Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2020

Abertas inscrições para o prêmio Açorianos de Literatura

Livros de oito categorias poderão participar do prêmio, que chega a sua 26ª edição neste ano. Obras de escritores nascidos ou residentes em Porto Alegre podem ser escritas.  Por G1 RS
As inscrições para o Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil já estão abertas. O prêmio será entregue em data ainda a ser definida. Considerada uma das maiores distinções das artes no Rio Grande do Sul, o prêmio chega a sua 26ª edição neste ano.  Podem participar livros literários, de ensaios ou em categoria especial, escritos por autor nascido ou residente em Porto Alegre ou publicado por editora da Capital. As obras precisam ter sido publicadas entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 e não podem ter participado da edição do prêmio no ano passado.  As categorias premiadas são: Infantil,Infanto-juvenil,Poema,Conto,Crônica, Narrativa longa (ficção: romance ou novela),Ensaio de literatura/humanidades,Especial. Entre os vencedores, ainda será escolhido o livro do ano. Iniciativas de incentivo e val…

Aprendizado de maquinas e ciência de dados

Inteligência Artificial tem implicações econômicas, sociais e éticas para além das questões técnicas O desenvolvimento de redes neurais e o processo de aprendizado profundo têm sido fundamentais para ensinar os computadores a pensar (Markus Spiske/ Unsplash) Jose Antonio de Sousa Neto* O aprendizado de máquina (machine learning ou ML) é um ramo da inteligência artificial (IA), e é definido pelo cientista da computação e pioneiro no aprendizado de máquina Tom M. Mitchell da seguinte forma: "O aprendizado de máquina é o estudo de algoritmos de computador que permitem que os programas de computador melhorem automaticamente com a experiência". ML é uma das maneiras pelas quais esperamos alcançar a IA. O aprendizado de máquina depende do trabalho com conjuntos de dados pequenos e grandes, examinando e comparando os dados para encontrar padrões comuns e explorar nuances. Inteligência artificial não é um conceito novo. A tecnologia está conosco há muito tempo, mas o que mudou nos últ…

Os sonhos do papa para a sua querida Amazônia

Comentário teológico-espiritual sobre a exortação do papa Francisco sobre o Sínodo Especial dos Bispos sobre a Amazônia Papa Francisco durante a missa de abertura do Sínodo dos Bispos (AFP) Adelson Araújo dos Santos SJ* A primeira coisa que salta aos olhos de quem lê a exortação apostólica pós-sinodal do papa Francisco a respeito do Sínodo sobre a Amazônia é o seu título, com a impactante frase: “Querida Amazônia”. Isto parece indicar que a mensagem que o sucessor de Pedro deseja passar desde o início da sua exortação aos povos e às igrejas da Amazônia é que eles são queridos, amados pelo papa, como também todas as demais criaturas de Deus ali presentes, isto é, toda a sua biodiversidade. E é este amor, esse “querer bem”, que o fez tomar iniciativas como a convocação de um sínodo especial sobre aquela região, conclamando os católicos do mundo inteiro, junto com as pessoas de boa vontade, a cuidar bem desta parte vital do planeta, seguindo o exemplo do próprio Senhor Jesus, “que primeiro…