Postagens

Mostrando postagens de Junho 28, 2018

Espetáculo une dança, música e literatura na Unicamp

Imagem
ACidade ON - Campinas | ACidadeON/Campinas Espetáculo multimodal "De uma margem a outra" será apresentado nesta quinta. (Foto: Kassius Trindade)  Em turnê pelo estado de São Paulo, o espetáculo multimodal "De uma margem a outra", com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, explora um novo modo de criação em rede. Dança, música, literatura e tecnologia se entrelaçam num jogo poético de gestos, sons e textos.  Em Campinas, a turnê tem início nesta quinta-feira (28), às 12h30, no IA (Instituto de Artes) da Unicamp. Na sexta (29), a apresentação será às 19h. Em seguida, o espetáculo ainda passa por São Paulo (5 e 6 de julho), Piracicaba (7 de julho) e Jaguariúna (8 de julho).

Baseado na estrutura literária do escritor Ítalo Calvino (1923-1985), sobretudo na contida no emblemático livro "Seis Propostas para o Próximo Milênio", o espetáculo, protagonizado pelo bailarinos e músicos formados pela Unicamp, encena ilhas interpretativas a …

Biblioteca Pública de Crato promove workshop gratuito

Imagem
por Crato.Com objetivo em dinamizar ainda mais as ações da Biblioteca Pública Municipal, foi realizado, na tarde da última terça-feira, 26, o Workshop sobre o “Uso das tecnologias como ferramenta para uma boa apresentação pessoal e profissional”. A ação foi promovida pelo equipamento junto da Secretaria Municipal de Cultura. O workshop foi ministrado pela professora Monica Suely, graduada em Administração de empresas e especialista em desenvolvimento e habilidades profissionais e gerenciais, e contou com a participação de 20 inscritos. O trabalho conta com o apoio do projeto Conecta Biblioteca, que é um programa nacional de estímulo a transformação social por meio das bibliotecas públicas. A ação faz parte da programação que vem sendo desenvolvida pela Biblioteca Pública, através da pesquisa de comunidade realizada com a comunidade cratense, que teve o intuito de saber que tipo de atividade a população gostaria que acontecesse nas dependências do equipamento. De acordo…

XX Ceará Junino movimenta julho com festivais

Imagem
O Ceará Junino 2018, desde 21 de junho, já começou a movimentar todo o Ceará com o ciclo de festivais culturais do mês de São João. A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia mais uma vez através do edital o fomento da cultura típica do Nordeste, com o objetivo de incentivar eventos com programação cultural fiel às tradições juninas e que visem a preservação das tradicionais quadrilhas em todo o Estado. Em 2018, o edital direcionou quase 3 milhões de reais para o incentivo dos festivais regionais, quadrilhas e para o XV Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Ao todo, serão contemplados 17 festivais no interior e 8 etapas em Fortaleza, com 114 quadrilhas de todo o estado. Serão 86 adultas, 14 infantis e 14 quadrilhas da diversidade, uma nova modalidade criada nesta edição: "O edital das quadrilhas juninas esse ano teve uma ampliação, tanto no número de beneficiadas quanto na quantidade de categorias. A quadrilha da diversidade é para contemplar aquelas que não t…

Dois museus de Fortaleza recebem a circulação do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas

Imagem
Dois museus de Fortaleza recebem a circulação do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas. Com homenagem ao artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), as atividades se dividem entre exposição com cinco artistas premiados, exposição de peças selecionadas por um curador premiado, exposição de 111 peças de Sérvulo e mostra de dez artistas que produzem obras em diálogo com a peças do cearense. É a sexta edição do prêmio e as visitações seguem abertas e gratuitas até domingo, 1º de julho. “Foi uma avaliação para minha pesquisa. É difícil para quem faz o trabalho avaliar se está chegando naquilo que pretende. É importante saber que pessoas que estudam o assunto conseguem perceber um pouco do que estou fazendo”, pontua Fernando Lindote, um dos artistas premiados. O conjunto de exposições já passou por Brasília, São Paulo e Goiânia. Após Fortaleza, as peças seguem para Rio de Janeiro e Florianópolis - permitindo, assim, visibilidade para os trabalhos de todos os …

Ícone da literatura brasileira, Guimarães Rosa completaria 110 anos

Imagem
"Sou só um sertanejo, nessas altas ideias navego mal. Sou muito pobre coitado. Inveja minha pura é de uns conforme o senhor, com toda leitura e suma doutoração. Não é que esteja analfabeto. Soletrei, anos e meio, meante cartilha, memória e palmatória”. A genialidade e as vivências de João Guimarães Rosa nos sertões do norte de Minas Gerais fizeram surgir preciosidades da literatura brasileira, como os trechos acima de Grande Sertão: Veredas, romance do autor, publicado em 1956. Hoje (27) é celebrado 110 anos do nascimento de Guimarães Rosa que reproduziu a essência do sertanejo e eternizou o sertão em suas obras. Também escreveu o livro de contos Sagarana e o ciclo novelesco Corpo de Baile. Contista, novelista, romancista e diplomata, Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) em 27 de junho de 1908, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 19 de novembro de 1967. É um dos autores mais estudados e Grande Sertão: Veredas um dos livros mais importantes da literatura brasileira. O Instit…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599