Postagens

Mostrando postagens de Maio 19, 2016

IGREJA: AS 7 EXCELÊNCIAS DA BATINA

Imagem
Sacerdote testemunha o impacto que a batina exerce como símbolo de consagração a Deus O padre espanhol Jaime Tovar Patrón foi coronel capelão e cumpriu relevantes missões no Vicariato Castrense. Grande orador sacro, ele foi ainda historiador do sacerdócio castrense e escreveu o livro “Los Curas de la Cruzada“, ou “Os Padres da Cruzada“, sobre os sacerdotes que arriscaram a vida, heroicamente, para levar adiante o seu trabalho pastoral durante a guerra civil espanhola iniciada em 1936. Padres, religiosos e religiosas estiveram entre as vítimas preferenciais desse capítulo sangrento da história da Espanha e da Igreja. O pe. Jaime faleceu em janeiro de 2004.
No texto a seguir, ele nos recorda a importância do “uniforme sacerdotal”, a batina ou hábito talar, cujo impacto é tão grande perante a sociedade que muitos regimes anticristãos a proibiram expressamente. O uso da batina, tradição antiquíssima, tem sido esquecido, no entanto, e até desprezado nas últimas décadas – o que não quer di…

AMBIENTE: FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA CATÓLICA LANÇA CAMPANHA DE RECICLAGEM NA UNIVERSIDADE

Imagem
Agência Ecclesia 18 de Maio de 2016, às 18:07  «FCH Sustentátel» vai incluir a realização de um evento de «praxe ecológica»
Lisboa, 18 mai 2016 (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresentou hoje o projeto ‘FCH Sustentável’ para informar e “alterar hábitos” de “reciclagem e tratamento de resíduos”.
“Uma embalagem hoje, o planeta amanhã” é o slogan do projeto ‘FCH Sustentável’ apresentado hoje na UCP, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) em parceria com a ValorSul e a Cáritas Portuguesa.
O diretor da FCH afirmou que o projeto lançado na UCP, em Lisboa, decorre da encíclica do Papa ‘Laudato Sí’ sobre questões ambientais, publicada no dia 18 de junho de 2015, e quer “contribuir para melhor tratar da casa comum”.
“Esta campanha vai ter uma componente informativa e uma componente prática, a colocação de suportes para sacos de recolha de embalagens”, explicou Nelson Ribeiro à Agência ECCLESIA, acrescentando que o projeto pret…

RESSENTIMENTO ACOMPANHA HILLARY E SANDERS

Imagem
domtotal.com Democratas enfrentam uma disputa por causa da caótica convenção estadual em Nevada. Democratas enfrentam um delicado exercício de equilíbrio enquanto Sanders permanecer na disputa. Por Doina Chiacu e Ginger Gibson O ressentimento por conta do processo de escolha do candidato democrata a presidente dos Estados Unidos acompanhava Hillary Clinton e Bernie Sanders nesta quarta-feira (18) quando eles se preparavam para a fase final da longa batalha para representar o partido nas eleições para a Casa Branca em novembro. No lado republicano, o nomeado em potencial, Donald Trump, provocou controvérsia em relação a suas políticas domésticas e externa. Numa entrevista à Reuters na terça-feira, Trump apresentou uma série de propostas polêmicas, entre elas desmantelar a maior parte da regulamentação financeira Dodd-Frank, renegociar o acordo climático de Paris e mostrar disposição de se encontrar com o líder norte-coreano. Enquanto Trump, que praticamente assegurou a nomeação do seu par…

DERRETIMENTO DE GELEIRA PODE ELEVAR OCEANOS

Imagem
domtotal.com Geleira Totten, no lado leste da Antártica, derrete com rapidez e preocupa cientistas. Geleiras são perigosos gatilhos da elevação do nível dos oceanos. A geleira Totten, que derrete rapidamente no lado leste da Antártica, poderá elevar os oceanos em até dois metros e é possível que ultrapasse, em breve, um "ponto crítico" sem retorno - alertaram pesquisadores nesta quarta-feira. Até agora, os cientistas se preocupavam, principalmente, com as plataformas de gelo da Groenlândia e do oeste da Antártica como perigosos gatilhos da elevação do nível dos oceanos. Esse novo estudo, que se segue a outro já feito pela mesma equipe, identificou uma terceira grande ameaça a centenas de milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras ao redor do mundo."Eu prevejo que, antes do final do século, as grandes cidades globais do nosso planeta perto do mar terão proteção contra o mar de 2 a 3 metros de altura a seu redor", afirmou o codiretor do Grantham Institute e do Dep…

LEI PERMITE ACOMPANHAMENTO DE DOULAS NO RIO

Imagem
domtotal.com Elas dão suporte físico e emocional à mulher antes, durante e após o parto. O texto segue o Executivo sancionar ou vetar. O Projeto de Lei 2.195/13, que permite o acesso de doulas em maternidades, casas de parto e hospitais das redes pública e privada de saúde do estado do Rio foi aprovado na terça-feira (17) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em discussão única. As doulas são profissionais que dão suporte físico e emocional à mulher antes, durante e após o nascimento da criança.

O acesso estava proibido por uma resolução do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), sendo o Rio de Janeiro o único estado com essa norma. Com o projeto em tramitação, ativistas do parto humanizado reuniram-se com deputados para explicar a importância do projeto e pressionaram para a aprovação, inclusive com sugestões para aprimorar o texto.

Pelo projeto de lei, as maternidades e hospitais serão obrigados a permitir a presença das profissiona…

'UNDER THE DOME' E 'AGENT CARTER' FORAM CANCELADAS

Imagem
domtotal.com Em 2016, diversos programas de sucesso deixarão de ser exibidos. Under the dome não terá mais exibições. Essa é uma época em que os fãs de séries precisam cruzar os dedos e torcer para que suas atrações favoritas continuem recebendo novos episódios. As emissoras de TV dos Estados Unidos divulgaram as listas de quais tramas serão descontinuadas, para o desespero dos espectadores. Em 2016, diversos programas de sucesso deixarão de ser exibidos. Algumas das séries que não irão mais ao ar são Mike and Molly, Agent Carter, American Idol, America’s Next Top Model e The Muppets. Confira a lista e veja se o seu seriado predileto será agraciado com um novo conjunto de capítulos ou se será ceifado da programação norte-americana: ABC Agent Carter Castle Galavant Of Kings and Prophets The Muppets Wicked City Rookie Blue The Astronaut Wives Club The Family Blood and Oil Nashville NBC Heroes Reborn Undateable Game of Silence

MÁRTIR DA CARIDADE: RELIGIOSA ASSASSINADA NO IÊMEN FOI MISSIONÁRIA NO BRASIL

Imagem
Irmã Margarida / Foto: Vicariato Apostólico da Arábia do Sul
SALVADOR, 18 Mai. 16 / 08:00 pm (ACI).- Uma das quatro religiosas das Missionárias da Caridade assassinadas por terroristas no dia 4 de março, em Áden (Iêmen), viveu durante alguns anos no Brasil, como contou o Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, em recente artigo intitulado “Uma semente chamada Margarida”.
“Irmã Margarida: esse nome lhe diz alguma coisa? E Anathalie Mukashema, seu nome de batismo?”, questiona o Primaz do Brasil, acrescentando: “Você pode não ter conhecido essa religiosa das Missionárias da Caridade – congregação mais conhecida como das “Irmãs de Madre Teresa de Calcutá” –, mas ela é lembrada por muitos dos adultos que moram na Fazenda Coutos III (Malvinas) e, também, nos Alagados, em Salvador”.
Ir. Margarida nasceu em Ruanda, na África, no dia 29 de abril de 1971 e ingressou na congregação de Madre Teresa. Aos 25 anos, conforme recorda Dom Murilo, a religiosa chegou a Salvador “para trabalhar c…

ARCEBISPO PEDE PARA EVITAR “GASTOS ESCANDALOSOS” NA PRIMEIRA COMUNHÃO

Imagem
Por Blanca Ruiz
MADRI, 19 Mai. 16 / 09:00 am (ACI).- O Arcebispo de Sevilha, na Espanha, Dom Juan José Asenjo, incentivou os pais a moderar os gastos relacionados à Primeira Comunhão de seus filhos, porque afastam as crianças do verdadeiro sentido do Sacramento, conforme apontou no último dia 11 de maio em um encontro digital organizado pelo arcebispado andaluz.
Nesse sentido, Dom Asenjo indicou que as grandes celebrações “não o entusiasmam”, por isso recordou que durante o período que serviu como Bispo de Córdoba, aconselhou aos sacerdotes que “implantassem um uniforme único para as crianças que receberão a comunhão: uma simples túnica branca com uma cruz de madeira no pescoço”. Além disso, apontou que nesse tempo também aconselhou a celebrar a comunhão com uma refeição simples “para as crianças e suas famílias. Às vezes as despesas são escandalosas e desviam a criança do que deveria ser seu interesse fundamental: seu primeiro encontro com Jesus”.
Trata-se de uma opinião com a qual c…

DIVULGADOS LEMA E LOGOTIPO DA VIAGEM DO PAPA À ARMÊNIA

Imagem
2016-05-19 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – O lema “Visita ao primeiro país cristão” e o logotipo da viagem apostólica que o Papa Francisco realizará de 24 a 26 de junho à República da Armênia, foram divulgados esta quinta-feira. A conversão da Armênia, de fato, remonta ao ano 301, graças a São Gregório “o Iluminador”. A nação portanto – como disse o Papa Francisco - pode ser definida como “a primeira entre as nações que no decorrer dos séculos abraçaram o Evangelho de Cristo” (Mensagem aos Armênios, 12 de abril de 2015).
O logotipo
O logotipo da viagem, em formato circular, retrata o Monte Ararat, símbolo da Armênia, e o “Khor Virap” de Artashad (“poço profundo”) no qual São Gregório ficou aprisionado por quase 14 anos, e onde hoje está o Mosteiro homônimo. Uma vez libertado, São Gregório, que tornou-se o primeiro primaz da Armênia, declarou junto ao Rei Tirdate III, o cristianismo como religião de Estado da Armênio. No logotipo são representados os brasões e as cores – vilet…

PAPA A DIPLOMATAS: "INTEGRAR OS MIGRANTES É UM ENRIQUECIMENTO"

Imagem
2016-05-19 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Na manhã desta quinta-feira, (19/05), o Papa recebeu os embaixadores recém-nomeados da Estônia, Malauí, Namíbia, Seychelles, Tailândia e Zâmbia.
Os diplomatas, segundo Francisco, “têm a missão humana de cuidar da sociedade e da criação”, especialmente neste momento em que “muitas pessoas no mundo sofrem com conflitos e guerras, migrações e incertezas causadas por problemas econômicos”. 
“Em um mundo polarizado e fragmentado”, disse o Pontífice em seu discurso ao grupo, “o dever da solidariedade se torna sempre mais difícil, porque amedrontadas pelo terrorismo, as pessoas se isolam, temem que os imigrantes possam mudar sua cultura, sua estabilidade econômica e seu estilo de vida”. 
“Estas preocupações”, frisou o Papa, “devem ser enfrentadas com sabedoria e compaixão, para que os direitos e as necessidades de todos sejam respeitados e defendidos”. 
Dar voz à condição dos migrantes
O centro do discurso foi a questão do acolhimento às p…

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior