ensaio gratuito para mães de baixa renda em Fortaleza

Imagem
Um gesto simples, mas que tem emocionado mulheres de baixa renda da Praia do Futuro, em Fortaleza. Com uma câmera na mão, as fotógrafas Natália Braga, Nara Jesuíno, Carol Tavares e Jamille Albuquerque conseguem eternizar uma fase importante da maternidade: a gestação. Segundo a idealizadora do projeto Olhares do Bem, Natália Braga, a ideia é oferecer às mães ensaio fotográfico e presenteá-las com um porta-retrato com a melhor foto. Para ela, a iniciativa é uma forma de preservar a memória. “Eu tenho em casa um álbum com várias fotos da minha infância. Eu gosto de olhar. Essas famílias tiram fotos do celular, mas não imprimem. Não podem pagar por um ensaio. Eu acho importante ter o registro”, comenta. A ação iniciou no mês de maio. A ideia, a princípio, era homenagear as mulheres durante o Dia das Mães. Mas, devido a importância do gesto para as famílias, elas decidiram dar continuidade ao projeto. “Fazia tempo que queria fazer algo beneficente, mas relacionado à fotografia. Eu conver…

Porto Iracema oferta sessão de desenho com modelo vivo

Imagem
A sessão de desenho é gratuito com limitação para 25 vagas. ( Foto: Joyce Vidal ) Desenhistas profissionais e aspirantes à arte do desenho poderão praticar nesta terça-feira (5), das 19h30 às 21h30, na sala de dança do Porto Iracema das Artes. A proposta é ofertada pelo "Com Figura - sessão de desennho com modelo vivo". Nesta edição o modelo convidado é Gabriel Raposo, designer e estudante de arquiterura.  Serão disponibilizadas 25 vagas e os participantes devem ter mais de 18 anos. A distribuição de senhas acontece a partir das 18h na recepção da escola, por ordem de chegada. Os artistas Daniel Chastinet Flávia Rodrigues, idealizadores do projeto, serão responsáveis pelos exercícios durante a sessão, organização da quantidade e tempo das poses. O projeto tem parceria com o Curso Básico de Artes Visuais e visa construir uma prática contínua na formação de artistas e postulantes na área.
Mais informações Sessão do "Com Figura" com o convidado Gabriel Raposo. Nesta …

Pela quinta vez, de hoje (4) até sábado (9), a comunidade de Vazantes (Aracoiaba/CE) recebe mostra de curtas

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter Filme "Los Dos Cines de Yody Jarsún", de Alejandro Gallo Bermúdez, um dos inscritos selecionadosFilme em animação "O Consertador de Coisas Miúdas", de Marcos Buccini A partir desta segunda (4) até sábado (9), acontece a quinta edição da Mostra Curta Vazantes (no distrito homônimo, localizado em Aracoiaba, município a 83 km de Fortaleza). O evento reúne oficinas para a comunidade e exibição de 17 curtas-metragens, escolhidos entre 456 inscritos (do Brasil, Argentina e Inglaterra). A mostra não é competitiva e a intenção da organização é movimentar a comunidade que, antes de receber o Curta Vazantes, já apresentava uma vocação para a realização de eventos culturais em outras linguagens artísticas. Vale ressaltar que toda a programação tem entrada franca. O cineasta pernambucano e organizador da mostra, Leo Tabosa, recapitula que o projeto surgiu de sua vontade em levar cinema para comunidades do Interior. Ele mesmo recorda que, quando cria…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil