Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 30, 2018

Pe. Geovane Saraiva: homenagem pelos 15 anos de missão na Paróquia de Santo Afonso, 30/11/2018

Dramaturgia de Ariano Suassuna começa a voltar às livrarias

O Estado de S. Paulo, O Estado de S. Paulo
Desde sua morte, em 2014,Ariano Suassunacontinua na pauta literária por conta da publicação de escritos inéditos. Primeiro foiRomance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, em uma caixa com dois volumes, lançada em 2017 e que traz uma espécie de testamento literário do autor doAuto da Compadecida. Agora, outra caixa, intituladaTeatro Completo, compila 23 peças e traz 12 textos inéditos – ainda não há previsão de lançamento em livrarias, mas já está disponível em sites como Amazon. Todos os lançamentos vêm sob a chancela da editora Nova Fronteira, que separou um texto especial, publicado agora em livro: As Conchambranças de Quaderna. Peças de teatro de Ariano Suassuna saem em livro Foto: Felipe Rau/Estadão Dividida em três atos, a peça acompanha os desatinos do protagonista, obrigado a fazer conchavos para resolver seus problemas – sempre buscando, claro, se sair bem em tudo. Aliás, “conchambrança” é uma corruptela de “conchamblança”, que signif…

Virada Inclusiva leva cultura, esporte e literatura para São Caetano

A Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy com Avenida Tijucussu, Bairro Olímpico) receberá, neste domingo (02/12), das 10h às 15h, a segunda edição da Virada Inclusiva da Prefeitura de São Caetano do Sul, organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) e em parceria com as secretarias de Cultura, Educação e Esporte. Ao longo do dia, apresentações de dança, música, atividades físicas e outras atrações culturais serão levadas ao público para dar visibilidade às capacidades e potenciais da pessoa com deficiência, de forma a intensificar a consciência para a igualdade de direitos e inspirar o desejo de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva. “A Virada Inclusiva incentiva a participação de pessoas com ou sem deficiência, juntas, em ações inclusivas, formando uma grande rede de parceiros e colaboradores voluntários que realizam atividades culturais, esportivas e de lazer, criando uma grade de programação acessível a t…

Viagem pela Literatura levou incentivo à leitura para 9,1 mil pessoas este ano

O Viagem pela Literatura tem como objetivo estimular o interesse pela leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos de forma lúdica, por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores, contadores de histórias e músicos Redação Folha Vitória O projeto Viagem pela Literatura, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, encerra na próxima quarta-feira (5) mais um ano de atividades de incentivo à prática da leitura em Vitória. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) desde 1994, o projeto registrou em 2018 um público de 9.132 participantes em 96 apresentações de contação de histórias, peças teatrais baseadas em livros, oficinas e cursos para contadores de histórias, oficina de poesia, círculo de leitura, encontro com escritores, sarau poético e leitura em parques e praças. O evento de encerramento acontece no auditório Zemar Moreira Lima, no Palácio Municipal, das 14 às 16 horas. Serão apresentados resultados do projeto e reforçadas as relações de in…

Bíblia à prova d’água? Evento traz a Fortaleza mais de 100 edições do Livro Sagrado

O Museu Itinerante da Bíblia chega pela primeira vez a Fortaleza na sexta-feira (30). No evento, serão apresentadas algumas edições que são relíquias, com destaque para a menor bíblia do mundo. O evento acontece no shopping Benfica e recebe mais de 100 diferentes e históricas edições do Livro Sagrado. De acordo com a superintendente do shopping, Marcirlene Pinheiro, a estrutura do museu na capital já é uma grande novidade. “A proposta é trazer bíblias inéditas de 100 diferentes edições, por exemplo”. Ainda é possível conferir curiosidades como bíblia à prova de água, com cheiro da época vindo de Israel, linguagens indígenas… A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: 3243 – 1000. Serviço: Museu da Bíblia Onde: Shopping Benfica ( Avenida Carapinima, 2200 ) Quando: Sexta-feira, 30 de novembro Entrada: Gratuita
Tribuna do Ceará

Cearense ganhador do Jabuti, Mailson Furtado desfilará pela União da Ilha no Carnaval 2019

Poeta cearense integrará a ala dedicada à literatura, na Sapucaí, uma das homenagens que a escola de samba fará ao Ceará Para além da homenagem a Raquel de Queiroz e José de Alencar, a União da Ilha do Governador também contemplará outra importante figura literária do Ceará no desfile da escola de samba na Sapucaí, em 2019. Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti neste ano nas categorias “Melhor Livro de Poesia” e “Livro do Ano” com a obra “à cidade”, integrará uma das alas que passará pelo sambódromo carioca. A presença do poeta entra em conformidade com o samba-enredo da escola, “A Peleja Poética entre Raquel e Alencar no Avarandado do Céu”, que presta tributo à cultura cearense. A proposta e convite de ter o autor no desfile partiram do presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no Ceará (Sindconfecções CE), Elano Guilherme. Foi ele também que sugeriu o tema à União como maneira de alavancar olhares sobre a nossa terra. “Entrei em contato com o Mailson logo a…