Postagens

Mostrando postagens de Março 7, 2017

Obras clássicas de Thomas More e Friedrich Schlegel são exemplares para o romance de ideias

Imagem
Contar histórias para, por meio delas, expressar um conjunto de ideias acerca do tempo é um traço cultural humano cujas origens se perderam no tempo. Qual tradição religiosa, das mais antigas conhecidas, deixou de transmitir sua sabedoria, seus interditos e seus valores recorrendo a relatos exemplares? A literatura também, quando já era reconhecida por este tome e assumida como um dos ramos do narrar, dedicou-se à alquimia de construir um ser, com corpo e alma, mas difíceis de serem distinguidos.
Toda grande obra literária, apesar dos protestos da crítica que se opõem às leituras interpretativas (num sentido pobre, de elucidação de uma mensagem cifrada), revela algo além do que diz ao pé da letra. Um exemplo superlativo neste sentido é a poesia e o teatro de William Shakespeare. Por vezes, o tema é mais conhecido do que a própria trama.
Shakespeare, contudo, não era filósofo que se valia da literatura - ou, mais precisamente, da ficção - para apresentar e sustentar suas ideias. Contudo,…

Modelo cearense Valentina Sampaio participa de premiação com Julianne Moore em Paris

Imagem
Dando a um jovem designer a oportunidade de ser descoberto, o concurso L'Oréal Paris Fashion Grant celebrou a criatividade da moda.  Durante um jantar tipicamente parisiense, Julianne Moore, atriz premiada e porta-voz da marca, anunciou a vencedora: Coralie Marabelle, que receberá 10 mil euros para ajudar a lançar sua marca.  Além da atriz, a porta-voz brasileira, a cearense Valentina Sampaio também esteve no evento, que contou ainda com a presença de outros embaixadores globais da marca como Lewis Hamilton e Maria Borges, novo rosto munidal da L'Oréal Paris.
Diário do Nordeste

Cantor George Michael morreu de causas naturais

Imagem
As causas da morte do artista aos 53 anos foram uma "miocardiopatia dilatada com miocardite e gordura no fígado". O relatório final de Darren Salter, legista chefe do condado de Oxfordshire, conclui a investigação, sem necessidade de um inquérito. (AFP/Arquivos)
O cantor britânico George Michael, que morreu em 25 de dezembro, em casa, na cidade inglesa de Goring-on-Thames, morreu de causas naturais, afirma o relatório final do legista.
As causas da morte do artista aos 53 anos foram uma "miocardiopatia dilatada com miocardite e gordura no fígado", afirma em um comunicado Darren Salter, legista chefe do condado de Oxfordshire, o que conclui a investigação, sem necessidade de um inquérito.
AFP

Seminário discute situação dos moradores de rua no Brasil

Imagem
Iniciativa é promovida pela Pastoral Nacional do Povo da Rua e visa discutir essa realidade presente em todo  paísCNBB, com informações da Pastoral Nacional do Povo da Rua Moradores de rua são uma realidade em todo o país / Foto: Arquivo A situação do povo da rua em todo o Brasil e sua luta por moradia será o tema do Seminário Nacional promovido pela Pastoral Nacional do Povo da Rua nesta sexta-feira, 10, em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Chega de omissão. Queremos habitação”, o evento reunirá representantes da Pastoral do Povo da Rua de todo o país, além de representantes do Ministério da Justiça, Ministério das Cidades, Universidades e organizações de Direitos Humanos. Calcula-se que cerca de 60 mil pessoas vivem, atualmente, nas ruas dos centros urbanos brasileiros. São pessoas que possuem um histórico de perdas de casa e de família. De acordo com a coordenação da Pastoral Nacional de Rua, as ações do poder público para com a população em situação de rua costumam criminalizar e r…

Clássicos na Lagoa apresenta Quarteto de Cordas Vovó Dedé

Imagem
A atração do evento é o Quarteto de Cordas Vovó Dedé, que reúne instrumentistas da Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé, dia 10 de março às 17h na lagoa do Porangabuçu, em FortalezaFoto: Divulgação / Projeto A união de dois violinos, uma viola e um violoncelo e um repertório que une compositores eruditos, como Joseph Haydn, Amadeus Mozart e Sebastian Bach, são os ingredientes da próxima apresentação do projeto Clássicos na Lagoa, que realiza todos os meses concertos de música erudita no Porangabuçu. A atração do evento é o Quarteto de Cordas Vovó Dedé, que reúne instrumentistas da Escola de Arte e Cultura Casa de Vovó Dedé, instituição criada há mais de 20 anos que tem como eixo central a formação musical. O repertório da apresentação inclui também o compositor brasileiro Villa-Lobos. Em função do carnaval, o evento, que normalmente acontece às primeiras sextas-feiras de cada mês, será realizado excepcionalmente no dia 10 de março, às 17 horas, na região conhecida por reunir um…

Procuradoria do Rio libera turbantes e véus em documentos de identificação

Imagem
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Documentos de identificação no estado do Rio de Janeiro poderão ter fotos com turbantes e véus, se o motivo for convicção religiosa. Um parecer da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), emitido na última sexta-feira (3), determinou que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permita que cidadãos usem tais indumentárias sem necessidade de um documento que comprove a exigência religiosa. Segundo a assessoria de imprensa da PGE-RJ, o parecer foi motivado por uma consulta do Detran-RJ, que exigia que apenas religiosos pertencentes a alguma ordem ou igreja poderiam ter fotos desse tipo nos documentos. Era necessário apresentar uma comprovação de exigência eclesiástica para ter acesso a esse direito. Exigência era inconstitucional A PGE considerou que a exigência era inconstitucional e afrontava a igualdade entre homens e mulheres. Passaram a ser proibidos apenas os casos em que a indumentária cobre a face ou prejudica "o …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil