Evento busca conscientizar população e diminuir o preconceito sobre o transtorno

 “Autismo: sou mais que um diagnóstico”  fará abordagem sobre políticas públicas e estratégias contemporâneas de tratamento e inclusão social

Você sabe o que é o  autismo ou conhece alguém que tenha o transtorno? Para a maioria das pessoas, a resposta é não. O autismo ainda é um assunto “distante” que gera dúvidas e preconceito. Essa “desinformação” implica pais com receio de fazer atividades em público com os filhos autistas, o que prejudica o desenvolvimento social da criança.
 
Com o objetivo de informar sobre o transtorno, que afeta 70 milhões de pessoas no mundo, diminuir o preconceito, ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas e as estratégias contemporâneas de tratamento e inclusão social proporcionando assim qualidade de vida das pessoas com autismo, seus familiares e o sistema que lhes envolve, o Shopping Benfica, em parceria com a Associação Pintando o SeteAzul, de pais e amigos de autistas, realizará programação especial “Autismo: sou mais que um diagnóstico”, de 31/03 a 29/04.
 
Nos dias 31/03 e 01/04, acontecerá a primeira Feira do Norte e Nordeste de Conscientização do Autismo, com  exposição de produtos, escolas, materiais, soluções, serviços, tecnologias, iniciativas e programas para pessoas autistas. Segundo a presidente da Associação Pintando o SeteAzul, Kellyane Chaves, o evento “será uma ferramenta de aproximação entre familiares e profissionais “.
 
Assim como a feira, profissionais de educação, especialmente quem trabalha com educação inclusiva, terá um aliado no ensino. Na programação realizada no Shopping Benfica será lançado o 1º Guia do Autismo para Educação. Será um verdadeiro “beabá” com informações básicas, com abordagens apropriadas desde a recepção dos professores a autistas até métodos de aprendizagem. “São 12 passos para a professora fazer e ajudá-los na escola”, afirma a presidente da Associação. O Guia será lançado dia 1º de abril. Nesse dia será feito ciclo de palestras gratuitas com especialistas.
 
Dia 8 de abril a programação apresentará bate papo com psicóloga Felícia dos Santos  e apresentação do grupo musical Flores de Abril, formado por mães e pais de crianças autistas.
 
Arte a favor da inclusão social
No dia 31 de março será inaugurada a exposição fotográfica “Autismo: Sou Mais que um Diagnóstico”. A coletiva apresenta 20 painéis fotográficos, com jovens autistas em atividades do dia a dia. As imagens buscam revelar a essência e a espontaneidade do autista e chamar atenção para importância da inserção social dessa população.
 
Outra forma de arte que auxilia na inclusão social de autistas é o cinema. Durante as sessões, as crianças são estimuladas a participar de atividades culturais em companhia com os pais, o que aproxima o elo entre eles e possibilita a descoberta e a adaptação a ambientes externos.
 
Dia 23 de abril, os Cinemas Benfica realizarão a 6ª edição do Cine Azul, no qual o ambiente da sessão é modificado especialmente para atender às necessidades da pessoa com autismo. Parte da iluminação permanece acesa durante todo o filme e o volume também é diminuído. Esses fatores são importantes para a acomodação do autista, que se sente mais seguro.

Programação
·Dias 31/03 a 01/04
1ª Feira do Norte e Nordeste de Conscientização do Autismo
Dia 31/03, das 19h às 22h
Dia 01/04, das 10h às 22h
·De 31/03 a 29/04
Exposição fotográfica “Autismo: sou mais que um diagnóstico”
Das 10h às 22h
·Dia 08/04
Bate papo com psicóloga Felícia dos Santos  e apresentação do grupo musical Flores de Abril
Das 10h às 12h
·Dia 23/04
Cine Azul – sessão de cinema especial para autistas. Participação mediante inscrição
Das 13h às 15h

Serviço:
Evento “Autismo: sou mais que um diagnóstico” busca conscientizar população e diminuir o preconceito sobre o transtorno
Aberto ao público
Mais informações: 3243-1000.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Boa Notícia

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado