Postagens

Mostrando postagens de Julho 27, 2018

Fernanda Montenegro em noite histórica na Flip 2018

Imagem
A Sessão de Abertura da 16ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip trouxe a obra de Hilda Hilst, Autora Homenageada desta edição, interpretada por dois grandes nomes da arte brasileira: a atriz Fernanda Montenegro, que realizou uma leitura dramática de textos da autora, sob direção de Felipe Hirsch, e a compositora Jocy de Oliveira, que criou uma apresentação especial para a abertura da Flip. A Sessão de Abertura contou também com falas do diretor geral do Programa Principal, Mauro Munhoz; Liz Calder, presidente da Flip; e Joselia Aguiar, curadora da edição.
“Nossa Sessão de Abertura é um símbolo de artes e gêneros que não têm fronteiras entre si. Teatro, música e literatura integrados”, afirmou Mauro. Na sequência, subiu ao palco do Auditório da Matriz Liz Calder, que deu boas-vindas aos paratienses e aos visitantes da Flip. “Estou feliz da vida com o nosso programa deste ano e, especialmente, com essas duas mulheres magníficas”, disse ela, em referência à participação de Fe…

Criação de personagens é tema de encontro do Grupo de Estudo em Escrita

Imagem
Idealizado pelos escritores cearenses Wilson Jr, Valquíria Vlad e Mateus Lins, o Grupo de Estudo em Escrita realiza no próximo domingo, 29 de julho, a partir das 14 horas, seu segundo encontro. O objetivo é debater a criação dos personagens em literatura. Entre os tópicos estão as ferramentas para idealizar personagens mais elaborados e qual o seu papel dentro da narrativa. O primeiro encontro do grupo teve a presença de doze escritores de Fortaleza e Região Metropolitana, interessados em aprimorar seus processos de escrita. A expectativa é que outras pessoas se juntem ao coletivo. Os encontros acontecem na Rua Oxalá, número 476, bairro Parangaba, e tem entrada gratuita. Além disso, há um grupo criado na rede social Facebook para debater os processos de produção de cada um. Registro do primeiro encontro Os encontros presenciais são realizados a cada quinze dias. É uma iniciativa gratuita e qualquer pessoa pode participar. Serviço Segundo encontro do Grupo de Estudo em Escrita Onde: Rua…

Aos eleitores

Imagem
Gonzaga Mota* A imprensa, de um modo geral, vem mostrando sistematicamente ao eleitor a importância do voto para que a população escolha conscientemente os candidatos a cargos eletivos. Em última análise, as reportagens mostram ser o voto a fase inicial do processo democrático. Dentro desta linha de referência, os eleitores poderão tirar conclusões significativas, tais como: não devem se levar por promessas vãs e utópicas; devem considerar fundamentalmente os projetos dos candidatos e não as encenações elaboradas por alguns "marketeiros" políticos; assim como não se deixar enganar por determinados políticos que procuram comprar o voto, diretamente ou utilizando-se de mecanismos escusos. Por outro lado, para se realizar uma escolha adequada, acreditamos, conforme pensamento de vários cientistas políticos, o eleitor precisa tomar por orientação três pontos básicos: o passado do candidato, em todos os aspectos, identificando com ênfase, a ética e os serviços já prestados à comu…

Maratona Nerd de Ficção Científica será realizada no Cine Humberto Mauro

Imagem
Já tradicional na programação do Inverno das Artes, público poderá acompanhar sessões simultâneas também no Passeio Niemeyer.


Entre os destaques, estão franquias responsáveis pela ascensão da cultura nerd ao mainstream, como a trilogia de De Volta para o Futuro e a quadrilogia de Jornada nas Estrelas. (Divulgação/FCS) A partir da temática nerd, o Cine Humberto Mauro realiza uma maratona de cinema como parte da programação do Inverno das Artes. Serão exibidos, ao longo de mais de 12h de programação, clássicos cults do universo cinematográfico dos anos 1980 e 1990. Entre os destaques, estão franquias responsáveis pela ascensão da cultura nerd ao mainstream, como Jurassic Park, a trilogia de De Volta para o Futuro e a quadrilogia de Jornada nas Estrelas, que fomentaram o fascínio geral por temas como viagem temporal, paleontologia, exploração interplanetária, ciência e tecnologia. Os filmes das sessões noturnas também serão exibidos de forma simultânea no Passeio Niemeyer, e um DJ irá emb…

Campanha nacional incentiva o aleitamento materno

Imagem
'Resolvi focar no meu amor pelo meu filho. E, naquele momento da amamentação, eu era feliz'.


'Amamentar é doar aquilo que é seu, que é gratuito, que é amor e que ajuda a salvar vidas' (Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil) A nutricionista Maria Rosa Rodrigues, 32 anos, é mãe do Leonardo, de 4 anos, e da Beatriz, de 1 ano e 11 meses. Pouco antes do primogênito completar 30 dias de vida, ela perdeu o pai em um acidente de trânsito. E, mesmo em meio à tristeza e às dificuldades, decidiu que não desistiria de amamentar o bebê.  “Resolvi focar no meu amor pelo meu filho. E, naquele momento da amamentação, eu era feliz”, contou. Leonardo mamou até quase 2 anos, quando parou por conta própria, sem ter de passar pelo chamado desmame forçado. A irmã caçula, Beatriz, segue mamando até hoje, às vésperas do segundo aniversário. A história de superação de Maria Rosa se repete em cada uma das mães que participaram da cerimônia de lançamento da Campanha de Aleitamento Materno…

Professora mantém biblioteca comunitária na periferia de Paraty

Imagem
Enquanto livrarias e editoras de renome seduzem o público no Centro Histórico de Paraty para formar mais leitores e aumentar seu mercado, a Biblioteca Comunitária Cora Coralina, da periferia da cidade, também aproveita o período da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) para divulgar seu trabalho e a importância da leitura. Em uma tenda com livros de autores como Eric Hobsbawm e Simone de Beauvoir, a professora Claudia Bianconi recebia os visitantes e contava sobre o seu projeto. "As pessoas passam aqui, ficam curiosas e querem comprar os livros. Mas a gente está em uma feira e não está vendendo quase nada. O interessante é divulgar o trabalho e mostrar que estamos aqui na resistência", disse Claudia, que, apesar disso, tem um pequeno sebo na frente de sua tenda, montada na área reservada pelo evento para comunidades tradicionais e chamada de Ocupa Paraty. A biblioteca comunitária foi fundada em 2012 pela professora, que começou o trabalho voluntário com a doação de…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil