Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 28, 2019

Escritores defendem inclusão e valorização de literatura amapaense na grade escolar

Ciclo de palestras de autores locais também discutiu a produção feminina no Amapá. Por Caio Coutinho, G1 AP — Macapá Para disseminar e valorizar a literatura amapaense como expressão da cultura regional, escritores se reuniram nesta segunda-feira (26), no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), para realizar o 6º Ciclo de Palestras de Escritores de Literatura. O evento debateu a inclusão e maior ênfase das obras locais na grade curricular das escolas públicas. Além disso, os participantes discutiram sobre a produção feminina no estado e os desafios da edição e publicação. Cerca de 100 pessoas participaram. O ciclo é um projeto de extensão do curso de Letras da Ueap, realizado anualmente há 6 anos. O debate contou com as autoras Alcinéa Cavalcante, Carla Nobre, Judivalda Brasil e Lara Utzig. Carla Nobre foi uma das autoras participantes do evento — Foto: Caio Coutinho/G1 A autora e professora de letras Carla Nobre, de 44 anos, ressalta que o evento é fundamental para siste…

Escritora paraibana ganha prêmio nacional de literatura fantástica

Isabor Quintiere, de 25 anos, ganhou o prêmio Odisseia de Literatura Fantástica na categoria Narrativa Curta Horror por conto publicado no livro 'A Cor Humana'.
Por G1 PB A escritora paraibana Isabor Quintiere, de 25 anos, ganhou o prêmio Odisseia de Literatura Fantástica na categoria Narrativa Curta Horror. A cerimônia foi realizada no domingo (25) no Centro Cultural Érico Veríssimo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A paraibana foi a única vencedora do Nordeste no prêmio que avalia trabalhos de escritores de todo o país que contam histórias de fantasia, ficção científica e horror. O conto vencedor do prêmio, intitulados “Madres” é um dos 10 que compõem o livro de estreia da autora: “A Cor Humana”, publicado em 2018 pela Editora Escaleras. Inspirado pelo realismo fantástico, o “Madres” retrata a vida de uma mãe que lida com um filho que na verdade é uma fera bestial que vai crescendo e se tornando um monstro incontrolável. "Ele é talvez o mais pesado do livro, que t…