Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 18, 2017

Bienal de Artes de São Paulo fará mostra no Ceará pela primeira vez

por Roberta Souza - Repórter O trabalho "Estás vendo coisas", da pernambucana Bárbara Wagner, mergulha nos gêneros brega e funk, em Pernambuco e São Paulo, documentando a vida de jovens MCs ligados a esse movimento Apresentada em setembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Ibirapuera, em São Paulo, a 32ª edição da Bienal de Artes de São Paulo respirava um conceito chave: a incerteza viva diante da degradação ambiental, da violência, da ameaça a comunidades e à diversidade cultural, dos colapsos econômicos e políticos, entre outras questões. Pouco mais de um ano depois, em seu programa de itinerância, uma mostra do que pôde ser conferido naquele período chega a Fortaleza, com abertura prevista para o próximo dia 7 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Dragão do Mar. É a primeira vez que Fortaleza recebe o projeto, somando-se a outras treze cidades do Brasil e duas do exterior atendidas pela itinerância: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), São José dos Ca…

Grupo Verso de Boca interpreta poemas de Augusto dos Anjos e dá vida à obra do escritor em novo espetáculo

Rigor na forma e riqueza em conteúdo metafórico. Assim é classificada a obra de Augusto dos Anjos, poeta paraibano que faz ecoar em seus versos sentimentos avassaladores e sensações indescritíveis. Visando aproximar a poesia de Augusto com a realidade cotidiana das pessoas, o Grupo Verso de Boca apresenta "Augusto dos Anjos: o poeta do hediondo", todas as quintas-feiras de outubro, no Teatro Universitário. "Utilizamos um contexto para que a poesia fique mais verossímil. Sempre pensamos muito quanto à elaboração deste espetáculo, na questão de envolver mais o publico com a poesia", explica Silas Façanha, integrante do Verso de Boca. Formado por estudantes do Curso de Letras da UFC, o grupo apresenta-se, portanto, "em casa". A entrada é gratuita, sendo cobrado apenas um quilo de alimento não-perecível, destinado à doação para uma instituição de caridade. A estreia da montagem aconteceu no último dia 5. "Muitas pessoas que vão ao espetáculo já conhecem…

XIX Unifor Plástica homenageia o artista Sérvulo Esmeraldo

A efervescência criativa da atual geração das artes plásticas do Ceará foi brindada, na noite de ontem, no lançamento da XIX Unifor Plástica, realizada na Universidade de Fortaleza - como parte do Mundo Unifor - e que nesta edição traz como tema "Uma constelação para Sérvulo Esmeraldo", homenagem ao artista cearense que tinha como principal característica o rigor geométrico-construtivo e suas incursões no campo da arte cinética. A mostra, que segue em cartaz até janeiro de 2018, conta também com 17 exposições de artistas locais, que possuem influência de Esmeraldo. Para Ivo Mesquita, curador da exposição, a escolha de Sérvulo Esmeraldo como homenageado foi uma maneira para manter viva sua obra e tê-la em contato com produções artísticas, com seus contemporâneos. "Ele foi um artista de muitas artes: escultura, desenho, gravura, pintura, design e gráfica, com trabalhos que vão de um rigor absoluto na concepção da forma ao espírito mais livre e lúdico com os limites que e…

Mostra de Cinema de SP chega aos 41 anos e exibe 395 filmes

Os filmes serão apresentados em mais de 30 espaços na capital paulista. Cena do documentário "Human flow - Não existe lar se não há para onde ir". (Divulgação)
O maior e mais tradicional festival de cinema de São Paulo - a Mostra Internacional de Cinema - começa nesta quinta-feira (19). Até 1º de novembro, ela vai apresentar 395 filmes de 59 países, entre eles, 64 nacionais e 98 títulos dirigidos por mulheres. Os filmes serão apresentados em mais de 30 espaços na capital paulista, entre cinemas, museus e centros culturais, além de exibições ao ar livre.
Os homenageados dessa 41ª edição são os cineastas Paul Vecchiali, Agnès Varda, Paulo José e Alain Tanner e o artista e cineasta chinês Ai Weiwei, que assina o pôster deste ano e que apresenta o documentário Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir, na sessão de abertura do evento, nesta quarta-feira (18), somente para convidados.
O foco deste ano são os filmes produzidos na Suíça, com a exibição de sete títulos do d…

Lu Mattos aposta na carreira solo e lança seu primeiro CD autoral "Roseira"

Show será no dia 21 de outubro, às 20h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. O álbum possui nove faixas que transitam entre o Rock, Pop, Reggae e ritmos brasileiros, como o baião. (Leonardo Guimarães)
Com 19 anos de carreira, a cantora e compositora mineira Lu Mattos desponta no cenário musical e exala seu melhor momento com o show de lançamento de seu primeiro trabalho solo autoral, o CD “Roseira”, no dia 21 de outubro, às 20h30, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. (avenida Afonso Pena, 1537, Centro). Os ingressos custam R$ 10.
“Essa nova fase é muito importante para mim. Ao olhar minha trajetória, vejo o quanto aprendi, principalmente na forma de compor, que é hoje mais madura. As canções refletem muito sobre o que penso, a conjuntura atual que vivemos e o que sou, uma pessoa alegre e grata à vida. E é isso que quero passar para o público”, afirma Lu Mattos. Produzido por Pedro Cassini, o álbum possui nove faixas que transitam entre o Rock, Pop, Reggae e ritmos brasi…

A linguagem do sorriso

O sorriso é a linguagem natural do coração humano, e para ela não existem barreirasAlguma vez na vida, você já viveu a experiência de tentar se comunicar com alguém que não fala nem compreende a sua língua? Eu já! E fiz uma grande descoberta: o sorriso tem uma linguagem universal. Certa vez, estando em Fátima, fui à Capelinha das Aparições na companhia de uma irmã para participarmos da oração do Terço e acompanharmos a procissão das velas que, por sinal, é uma das atividades que mais emociona os milhares de peregrinos de Nossa Senhora. O fato é que me separei, por um instante, dessa pessoa e não consegui reencontrá-la antes da procissão. Tive, portanto, que seguir sozinha, embora cercada por uma imensa multidão. A certa altura da caminhada, aproximou-se de mim uma senhora que tentou falar comigo, fiz sinal de que não compreendia sua língua. Ela, com gestos, pediu-me ajuda para vestir seu agasalho. Quando a ajudei, ela agradeceu e sorriu com delicadeza e ternura, o que me levou a faze…

Concurso seleciona ilustrações sobre direitos humanos e democracia

A coordenação da ONG Fábrica de Imagens está abrindo chamada pública para trabalhos de ilustradoras e ilustradores de qualquer parte do Brasil para composição dos postais e a identidade visual do evento. As inscrições ficam abertas até 27 de outubro exclusivamente pela internet. 18/10/2017 Postais do Curta o Gênero 2017 desenvolvidos por Annie Gonzaga Foto: Divulgação/Assessoria A Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero vai realizar entre os dias 06 e 08 de dezembro a 5ª edição do Seminário Outros Olhares discutindo “Direitos Humanos e Democracia no Brasil: entre o neoliberalismo e o conservadorismo”. A coordenação da ONG está abrindo chamada pública para trabalhos de ilustradoras e ilustradores de qualquer parte do Brasil para composição dos postais e a identidade visual do evento. As inscrições ficam abertas até 27 de outubro exclusivamente pela internet. Vão ser selecionadas 08 (oito) obras. Cada artista pode submeter até 04 (quatro) ilustrações, sendo escolhidas…

XI Semana de Humanidades da UFC discute internacionalização da área

Aberta ao público, a programação contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, minicursos e ações artístico-culturais, entre outras atividades 18/10/2017 Com o tema central “As humanidades num cenário de internacionalização”, de 18 a 20 de outubro será realizada a XI Semana de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. Aberta ao público, a programação contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, minicursos e ações artístico-culturais, entre outras atividades.
A abertura do evento será às 10h do dia 18, com a mesa-redonda “As humanidades no cenário de internacionalização: estratégias e políticas de incentivo”, no Auditório José Albano (Av. da Universidade, 2683, Benfica). Participam Kyria Rebeca N. L. Finardi, coordenadora de Línguas da Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFSC), e a Profª Massília Maria Lira Dias, coordenadora de Políticas Linguísticas da Pró-Reitoria de Relações Internaciona…