Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 3, 2018

Filho ajuda a tirar pai do crack, após conhecê-lo aos 19 anos

Imagem
Um filho ajudou a salvar a vida do pai, dependente de crack, depois de conhecê-lo, aos 19 anos. Veja o que é o poder do amor! 02/01/2018 Foto: Sónotíciaboa / Arquivo Pessoal O brasiliense Leonardo Pereira Roque sonhava em descobrir a própria origem e em ter o nome do pai nos documentos. A vontade apertou agora, que a mulher dele está grávida. A reportagem é do site sonoticiaboa Soldado do Exército, o militar foi criado pela avó materna. Ele pediu a ela o nome do pai e quis saber como foi a relação dele com a mãe. “Ela me disse que eles foram colegas de escola e tiveram um romance rápido”, contou o rapaz ao G1. “Aí eu fui à escola e consegui conversar com a diretora. Expliquei minha situação, e ela me deu o endereço da casa dele. Só que ninguém morava mais lá, porque meus avós paternos morreram.” O militar deixou os contatos dele com uma vizinha. Três semanas depois ele voltou ao local e recebeu uma surpresa: o pai, que é vigilante, havia passado e deixado um número de telefone. O jovem…

Frankenstein, 200 anos moderno

Imagem
Frankenstein nasceu de algo mais do que o desafio de Lord Byron ao lado de uma chaminé com vista para o lago Léman no verão mais frio do século XIX. Tudo o que foi depositado por Mary Wollstonecraft Shelley na narração que deu à luz um mito universal – inspirador de quase mil obras entre o cinema, o teatro e os quadrinhos – tem relação com as circunstâncias extraordinárias que a cercaram desde que nasceu em 30 de agosto de 1797 em Londres. Ao seu redor o velho mundo havia se fragmentado após várias revoluções. A industrial se encontrava em plena excitação graças ao aperfeiçoamento da máquina a vapor de James Watt. A política digeria a overdose de guilhotina de Robespierre e companhia abraçando a volta da ordem. As ideias e a ciência (ainda chamada filosofia natural) estavam igualmente agitadas, com as teorias de Lavoisier que inauguram a química moderna e as expedições aos polos para se aprofundar no magnetismo. E todas aquelas revoluções tomavam chá em sua casa atraídas por seu pai,…

Aluna de Fortaleza conquista 2º lugar em concurso nacional de desenhos sobre astronomia

Imagem
A aluna Jullia Evellin Diógenes Costa, do 7º ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, obteve o 2º lugar nacional no Concurso de Desenhos Astronomia em Mãos, com o trabalho O Sonho do Astronauta, produzido na disciplina de Astronomia. O concurso, aberto a escolas públicas e particulares, foi promovido pelo projeto de divulgação científica Astronomia em Mãos. “Eu sempre gostei de desenhar, então quando o professor passou um trabalho, dando a opção de escolher entre um desenho e uma redação, eu me empolguei e fiz o desenho retratando a nebulosa Hélix, uma das mais próximas da Terra e, em minha opinião, uma das mais belas do céu. Também conhecida como Olho de Deus, procurei retratá-la jorrando da caixinha de sonhos”, relata Jullia. O processo de seleção dos desenhos foi feito por etapas. Na primeira delas avaliou-se a adequação ao tema; 211 desenhos foram classificados. Na segunda etapa, a comissão julgadora selecionou, cada um, os 10 melhores desenhos que fossem criativos e origina…

Projeto antigo da cantora Elba Ramalho, "Eu sou o caminho" traz composições religiosas de artistas brasileiros

Imagem
por Leonardo Volpato - Folhapress A cantora Elba Ramalho: junto com Zé Américo Bastos, que dirigiu o projeto, ela evitou cânticos religiosos. "Temos um disco de música popular", destaca ele. A cantora Elba Ramalho deixa um pouco de lado o forró e lança o disco "Eu Sou o Caminho". Este é seu 37º CD e tem direção musical e arranjos do maestro maranhense Zé Américo Bastos. No repertório, canções religiosas compostas por grandes nomes da música, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Nando Cordel. "Esse é um disco de gratidão a Deus por tudo o que eu tenho, por tudo que eu sou e por tudo que eu faço", comenta Elba. "Há 20 anos, produzi um álbum dedicado a Nossa Senhora, chamado 'Coração de Mãe'. Naquele trabalho, pesquisei músicas de louvor e convidei artistas diversos para cantar. A devoção sempre existiu, a fé se solidifica. Deus é imprescindível", destaca a cantora. O novo álbum está previsto para chegar às plataformas digitais no dia 15 des…

Vício em jogos de videogame é considerado distúrbio mental pela OMS

Imagem
Pela primeira vez, o vício em jogos de videogame é considerado distúrbio pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de "distúrbio de games". O documento descreve o problema como padrão de comportamento frequente ou persistente de vício em games, que leva a pessoa "a preferir os jogos a qualquer outro interesse na vida". No Reino Unido, por exemplo, existem clínicas que tratam o problema.  A última versão da Classificação Internacional de Doenças foi finalizada em 1992 e sua versão atualizada será publicada este ano. O documento traz códigos para as doenças, sinais ou sintomas e é usada por médicos e pesquisadores para rastrear e diagnosticar uma doença. A CID irá sugerir que o comportamento dos viciados em game sejam observados por um período de mais de 12 meses para que o diagnóstico seja feito. 
Os sintomas são:  1) Não ter controle de frequência, intensidade e duração com que joga…

Há 50 anos, escritores e um escândalo impulsionavam a Primavera de Praga

Imagem
Para Pithart, o comunismo era apenas um disfarce para a 'ideia imperial russa', que assumiu uma forma distinta. Invasão do Pacto de Varsóvia rapidamente pôs fim a tudo isso. (Libor Hajsky /AFP)
Este período de "socialismo com rosto humano" introduzido por Alexander Dubcek, que mais tarde seria chamado de Primavera de Praga, teve origem em um congresso tchecoslovaco de escritores de 1967, segundo a socióloga Jirina Siklova.
Homens de letras, como Kundera e o futuro presidente tcheco, Vaclav Havel, instaram o Partido Comunista (PC) a garantir a liberdade de expressão, abrindo caminho para a própria liberdade.
"O PC começou a se dividir e estava claro que algo iria mudar", afirma Siklova, que naquele momento estava afiliada ao partido. "A esperança era imensa".
Petr Pithart, que também era comunista naquela época, e depois presidente do Senado (1996-1998 e 2000-2004), recorda as tensões entre tchecos e eslovacos, outro fator que, segundo ele, debilit…

Inscrições abertas para o Prêmio Roche de Jornalismo em saúde

Imagem
O objetivo do Prêmio neste ano é reconhecer a excelência da cobertura jornalística sobre saúde na América Latina nas categorias Rádio e Internet. 02/01/2018                     Foto: Divulgação/Prêmio Estão abertas as inscrições para a sexta convocatória do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Nesta edição serão premiados trabalhos nas categorias Rádio e Internet. O Prêmio – que nas suas cinco edições recebeu ao redor de 1.500 trabalhos – é organizado pelo Laboratório Roche América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI). O objetivo da premiação é reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde na América Latina. As inscrições estarão abertas até o dia 4 de abril de 2018 e poderão se candidatar trabalhos originais, em espanhol ou em português, publicados ou emitidos na América Latina entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017. As inscrições deverão ser fe…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO