Postagens

Mostrando postagens de Agosto 8, 2016

A memória agoniza

Imagem
Demanda antiga dos frequentadores, local que guarda documentos históricos aguarda a primeira grande reforma desde que se mudou para o atual endereço. As obras estão com verba aprovada e empresa licitada, e devem começar em um mês
O encontro das ruas Senador Alencar e Senador Pompeu, no Centro de Fortaleza, guarda histórias do Ceará de tempos passados. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado, a antiga casa da família Fernandes Vieira - ou apenas Solar dos Fernandes - fica cravada nesta esquina e abriga o Arquivo Público do Estado do Ceará desde 1993. O equipamento, contudo, não passou por uma reforma nestes 23 anos, salvo reparos pontuais feitos ao longo do tempo e a troca da fiação elétrica em 2007 e 2008. A majestosa casa com janelões e portas bem altas, delineada por uma arquitetura de estilo neoclássico do século XIX, aguarda a tão necessitada reforma desde o dia 20 de outubro de 2015, quando o governador Camilo Santana assinou autorização que disponibiliza R$ 2,17 milhões para…

Dentro do dia veloz?

Imagem
Para que viver afinal vida com dinheiro sem qualidade de vida?

As questões aqui colocadas deixam cada vez mais de serem pueris e passam a ser vitais. Por Ricardo Soares* Por questões profissionais tenho sido forçado a refletir sobre o tempo por esses dias. E me pergunto, enfim, se o tempo gira, o tempo corre, o tempo vaza, escorre entre os dedos? Só sei que o tempo passa e esse é o consenso. E tempo escapa, tempo urge, tempo falta, tempo escorrega. E quando nos damos conta o tempo foi e deixou escapar coisas importantes como mais tempo para os filhos, para as esposas e maridos, para os amigos, para dar ouvidos a quem precisa desabafar, tempo para descansar, contemplar, saber esperar porque o tempo é que sabe do tempo das coisas ficarem prontas.  Em megalópoles como São Paulo o que mais nos falta é tempo, esse fator tão importante no qual talvez nem prestemos lá tanta atenção porque estamos sempre acelerados. Mas não perguntamos para onde vamos com tanta pressa. Por sorte aos poucos passa-…

Congresso tenta mudar Lei Maria da Penha

Imagem
Medidas vão desde penas mais duras ao fornecimento de "botões do pânico" a vítimas.

Entre as propostas, previsão de monitoramento eletrônico com tornozeleiras. Tramitam no Congresso Nacional 89 propostas de parlamentares que visam a alterar a Lei Maria da Penha, que no domingo, 7, completou dez anos de promulgação. Os projetos, 68 da Câmara e 21 do Senado, têm os mais diferentes teores: de penas mais duras a quem descumprir medidas protetivas concedidas às mulheres ao fornecimento de "botões do pânico" a vítimas de violência. Organizações argumentam que as mudanças na lei, criada a partir de discussões da sociedade civil em 2006, são temerárias por terem dispensado um amplo debate público.
Uma das alterações que têm atraído mais atenção e críticas é o Projeto de Lei da Câmara 7/2016, de autoria do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES). A proposta pretende prestar assistência qualificada a vítimas de violência doméstica ao prever que, por exemplo, o atendimento em delegac…

Voluntários ajudam a recuperar espaços infantis

Imagem
Grupo de jovens recebido com entusiasmo na diocese de Inhambane, em Moçambique. Vão ajudar os mais novos nos estudos, organizar as bibliotecas e restaurar os espaços usados pelas crianças

Os oito voluntários portugueses enviados pelos Missionários da Consolata para as comunidades de Nova Mambone e Vilankulo, na província de Inhambane, Moçambique, foram recebidos em festa pelos locais, em celebrações eucarísticas que duraram mais de duas horas, bem ao estilo africano. 
Divididos em dois grupos, os jovens vão trabalhar durante um mês nas áreas de educação – dando apoio aos estudos nos estabelecimentos de ensino e à organização das bibliotecas. Também dedicam o seu tempo à visita das comunidades e manutenção dos alguns espaços que usam as crianças. 
Antes de partir para Moçambique, Vasco Sancho, 22 anos, natural de Lisboa, disse ir para esta missão de «braços abertos para tudo, quer positivo, quer negativo. Os pontos negativos tornam-se positivos no final do dia, crescemos com eles». Os p…

Conta do Papa no Instagram chega aos 3 milhões de seguidores

Imagem
Conta lançada em março traz os principais eventos do dia a dia do Papa FranciscoAgência Ecclesia Conta do Papa Francisco no Instagram / Foto: Reprodução A conta do Papa Francisco na rede social ‘Instagram’ atingiu a marca dos 3 milhões de seguidores, depois de 20 semanas de atividade e 143 postagens, incluindo alguns vídeos. Lançada em 19 de março deste ano, a conta @franciscus permite aos interessados acompanharem o dia a dia do Papa argentino, com acesso a fotos dos principais eventos em que participa Francisco, com a colaboração dos fotógrafos do jornal L’Osservatore Romano. De acordo com o serviço informativo do Vaticano, “o momento em que o Papa deu a mão a uma criança, durante uma audiência geral, está entre os posts mais populares”. Na abertura da conta, o então prefeito da Secretaria para a Comunicação, monsenhor Dário Viganò, destacou o projeto como “um lugar para retratar os gestos de misericórdia que marcam o pontificado de Francisco”.

Apagão em computadores suspende voos

Imagem
Da Ansa Brasil A companhia aérea norte-americana Delta Airlines anunciou hoje (8) a suspensão de todos seus voos em todo o mundo por conta de um problema operacional em seu sistema de informática. "Devido a um apagão informático, os voos programados estão atrasados. Os voos que já estavam em rota operam normalmente", informou a empresa em comunicado. Diante de uma enxurrada de reclamações dos usuários nas redes sociais, a empresa pediu paciência e disse esperar que o problema seja resolvido em breve. Ela pediu, ainda, pediu que os clientes com viagens marcadas para hoje confirmem o status antes de seguir para o aeroporto. O bloqueio no sistema causou caos e longas filas nos principais aeroportos do mundo.

Receita abre consulta a terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Imagem
Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146 Marcello Casal Jr./Agência Brasil























A Receita Federal abre hoje (8), a partir das 9h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto Renda Pessoa Física de 2016. Foram liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015. O crédito bancário será feito no próximo dia 15. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets esmartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entre…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências