Postagens

Mostrando postagens de Abril 9, 2017

Casa de livro, casa da gente

Imagem
O cheiro é o mesmo. A disposição dos livros em grandes prateleiras também o costuma ser. O “altar” de destaque para obras de ilustres cearenses, então, é praticamente regra. Tem sempre alguém disponível para auxiliar: “O que você está procurando? Posso ajudar? Esse é o melhor caminho”. Assim se apresentam boa parte das bibliotecas de Fortaleza, abrigando universos, ainda que algumas precisem lidar com graves deficiências estruturais. Os acervos e o uso que é feito deles destacam uma vocação desses lugares para a preservação da memória, a reverberação de diferentes pesquisas e a ressignificação dos processos de leitura. Se a intenção for levantar um tripé de espaços públicos centenários que reúnam raridades da história e da literatura local, certamente constarão na lista a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel - cujo prédio principal está em reforma desde 2014-, a Biblioteca do Instituto do Ceará, e Biblioteca Justiniano de Serpa, localizada na Academia Cearense de Letras (AC…

Papa convida, no Domingo de Ramos, a não recusar a cruz

Imagem
Por Miguel Pérez Pichel
VATICANO, 09 Abr. 17 / 09:00 am (ACI).- Neste Domingo de Ramos, ou Domingo da Paixão, o Papa Francisco incentivou os cristãos a seguir Jesus e a carregar a cruz com paciência, sem recusá-la. “Para seguir fielmente a Jesus, peçamos a graça de o fazer não por palavras mas com as obras, e ter a paciência de suportar a nossa cruz: não a recusar nem jogar fora, mas, com os olhos fixos n’Ele, aceitá-la e carregá-la dia após dia”. Na Missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Pontífice recordou que Jesus “nunca prometeu honras nem sucessos. Os Evangelhos são claros. Sempre avisou os seus amigos de que a sua estrada era aquela: a vitória final passaria através da paixão e da cruz. “Tinha-o dito claramente aos seus discípulos: ‘Se alguém quer vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me’”. A celebração começou com a entrada em procissão, segurando ramos e palmas, na Praça de São Pedro. Após a procissão, o Papa deu a bênção dos ramos. Recorda-se…

Austrália, Canadá e EUA inspiraram base curricular do Brasil

Imagem
Uma das referências para a elaboração da base nacional curricular divulgada nesta semana pelo MEC (Ministério da Educação), os Estados Unidos derraparam ao implementar nacionalmente a proposta nas escolas. O chamado "núcleo comum" daquele país lançado em 2010 foi negado por estados como o Texas, o maior dos EUA depois do Alasca. O documento que dá referências do que deve ser ensinado nas escolas norte-americanas levou mais ou menos três anos para ficar pronto. Um tempo semelhante ao da elaboração da base curricular do Brasil: aqui, a discussão começou em 2014. A primeira versão da base foi lançada em setembro de 2015. Agora, o documento de 396 páginas que dá referências do que deve ser ensinado na educação infantil e fundamental do país foi entregue na quinta (6) pelo MEC para apreciação do CNE (Conselho Nacional de Educação). Se aprovado neste ano, deve começar a valer em 2019. Outras inspirações internacionais para a elaboração do documento brasileiro, no entanto, levaram…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599