Postagens

Mostrando postagens de Junho 13, 2018

Santo Antônio, apóstolo da bondade

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Santo Antônio nasceu em Lisboa e morreu em Pádua (1195-1231). Viveu só 36 anos, mas de tal modo configurado com Cristo, externando excessiva bondade, a ponto de não tardar ser elevado às honras dos altares, um ano após sua morte. Apóstolo da bondade e da paz o foi, que, com sua inteligência brilhante, se colocou a serviço do reino de Deus, na qualidade de exímio pregador do Evangelho, concreto na caridade aos empobrecidos e abandonados. Os folclores italiano e brasileiro fazem alusões por demais generosas, aos poderes de Santo Antônio.
Assim como São Francisco, soube falar carinhosamente aos passarinhos. Ficamos extasiados diante do seu sermão aos peixes, em tom poético quanto folclórico, certamente fantasioso, mas despertando e fertilizando o utópico imaginário, na revelação do sentido da transcendência, no diálogo com Deus. Tudo aconteceu em uma cidade italiana que estava nas mãos dos descrentes e, com a chegada de Santo Antônio àquele lugar, sabedores das vir…

Professora da Uece participa de Livro sobre Suplementos Nutricionais publicado pela Editora Elsevier

Imagem
A professora Diana Célia Sousa Nunes Pinheiro, da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará juntamente com as docentes Mirele da Silveira Vasconcelos (IFCE), Érika Freitas Mota (UFC), Luciana de Siqueira Oliveira (UFC) e Andréia Cardoso de Aquino (UFC), Neuza Félix Gomes-Rochette sob a coordenação da Doutora Dirce Fernandes de Melo, Professora Titular da UFC escreveram três capítulos do livro de natureza multidisciplinar.
O livro "Nonvitamin and Nonmineral Nutritional Suplements", recém-lançado, está disponível, em inglês, no site da editora Elsevier, e engloba os recentes estudos e descobertas sobre os suplementos nutricionais encontrados atualmente no mercado mundial. A publicação, de 618 páginas, tem foco nos nutrientes não essenciais e nos extratos de origem animal, de leveduras e fungos, de plantas e algas usados como suplementos. 
O exemplar trata de um trabalho envolvendo profissionais de diferentes áreas e reúne trabalhos de vários pesquisa…

Judias são salvas do nazismo com casamentos arranjados em livro

Imagem
Faustino da Rocha Rodrigues*, Especial para o Estado Um encontro às cegas. Dele, Markovitch sairá casado. A iniciativa é um artifício para salvar a vida de judeus perseguidos pelo nazismo. Casando com israelenses, poderiam emigrar. Parece simples. Porém, mesmo a simplicidade não é tão simples. A escritora israelense Ayelet Gundar-Goshen Foto: Alon Siga/Todavia Uma Noite, Markovitch, de Ayelet Gundar-Goshen, após circular por 14 idiomas, é publicado agora no Brasil, pela Todavia, com tradução de Paulo Geiger. A história aborda a perseguição judaica, a 2.ª Guerra e a formação de Israel, contexto propenso à descrição de imensos atos de bravura e criação de mitos. Se hoje Israel precisa se explicar frente ao mundo, em tese, teria um livro de literatura a ostentar uma narrativa icônica, apontando até mesmo para justificar ações, sempre enaltecendo seu povo por meio de narrativas sobre os primeiros imigrantes, colonos judeus.  No contato com a obra, o trivial da vida dos personagens em meio a…

Estudantes da UFC lançam campanha “ComTato” por publicidade acessível a cegos e surdos

Imagem
Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgam, até 20 de junho, a campanha “ComTato“. O foco é mostrar a necessidade de se criar conteúdos comunicacionais acessíveis a deficientes visuais e auditivos nas mais diversas áreas. O projeto, desenvolvido pelos alunos da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda, conta com siteque traz informações sobre como as agências e veículos podem tornar a comunicação mais acessíveis. Há também veiculação de vídeos com depoimentos, postagens informativas nas principais redes sociais e ações de divulgação em redações jornalísticas e agências de publicidade de Fortaleza. A campanha “ComTato” nasce em um contexto no qual mais de 16 milhões de pessoas vivem com uma dessas deficiências no Brasil. Essa parcela da sociedade é excluída pela falta de conteúdo acessível nas peças publicitárias, nas fotografias e nas produções do jornalismo. A professora e orientadora do trabalho, Glícia Pontes, afirm…

Exposição traz obras do cearense José Ximenes

Imagem
por Diego Barbosa - Repórter Xilogravura "Carnaubeira", uma das obras selecionadas pelo curador Maximiano de Lima para a exposição, em cartaz até julho Embora estudos sugiram a origem da xilogravura na China e seu desenvolvimento na Idade Média, foi no Nordeste brasileiro que ela ganhou popularidade e estética particulares. Desenhar em relevo, imprimindo o cosmos de toda uma fartura de costumes e retratos dos Brasis "de dentro", é algo daqui, cresceu como representação de uma cultura artesanal. Labuta artística com nossa personalidade, é patrimônio imaterial da região. Entre os nomes que despontam na técnica, o cearense José Ximenes de Lima talvez seja um dos menos conhecidos na contemporaneidade. A fase mais intensa de atividade do artista deu-se sobretudo nas décadas de 1960 a 1980 - quando, dentre outras conquistas, participou do Salão de Abril e expôs na Bienal de São Paulo. Depois, ficou afastado do mercado, o que não impediu suas produções de desafiarem o temp…

Conheça a vida de Santo Antônio de Pádua (ou Lisboa)

Imagem
Nascido em Lisboa, mas tendo vivido em Pádua, o santo português é celebrado pela Igreja nesta quarta-feira, 13 de junho.
Retalhos da vida de um Pregador Fachada da Igreja de Santo Antônio em Lisboa. (Reprodução/ LisbonLux)
Por Maria Luís V. Paiva Boléo
Lisboa está cheia de testemunhos de Santo Antônio – o seu santo mais querido e popular. Os museus e bibliotecas portuguesas possuem quase tudo o que um erudito pode querer saber sobre este português fora do vulgar, que viveu nos primórdios da nacionalidade. Porém para a maioria dos lisboetas que não vão às bibliotecas e raramente aos museus, o dia 13 de Junho não passa de um agradável feriado em honra de Santo Antônio, onde se aproveita para ir comer caldo verde e sardinhas assadas, de preferência junto aos bairros da Sé e ver as marchas populares.
As crianças já não pedem umas moedas para enfeitar o trono do Santo e as meninas solteiras provavelmente já não lhe pedem um namorado. Tanta popularidade, mais de oitocentos anos depois do seu…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira