Postagens

Mostrando postagens de Agosto 31, 2016

Acadêmica Nélida Piñon e atriz Fernanda Montenegro participam de debate na comemoração dos 80 anos da Rádio MEC

Imagem
A Acadêmica e escritora Nélida Piñon, Secretária-Geral da Academia Brasileira de Letras, participará de debate em comemoração aos 80 anos da Rádio MEC. O evento está programado para o dia 7 de setembro, às 20 horas, na Livraria Travessa do Shopping Leblon. A mesa contará com as presenças da atriz Fernanda Montenegro, da produtora Letícia Brito e da atriz Elisa Lucinda. De acordo com os organizadores, a Rádio MEC promoverá a série de debates durante o mês de setembro, e as participantes da mesa da Acadêmica debaterão sobre cultura, com foco na Literatura: “Vamos conversar sobre literatura e artes em geral e como os meios de comunicação podem ser um veículo de divulgação da cultura”, afirmam. Saiba mais: Quinta ocupante da Cadeira 30, eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda e recebida em 3 de maio de 1990 pelo Acadêmico Lêdo Ivo, Nélida Piñon tornou-se, em 1996-1997, a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a ABL, no ano do seu primeiro Centenário. ABL

Um catálogo de mais de 30.000 obras da Bauhaus está disponível on-line

Imagem
O Harvard Museum disponibilizou ao público mais de trinta mil obras da Bauhaus, principalmente para estudos no site. Não se trata só de um arquivo de imagem, mas também oferece referências bibliográficas, arquivos e outros documentos históricos relacionados com a escola. Ativo durante os anos da República de Weimar (isto é, apenas de 1919 a 1933) na Alemanha, a Bauhaus procurou reunir artistas, designers e construtores em um projeto: a possibilidade de desenhar um “novo mundo”. A escola, que também procurou diluir as distinções entre alunos e professores, bem como aquelas entre artistas e trabalhadores, também abraçou novas formas de tecnologia e ideologia de uma possível vida comunitária em ambientes urbanos. Para acessar o catálogo do Harvard Museum, basta clicar aqui.
Aleteia

Guaramiranga recebe Festival Nordestino de Teatro em setembro; programe-se

Imagem
A 23ª edição do FNT traz 40 espetáculos, além de shows, debates e cursos durante oito dias. A programação é gratuita
A tradicional presença das artes cênicas retorna à Guaramiranga na próxima semana. O município localizado na microrregião de Baturité, a 102 km de Fortaleza, recebe mais de 50 espetáculos, shows, cursos e debates na 23ª edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT). Com oito dias de programação gratuita, evento vai do próximo sábado, 3, ao dia 10.
O Festival abre a programação com o elogiado Estamira - Beira do Mundo (RJ), pela Mostra Ceará Convida. A montagem solo, inspirada no documentário Estamira, de Marcos Prado, narra os caminhos de uma catadora de lixo com uma percepção de mundo devastadora, afetada pela sua condição mental crônica. Com a atriz carioca Dani Barros no papel e sob o comando da diretora Beatriz Sayad, o espetáculo conquistou mais de 20 prêmio nacionais e internacionais. 
Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio da Secre…

No Rio, Festival Multiplicidade projeta futuros possíveis para a arte multimídia

Imagem
A entrada é franca e a visitação é de terça-feira a domingo, das 11h às 20h. No ano passado, quando completou dez anos, o Festival Multiplicidade partiu para um exercício de antevisão, situando a edição em um imaginário 2025, e não em 2015. Com essa antecipação de dez anos, os organizadores do evento pretendiam realçar a proposta do evento de projetar futuros possíveis para a arte no ambiente multimídia.
Na edição de 2016, aberta na noite de ontem (29) no Oi Futuro Flamengo, o Multiplicidade, criado com o objetivo de promover encontros que aproximam tecnologia e artes visuais, dá prosseguimento ao seu exercício da antevisão, no mesmo ano de 2025. A novidade é o formato de exposição, que ocupa todo o prédio do centro cultural com inquietações poéticas, investigações tecnológicas e linguagens híbridas sob a temática do erro.
Uma das inspirações do curador Batman Zavareze para a escolha do tema foi um fato ocorrido em uma das edições anteriores do próprio festival. Em 2009, o percussioni…

Zika: parques dos EUA distribuem repelente

Imagem
Objetivo é tranquilizar os turistas e diminuir os receios em relação à infecção pelo vírus.


A Disney está entre os parques que está distribuindo repelentes. Em meio ao aumento da transmissão do vírus zika nos Estados Unidos, grande parte dos parques de diversão mais famosos do país e do mundo, como o Walt Disney World, o Sea World Orlando e o Universal Orlando Resort, começou a distribuir gratuitamente repelente para os seus visitantes.
A medida, que entrou em vigor no último domingo (28) nos parques de Orlando, tem como objetivo tranquilizar os turistas e diminuir os receios em relação à infecção pelo vírus na região.
Conhecido e temido internacionalmente, principalmente devido ao nascimento de bebês com microcefalia causado pelo vírus no Brasil, o zika foi uma das preocupações dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele já foi detectado em países asiáticos, como Cingapura, e no Sul dos Estados Unidos.
O estado da Flórida é um dos mais afetados pelo vírus, com casos sendo investigados nos conda…

Gilberto Gil volta a ser internado em SP para tratamento de insuficiência renal

Imagem
Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil Gilberto Gil faz tratamento contra insuficiência renalFernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil O cantor, compositor e ex-ministro Gilberto Gil voltou hoje (30) a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa, que disse que Gil está bem, mas decidiu ir ao hospital para novos exames após ter passado mal no sábado, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria, os exames são parte do tratamento que o cantor está fazendo para insuficiência renal. Gil teve enjoos no sábado (27), de acordo com sua assessoria, e adiou um show que estava previsto no Metropolitan, no Rio de Janeiro. A nova data para o show ainda não foi informada. A última internação do cantor foi no dia 29 de julho. Dias depois, em 5 de agosto, Gil se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Bispos italianos doam 2 milhões de euros a refugiados sírios

Imagem
Com a doação, 3647 famílias poderão viver em casas alugadas temporariamente e terão garantia de alimento e assistência de saúdeRádio Vaticano Campo de refugiados / Foto: Reprodução Reuters A Presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) destinou um financiamento de cerca de 2 milhões de euros a refugiados cristãos (caldeus, sírio-católicos e sírio-ortodoxos) em fuga de Mossul e da Planície de Nínive. Com esta quantia, a diocese de Arbil alugará temporariamente residências para 3647 famílias. Serão também garantidos alimentos, assistência de saúde e gêneros de primeira necessidade a mais de 12 mil famílias da comunidade cristã de Aleppo, Síria, distribuídos pelos Frades Franciscanos e a Associação pró-Terra Sancta. Acesse .: Mais notícias sobre a crise de refugiados
Os financiamentos serão entregues em duas parcelas: a segunda será enviada após a apresentação de documentos que comprovem a efetiva utilização das primeiras despesas. Mega-resgate: 6.500 imigrantes A Guarda Costeira da…

Vidas Contadas detalha a beleza, superação e o protagonismo das histórias de anônimos

Imagem
Projeto, que produz vídeos curtos, traz histórias incríveis de pessoas comuns. Vidas Contadas é realizado pela jornalista Verônica Machado, de Brasília, e prioriza a linguagem de não violência.Foto: Reprodução / Facebook José Machado saiu do interior do Ceará, em 1962, para ajudar a construir Brasília. Viajou durante 12 dias em um pau de arara, e participou da construção da Universidade de Brasília. Ele nunca teve a oportunidade de estudar na instituição. Papelão recolheu livros do lixo e, hoje, tem um acervo com mais de mil obras. Luciana enfrentou um câncer muito jovem. Atualmente, ela ajuda mais de 15 mil pacientes de câncer com o projeto Continuar Sorrindo. Esses são alguns dos personagens retratados no Vidas Contadas (www.vidascontadas.com), um projeto de vídeos curtos, da jornalista Verônica Machado. Personagens não! Pessoas reais, anônimas, que transformaram dores em grandes histórias.

Vidas Contadas nasceu de um anseio da jornalista. Ela era repórter do Correio Braziliense e en…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA