Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 2, 2018

Um dos grandes nomes da literatura brasileira é tema de encontro

Dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro, Ariano Suassuna morreu em 2014, mas sua obra continua viva, atual e relevante. Em Rio Preto, um grupo de homens e mulheres de diferentes idades, por exemplo, irá mergulhar intensamente no universo do paraibano de nascimento e pernambucano de coração com o objetivo de entender porque ele sempre teve histórias originais na ponta da língua, ideias firmes, sensibilidade e humor genial. O escritor da cultura brasileira, conhecido por mesclar o erudito e o popular, vai ser o protagonista do segundo encontro do projeto Casa de Criar: Ações Literárias, que será realizado neste sábado, 3, às 10h, no auditório da Biblioteca Municipal. A iniciativa, contemplada no edital do ProAC de estímulo à leitura em bibliotecas, foi criada pela professora Carolina Manzato, sócia e diretora executiva da Casa de Criar, com foco no incentivo à leitura e à literatura. Ao todo, o projeto terá 10 encontros com mediação de diferentes profissionais so…

Gotas de amor

Gonzaga Mota*
Todos devemos ter a consciência de que hoje pode ser o primeiro dia do fim de nossas vidas terrestre. Ela é finita. Portanto, sempre convém pensar na vida eterna, ou seja, aquela alcançada mediante a adoração e o respeito a Deus. Assim, encontramos o caminho, a verdade e a vida. Lembremos da grandeza e da bondade do Senhor, dos sentimentos de fé, esperança e caridade (virtudes teologais) e não esqueçamos da citação Bíblica de Moisés (Dt 11,26): "Hoje vou deixar que vocês escolham se querem a bênção ou a maldição". Obedecendo às Leis de Deus, conseguiremos a bênção, rejeitando-as, receberemos a maldição. O amor, ao invés do ódio e da indiferença, deve ser a base do nosso comportamento. No detalhe, busquemos os sentimentos da humildade, da compaixão, da ternura, da misericórdia, da generosidade, da solidariedade e jamais abracemos e aceitemos o orgulho, a ganância, a mentira, a inveja, a truculência, a vaidade, dentre outros. Por sua vez, é importante ter em ment…

Livro sobre a patrimonialização da memória no Campo de Concentração do Patu será lançado na manhã deste sábado (3), no Museu do Ceará

por Roberta Souza - Repórter O terrive fato histórico/ Tá no imaginar do povo/ Invadiu o mundo folclórico/ Assunto do velho e o novo/ Já foi de teatro tema/ Do cantar, televisão/ De pintura, de cinema/ De ciença e religião. É assim que o poeta Valdecy Alves, natural de Senador Pompeu, lembra o Campo de Concentração do Patu em seu cordel "A Besta Fera de 32" (2016). O fato histórico, que já ganhou registros em diferentes linguagens como bem menciona o verso, ganha agora um livro de autoria do historiador Artelane Martins, a ser lançado neste sábado (3), a partir das 10h, no Museu do Ceará. "Das Santas Almas da Barragem à Caminhada da Seca: Projetos de Patrimonialização da Memória no Sertão Central Cearense (1982-2008)" é o título da obra que resulta da dissertação de mestrado de Artelane. Defendida em 2015 pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, ela chega ao público em versão de bolso por meio da Coleção Outras Histórias. …

Um drama sobre o vazio da ambição

por Luiz Carlos Merten - Agência Estado

Tem havido má vontade da crítica em relação a "Todo o Dinheiro do Mundo", que estreou nesta quinta-feira (1º). Recapitulando - Kevin Spacey é quem fazia o papel de Jean Paul Getty, o homem mais rico nos anos 1970, quando se passam os eventos narrados por Ridley Scott. John Paul Getty III, neto do bilionário, foi sequestrado na Itália, quando tinha apenas 16 anos, e o avô recusou-se a pagar o resgate, alegando que tinha mais de uma dezena de netos e isso os colocaria a todos em risco. Paul neto teve a orelha decepada pelos sequestradores para pressionar a família, Jean Paul Getty foi execrado como monstro, etc., etc. Seria muito interessante ver como Spacey criaria o personagem. Cínicos e vilões costuma (va)m ser os personagens emblemáticos desse ator, que ganhou duas vezes o Oscar - coadjuvante, por "Os Suspeitos"; protagonista, por "Beleza Americana" - e um monte de Tonys, Globos de Ouro, Emmys e SAG Awards, a maio…

Brasil poderá ter um novo Enem em 2020

"Isso vai precisar ser muito discutido", diz a ministra interina Maria Helena Guimarães. De acordo com a ministra, a intenção é que a formação dos estudantes seja mais fluida. (Reprodução)
O Brasil poderá ter um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois anos. A intenção é que, acompanhando o novo ensino médio, o Enem seja reformulado até 2020, disse a ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães. "Isso vai precisar ser muito discutido. Parte da avaliação abordará aquilo que compõe a base comum do ensino médio, e parte do exame, a parte flexível, abordando tanto itinerário técnico quanto o itinerário formativo", afirmou a ministra.
Pelo novo ensino médio, sancionado no ano passado, parte do currículo da etapa de ensino, o equivalente a 1,8 mil horas deverá ser destinado ao conteúdo da Base Nacional Comum Curricular [BNCC], ainda em discussão. Segundo Maria Helena, uma nova versão da BNCC será encaminhada para análise do Conselho Nacional de Educaçã…

Hollywood homenageia estrela italiana Gina Lollobrigida

A ganhadora do Globo de Ouro, de 90 anos, atuou em cerca de 60 filmes, mas seu ponto alto foi quando protagonizou com Humphrey Bogart. A atriz italiana Gina Lollobrigida, durante cerimônia em sua homenagem na Calçada da Fama, em Hollywood, Califórnia, 1º de fevereiro de 2018 Foto (AFP) A lendária atriz italiana Gina Lollobrigida foi homenageada nesta quinta-feira (1) com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, para celebrar meio século como uma das mulheres mais icônicas do mundo.
A ganhadora do Globo de Ouro, de 90 anos, atuou em cerca de 60 filmes, mas seu ponto alto foi quando protagonizou com Humphrey Bogart o longa de John Huston de 1953, intitulado "O Diabo Riu por Último".
"O que posso dizer? Estou muito emocionada. Não esperava, depois de tantos anos, voltar aqui e ter todo esse amor", disse Lollobrigida, falando em inglês. "Fui muito mimada nos Estados Unidos, inclusive quando vim pela primeira vez e fiz o primeiro filme com (os estúdios) MGM, c…

A beleza exótica das Orquídeas estará presente na Casa José de Alencar

A 11ª edição acontecerá na Casa José de Alencar nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, época na qual a Cattleya labiata, considerada a mais bela orquídea brasileira, estará no auge de sua floração no Ceará. Orquídea Cattleya labiata Foto: Divulgação / Assessoria Ela tem em seu encanto uma unanimidade capaz de conquistar não só os fãs. A orquídea tem se tornado presente em diversas regiões do país e a admiração que arranca de olhos despretensiosos independe de sua cor, tamanho ou formato. No Ceará, a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) tem realizado um trabalho construtivo há mais de 40 anos, culminando em um dos maiores eventos de Orquídeas do Brasil, o FestOrquídeas. A 11ª edição acontecerá na Casa José de Alencar nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, época na qual a Cattleya labiata, considerada a mais bela orquídea brasileira, estará no auge de sua floração no Ceará. Além do festival, o evento irá congregar a 4ª Bienal de Orquídeas do Nordeste, com exposição e venda de orquídeas, oficina…