Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 6, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Atleta com paralisia cerebral passa em Filosofia na UFC

Imagem
O caminhar mais vagaroso não lhe impediu de chegar ao destino que buscava e, com passos lentos, mas seguros, Gabriel Victor, 18 anos, conquistou sua aprovação para o curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O morador do bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e ex-aluno da rede estadual, na Escola de Ensino Médio (EEM) Santo Amaro, ele precisou conciliar atividades esportivas e estudos de pré-vestibular para atingir seu objetivo. Agora, o jovem, que também é nadador paratleta da Associação D'eficiência Superando Limites (Adesul), mal consegue controlar a animação para entrar no universo acadêmico. “Eu espero fazer muitos amigos, conhecer gente nova e, principalmente, agregar mais conhecimento para mim, para que eu possa me desenvolver profissionalmente e mentalmente”, pontua, com sorriso largo no rosto.  A rotina era intensa: acordava todos os dias às 5h30 para estar na classe pontualmente às 7h. Durante a manhã, até as 11h40, assistia às aulas, tendo menos de duas hor…

Correr na direção dos livros

Imagem
Vou na direção dos livros e não encontro outra metáfora a não ser a que os compara a "faróis" que iluminam os escuros caminhos da ignorância Há mais de 50 anos vou na direção dos livros e me cerco deles por todos os lados (Ursula Castillo / Unsplash) Ricardo Soares* Na época dos rápidos e sumários julgamentos virtuais podem me julgar pedante, anacrônico ou até exibido, mas, desde há muito tempo, eu vou na direção dos livros. Não como um fim em si, mas como um princípio que começou na primeira infância quando me vi diante de uns livrinhos ilustrados que se chamavam Os pequenos e a Bíblia que contavam com tintas de muita fantasia as aventuras e desventuras de personagens como Moisés abrindo o Mar Vermelho e outras tantas histórias do Velho e Novo Testamento. Depois, lógico, veio Monteiro Lobato o grande “despertador” de leitores e autores por gerações afora e que hoje vem sendo criminosamente reescrito por escritores menores para que se adeque aos tempos politicamente corretos. …

Blog voltado à literatura paranaense estreia no Portal Bem Paraná; leia a primeira resenha

Imagem
Da Redação Bem Paraná  O blog Quase Crítica, voltado à literatura paranaense, faz sua estreia nesta quarta-feira (5) no Portal Bem Paraná. "A coluna que agora inauguramos na companhia atenta dos leitores do BEM PARANÁ se destina a acompanhar as novidades nas Letras da terra, tanto na prosa quanto na poesia, além de querer trazer junto com nossos colaboradores, um candeeiro a iluminar o profícuo cenário da produção literária paranaense para auxiliar na construção de um espaço crítico efetivo e autêntico, dotado de inteira legitimidade", diz o texto de apresentação.