Postagens

Mostrando postagens de Novembro 2, 2014

Católicos rezam dia e noite pelas vocações religiosas

Imagem
PORTUGAL Lausperene
Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 31/10/2014 | 08:43 Durante 15 dias, os católicos algarvios vão fazer uma cadeia de oração ininterrupta, 24 horas por dia, para que surjam religiosos
PORTUGALANTERIORSEGUINTE A Igreja algarvia vai voltar a realizar o Lausperene diocesano, isto é, uma adoração permanente ao Santíssimo Sacramento. O objetivo é «pedir a Deus vocações de consagração, tanto no sacerdócio, como na vida religiosa ou nos institutos seculares», indica o jornal Folha do Domingo. A iniciativa tem início já no próximo sábado, 1 de novembro, prolongando-se até ao dia 14 seguinte, decorrendo no âmbito da Semana dos Seminários, que se realiza a nível nacional, de 9 a 16 do mesmo mês. O Lausperene é promovido pela equipa formadora do Seminário de Faro, mobilizando toda a Igreja algarvia para uma cadeia de oração ininterrupta, 24 horas por dia. A iniciativa será assegurada pelas paróquias que constituem as quatro vigararias, pelas comunidades, congregações, grupos…

Papa no Angelus: comunhão dos Santos e paz para Jerusalém

Imagem
Audiências e Angelus > 2014-11-01 12:27:51



Cidade do Vaticano (RV) – Neste dia 1º de novembro, solenidade de Todos os Santos, o Papa Francisco rezou, ao meio-dia, a oração do Ângelus, com os numerosos fiéis presentes na Praça São Pedro.

Em sua alocução mariana, o Pontífice recordou que “os primeiros dois dias do mês de novembro constituem para todos um momento intenso de fé, de oração e de reflexão sobre as “últimas coisas” da vida.

De fato, celebrando todos os Santos e comemorando todos os fiéis Defuntos, a Igreja peregrina na terra vive e exprime, na Liturgia, o vínculo espiritual que a une à Igreja celeste. E o Papa acrescentou:

Hoje, elevamos louvores a Deus pela multidão incontável de santos e santas de todos os tempos: homens e mulheres comuns, simples, às vezes considerados “últimos” pelo mundo, mas “primeiros” para Deus. Ao mesmo tempo, recordamos os nossos queridos defuntos com a visita aos cemitérios: é motivo de grande consolação pensar que eles estão em companhia da Virgem…

Papa Francisco pede fim da guerra em missa

Imagem
02/11/2014  |  domtotal.comPontífice criticou os “homens que se julgam deuses, que se creem reis”.“Somos capazes de destruir a terra e tudo o que nos rodeia”, disse o papa. O papa Francisco pediu no sábado (1º), ao celebrar missa pelo Dia de Todos os Santos, o fim da guerra para que as crianças, os pobres e fracos não sofram as consequências. Ele criticou o sistema de devastação que impera no mundo, afirmando que não é algo do passado.

“Somos capazes de destruir a terra e tudo o que nos rodeia”, acrescentou o papa na missa, celebrada em um cemitério em Roma e da qual participaram milhares de católicos.

Francisco criticou os “homens que se julgam deuses, que se creem reis”, que “se tornaram donos do reino de Deus” e que são responsáveis pelo sofrimento de milhões de pessoas em todo o mundo.

“São os que causam as guerras, que não contribuem precisamente para semear a semente da vida e só conseguem destruir o mundo e causar sofrimento aos pobres, aos fracos e às crianças”, destacou.

“Todas e…

Na morte, estamos nas mãos de Deus

Imagem
02/11/2014  |  domtotal.comNa liturgia cristã pelos defuntos, não há desolação, rebelião ou desespero.Os seguidores de Jesus creem em Cristo ressuscitado. Por José Antonio Pagola*

Os homens de hoje não sabem o que fazer com a morte. Por vezes, o único que se nos ocorre é ignorá-la e não falar dela. Esquecer quanto antes esse triste acontecimento, cumprir os trâmites religiosos ou civis necessários e voltar de novo à nossa vida quotidiana.

Mas mais tarde ou mais cedo, a morte vai visitando as nossas casas, arrancando-nos os nossos seres mais queridos. Como reagir então ante essa morte que nos arrebata para sempre a nossa mãe? Que atitude adotar ante o esposo querido que nos diz o seu último adeus? Que fazer ante o vazio que vão deixando na nossa vida tantos amigos e amigas?

A morte é uma porta que é atravessada por cada pessoa solitariamente. Uma vez fechada a porta, o morto nos é oculto para sempre. Não sabemos que terá sido dele. Esse ser tão querido e próximo perde-se agora no mistério …

Livro novo de Chico Buarque sai em novembro

Imagem
02/11/2014  |  domtotal.comRomance do compositor e escritor ainda não teve título ou temática revelados pela editora Companhia das Letras.Será o primeiro título de Chico Buarque desde Leite Derramado. O novo romance de Chico Buarque - que ainda não teve título ou temática revelados pela editora Companhia das Letras - deve sair no próximo dia 14 de novembro. A editora ainda prometeu para segunda-feira (3) um vídeo em que o cantor, compositor e escritor vai ler um trecho do livro, e também a capa e o título.

Este será o primeiro título de Chico Buarque desde Leite Derramado, vencedor do Prêmio Jabuti de livro do ano em 2010. Chico estreou na literatura no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo em 1966, com o conto Ulisses, mais tarde incorporado ao songbook A Banda. Fazenda Modelo é o primeiro livro, de 1979. Estorvo (1991), Benjamin (1995) e Budapeste (2003) também estão na sua produção literária. Agência Estado

Sonhos de uma geração egocêntrica

Imagem
02/11/2014  |  domtotal.comPreocupo-me com um fenômeno que chamaria de 'masturbação espiritual', do tido: o universo conspira a meu favor.'Essa moçada é, na verdade, gente sem compromisso com nada'. Por Luíz Felipe Pondé*

Não ficamos mais bobos quando somos mais complacentes com as bobagens em que cremos?

Não sou um daqueles céticos que acham que religião é coisa de gente boba. Apesar de ter aprendido já no jardim da infância a crítica que os três cavaleiros do ateísmo contemporâneo fizeram à religião, Marx, Nietzsche e Freud, e de já tê-la assimilado ao café da manhã, estudo o bastante da produção filosófica de algumas religiões pra saber que nem tudo nelas é bobagem.

Portanto, não sou aquele tipo de ateu chato que ridiculamente mede a inteligência de uma pessoa por sua "crença na ciência".

E qual é essa crítica dos cavaleiros do ateísmo contemporâneo? De modo sintético, seria a seguinte: depois de Marx, se você é religioso, você é um alienado explorado por picar…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA