Postagens

Mostrando postagens de Março 23, 2020

Dia Estadual do Livro Infantil é celebrado pela primeira vez no Ceará, em homenagem a Horácio Dídimo

Imagem
Por Diego Barbosa, 
Um dos maiores nomes da literatura do Estado, o autor completaria 85 anos nesta segunda-feira (23); em meio à quarentena, por prevenção ao coronavírus, engenhosas iniciativas fazem com que a data ainda assim seja fortalecida
“Criança não trabalha, criança dá trabalho”. Atemporais, os versos de uma das canções mais populares do grupo infantil Palavra Cantada parecem emergir com maior vigor nesses dias em que a realidade se torna (quase) insustentável em meio ao contexto de coronavírus. De fato, criança dá trabalho, sim, especialmente quando reclusa em casa. É coisa de organismo e, mais ainda, um direito natural dela. Nosso dever, por outro lado, no posto de pais e mães que estão enfrentando o período de quarentena com os pequenos, é incentivar que toda essa energia deles seja concentrada em atividades que busquem entreter com inteligência e criatividade. Nesse sentido, engenhosas iniciativas têm feito com que esse momento de pausa e prevenção…

No lar, pelo bem do planeta

Imagem
As sociedades em quarentena estão poluindo o mundo consideravelmente menos Água dos canais de Veneza ficou mais clara sem a circulação de barcos nos canais (Andrea Pattaro/ AFP)
Ricardo Soares*
Quanto mais ficamos em casa mais salvamos o planeta. Esta é uma das conclusões não precipitadas que podemos ter diante do surto de coronavírus que assola o mundo. Como disse meu amigo Edu Campos, fotógrafo e escritor bissexto, “já estão comprovando que as sociedades em quarentena estão poluindo o mundo consideravelmente menos”. O que falta é isso ser mais noticiado para que sirva como alerta de que, para a desaceleração do aquecimento global e das catástrofes climáticas, os humanos devam ser menos predadores.
Fazemos muita coisa inútil para a saúde do planeta e para a nossa própria. Todos os dias, milhões de seres humanos fazendo tudo errado. Nós, humanos, nos tornamos tão tóxicos ao meio ambiente esquecendo que dividimos essa bola azul com milhares de outras espécies. O ser humano é antes de ma…