Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 5, 2017

Primeiro volume da adaptação de "O Livro do Cemitério", de Neil Gaiman ganha as prateleiras das livrarias

Imagem
Se há algo a ser aprendido no romance "O Livro do Cemitério" é de que "existem os vivos e os mortos. Existem as criaturas do dia e as da noite". Que existem os andarilhos da névoa e os caçadores, os sabujos de Deus, lobisomens, que trabalham para o bem, "e também os tipos solitários". A obra de Neil Gaiman, lançada em 2010, ganha agora uma versão em HQ, adaptada por um de seus parceiros mais frequentes - P. Graig Russell. A obra traz um cenário fantasmagórico para os amantes da fantasia. Lançada em novembro deste ano, a adaptação em quadrinhos do romance foi ganhador dos prêmios Harvey e Eisner (as duas principais premiações dos quadrinhos dos EUA. O primeiro de dois volumes da adaptação conta a história de Ninguém Owens, apelidado de Nin. Ele é um garoto como outro qualquer, até que algo acontece em sua família e ele vai parar em um cemitério. A criança é adotada por fantasmas. Cada capítulo nesta adaptação de Russell acompanha dois anos da vida do meni…

Mostra exibe oito filmes de Charles Chaplin no Cineteatro São Luiz

Imagem
Um dos cineastas mais importantes da história do cinema será homenageado no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. No total, oito dos 81 filmes de Charles Chaplin serão exibidos gratuitamente a partir da quarta-feira, 13. A retirada de ingressos acontece uma hora antes de cada sessão. A mostra irá acontecer durante quatro dias, com a exibição de três filmes em cada um. De quarta a sexta-feira, a programação começará às 14 horas, e, no sábado, último dia, o primeiro filme será exibido às 10 horas. O evento reúne grandes longas que marcaram a carreira de Chaplin e a história do cinema. Entre eles, estão os filmes mudos "Luzes da Cidade", de 1931, e "O Garoto", de 1921. "Tempos Modernos", longa de 1936 que se tornou ícone do período de modernização do trabalho, será exibido em dois dias. "O Grande Ditador", comédia de 1940 que satiriza o nazismo e o fascismo da época, também ganhará duas sessões. As exibições fazem parte da edição de dezembro…

ACADEMIA FRANCESA: Escritor francês Jean d'Ormesson morre aos 92 anos

Imagem
O escritor Jean d'Ormesson, membro da Academia Francesa, morreu aos 92 anos, informou a família nesta terça-feira à AFP. Jean D'Ormesson faleceu após uma crise cardíaca em sua residência de Neuilly, subúrbio de París, declarou à AFP sua filha, a editora Héloïse d'Ormesson. "Sempre disse que iria sem ter falado tudo e isso aconteceu hoje. Nos deixa livros maravilhosos", afirmou Héloïse d'Ormesson.
Jean d'Ormesson, que entrou para a Academia Francesa em 1973 e foi diretor do jornal conservador Le Figaro (1974-1977), deixa uma obra de mais de 40 romances e testes. Sua carreira literária ganhou impulso em 1971 com o livro "La Gloire de l'Empire", que recebeu o Grande Prêmio dla Academia Francesa. Em 2015, recebeu a maior honraria para um escritor francês, a publicação de sua obra completa na prestigiosa coleção de La Pléiade da editora Gallimard. Nascido em Paris em 16 de junho de 1925, filho de um embaixador e formado em Filosofia, foi secretá…

Ensino religioso trava Base Curricular

Imagem
O ensino religioso não fazia parte da versão anterior e foi incluída agora pelo governo, com caráter não confessional. O conselho volta a discutir hoje cedo a BNCC e o ensino religioso será um dos focos. (Pixabay)
O ensino religioso foi um dos temas que mais causaram polêmica nesta  segunda-feira, 4, no primeiro dia de discussões da nova versão da Base  Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação. Isso  porque o texto apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) prevê que  Religião seja considerada uma área do conhecimento, como Matemática ou  Linguagens, o que desagradou a conselheiros que participaram do debate.  Segundo a lei, o ensino religioso é de matrícula facultativa em escolas  públicas.

A Base vai determinar quais são os objetivos de aprendizagem para as  escolas de todo o País, em todas as etapas de ensino. Essa é quarta  versão do documento, que deve ter um parecer final votado até  quinta-feira pelo conselho. Também serão estabelecidos prazos para qu…

Thor, São Bonifácio e a origem da árvore de Natal

Imagem
(ACI).- Quando pensamos em um santo, talvez em um primeiro momento não consideramos que essa pessoa seja ousada, empunhe um machado, um martelo ou que derrube árvores como os carvalhos. Entretanto, existe um santo assim, conhecido como São Bonifácio. Este santo nasceu na Inglaterra por volta do ano 680. Bonifácio ingressou em um monastério beneditino antes de ser enviado pelo Papa para evangelizar os territórios que pertencem a atual a Alemanha. Primeiro foi como um sacerdote e depois eventualmente como bispo. Sob a proteção do grande Charles Martel (conhecido como Carlos Magno), Bonifácio viajou por toda a Alemanha fortalecendo as regiões que já tinham abraçado o cristianismo e levou a luz de Cristo àqueles que ainda não o conheciam. A respeito deste santo, o Papa Bento XVI disse no ano 2009 que “seu incansável trabalho, seu dom para a organização e seu caráter flexível, amigável e forte” foram fundamentais para o sucesso das suas viagens. O escritor Henry Van Dyke o descreveu assim…

Melhor presente de Natal para os idosos? A companhia!

Imagem
Programa de voluntariado “Um Natal em Companhia” mobiliza adultos e jovens para visitarem idosos durante as festas natalinas A solidão e o abandono intensificam os sofrimentos de muitos idosos, somando-se a problemas de saúde, diminuição da autonomia, dificuldades econômicas… O melhor remédio para esses problemas é a presença amiga, o vínculo que nasce de um carinho cultivado entre duas pessoas. Esse vínculo deve ser livre, voluntário. É nisto que acreditam os “Amigos das Pessoas Idosas” (“Amics de la Gent Gran“), uma ONG de voluntários de Barcelona. Albert Quiles, o diretor da ONG, comenta: “A solidão não desejada continua sendo um dos grandes problemas da nossa sociedade. Trata-se de um problema invisível, já que as pessoas idosas sofrem isoladas dentro das suas próprias casas. A solidão tem efeitos devastadores nas pessoas que a sofrem. Achamos possível mudar esta situação. Chegou a hora de dar um passo em frente para transmitir amizade, calor humano e dignidade a muitas pessoas ido…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Um mestre da literatura em Londrina