Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2014

Não nascer em vão

Imagem
Padre Geovane Saraiva*Todo ser humano, por decisão de Deus, entra neste mundo, com uma vocação, primeira e fundamental, que é da sua própria existência. Vocação para ser gente, para ser criatura humana. Por isso mesmo é muito importante pensar naquilo que nos é proposto durante a trajetória de nossa vida. Cícero, o maior orador romano, ao tratar sobre a idade da vetustez, que significa mais do que velhice ou idade avançada; quer dizer reverência e respeitabilidade, afirmou: "Vivi de tal forma, que sinto não ter nascido em vão". À medida que a pessoa humana entende que é necessário percorrer com muita disposição o seu percurso natural, interiormente cresce e se realiza, encontrando-se consigo mesmo e integrando-se na comunidade, na qual está inserido, oferecendo generosamente sua contribuição através do serviço e do testemunho.
Concretamente, constatamos esse tipo de procedimento, com facilidade em nossas comunidades, levando-nos a compreender as pessoas que querem viver a sua…

Brasileiros retomam pesquisas na Antártica

Imagem
domtotal.comEles estão esperançosos com a possibilidade prosseguir com os experimentos.Navio leva suplementos para a base brasileira Comandante Ferraz.
Dezenas de cientistas brasileiros retomaram suas pesquisas na Antártica, paralisadas desde o incêndio que destruiu a base do país no continente branco em 2012. Esperançosos com a possibilidade prosseguir com os experimentos, ao menos em instalações temporárias de emergência, aguardam ansiosos o início da construção da nova Estação Comandante Ferraz.
Embora nenhuma empresa tenha se apresentado à licitação para construir a nova base, o governo garante que ela estará pronta em março de 2016.
Nas instalações temporárias que servem de quartel-general para os cientistas até a inauguração da nova base, "a principal dificuldade que temos é o espaço", declarou à AFP o biólogo Marcio Tenorio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que investiga a evolução de organismos como o fitoplâncton na Antártica.
"Na antiga estação tínha…

Papa vê imagem de Deus em casamento entre homem e mulher

Imagem
Francisco fez sermão para 50 mil pessoas no Vaticano.  Ele também exaltou o Papa João Paulo II, que será canonizado no dia 27. France Presse
Papa comprimenta fieis na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP) O Papa Francisco descreveu nesta quarta-feira (2) o casamento entre um homem e uma mulher como um 'ícone', no qual 'Deus é refletido', enfatizando o compromisso definitivo que ele representa. Em um sermão sobre o sacramento do matrimônio para cerca de 50 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, por ocasião da audiência geral semanal, o Papa afirmou que "a imagem de Deus é o casal conjugal". saiba maisPara Papa, Igreja não pode interferir espiritualmente na vida dos gaysPapa Francisco pede nova atitude da Igreja com os filhos de homossexuais "Não apenas o homem, não apenas a mulher, mas ambos", disse. "Fomos criados para amar, e na união conjugal, homem e mulher realizam esta união sob o signo da reciprocidade e da vid…

Pessoas de lixo

Imagem

Francisco: a oração é uma luta com Deus, que transforma o nosso coração

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – A oração é uma luta com Deus e deve ser feita com liberdade e insistência, como um diálogo sincero entre amigos: palavras de Francisco na missa presidida esta manhã na Casa Santa Marta.

O diálogo de Moisés com Deus no Monte Sinai esteve no centro da homilia do Papa. Deus quer punir seu povo porque fizeram um ídolo, o bezerro de ouro. Moisés suplica ao Senhor para que reveja sua punição. “Esta oração – explicou Francisco - é uma verdadeira luta com Deus para salvar o seu povo.” Para o Pontífice, a oração deve ser também “uma negociação com Deus”, com “argumentações”. No final, Moisés convence o Senhor, que desiste do castigo com o qual havia ameaçado o povo. O Papa então se questiona: quem mudou de opinião? “Não creio que seja o Senhor”:

Quem mudou foi Moisés, porque ele acreditava que o Senhor destruiria o seu povo e busca, na sua memória, as coisas boas que havia feito para ele, como libertá-lo da escravidão do Egito, e levado avante a sua promessa. E com essa…

Papa proclama José de Anchieta como novo santo

Imagem
domtotal.comDepois de ouvir o relatório sobre a obra do “Apóstolo do Brasil”, Francisco assinou o decreto.Padre Anchieta inaugurou missões e atuou na catequese de índios. Por Pedro Fonseca
O papa Francisco assinou nesta quinta-feira (3) o decreto de canonização do padre José de Anchieta, transformando em santo o missionário jesuíta considerado o "Apóstolo do Brasil" e um dos responsáveis pela fundação da cidade de São Paulo. Anchieta, nascido em março de 1534 nas Ilhas Canárias, na Espanha, chegou ao Brasil com apenas 19 anos e viajou o país inaugurando missões religiosas e atuando na catequese de índios, inclusive tendo aprendido o tupi. "Anchieta é santo. Na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, o papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato", informou nota no site do Vaticano. "Depois de ouvir o relatório sobre a vida e a obra do ´Apóstolo do Brasil´, o pontífice assinou o decreto que…

Solidariedade: a saída para a vida moderna

Imagem
domtotal.com"Sem a solidariedade, a sociedade efetivamente não se sustenta", ressalta psicólogo.Trabalho voluntário em creche: "É preciso que as relações humanas sejam verdadeiras", defende psicólogo. Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total

Desde o início de seu pontificado, o papa Francisco vem reiterando, em inúmeras oportunidades, a importância de se resgatar os valores da solidariedade e da fraternidade entre as pessoas. Crítico do atual modelo econômico mundial que, segundo ele, transforma as pessoas em escravas dos “ídolos do poder, do lucro e do dinheiro”, o Santo Padre defende que é preciso lembrar que, “acima dos negócios, da lógica e dos parâmetros do mercado, está o ser humano”. Para Francisco, mais do que simples caridade, a solidariedade representa o resgate dos valores fundamentais do homem, sem os quais é impossível a vida em sociedade. 
Para muitos estudiosos, o apelo do papa não é apenas pertinente do ponto de vista filosófico e religioso, como também t…

Revistas de bordo nas asas erradas

Imagem
domtotal.comPublicações oferecidas pelas companhias aéreas subestimam inteligência dos passageiros.A receita de “luxo” desconectada com os leitores. Por Ricardo Soares*

Recentemente abordei o assunto das inócuas, inodoras e fúteis revistas de bordo que as companhias aéreas nos contemplam em seus voos. Uma pior que a outra, nos vendendo a estética de ricos e famosos naquela ótica comum da jequice generalizada. Uma delas, inclusive, colocou faz pouco tempo o “gênio” Antonio Fagundes a vociferar estultices acerca dos benefícios da rede Globo para o Brasil.
Agora, meu amigo Gabriel Priolli colocou o dedo com mais acuidade no assunto, em recente artigo no portal da revista Imprensa. E, ao ler o texto, não resisto a tentação de revisitar o tema. Diz o Gabriel que “os passageiros transportados mensalmente por aviões, no Brasil, saltaram de dois milhões em 2001 para quase oito milhões em 2013, o que significa o ingresso de um enorme contingente de usuários no sistema.  A despeito da cifra, o m…

O Batismo: Vida Nova

Imagem
domtotal.com Roteiro Homilético A proposta de reflexão da liturgia dominical é de autoria do jesuíta Johan Konings SJ, preparada pelo Pe. Jaldemir Vitório SJ, Reitor e Professor da FAJE.
Confira a íntegra do Roteiro Homilético.
Que é “vida nova”? Para os materialistas, o sucesso depois do aperto. Para os espíritas, reencarnação... Nos dois casos, é apenas uma reedição melhorada daquilo que já se viveu... Jesus traz uma vida verdadeiramente nova, de outra ordem.
A liturgia nos convida a voltar às nossas origens como povo de Deus, lá no antigo Israel. Israel estava no exílio, na Babilônia: um povo morto. Então, Ezequiel viu os ossos mortos recobrarem a vida pelo “espírito” (o sopro) de Deus. E Deus explica: seu espírito fará reviver o povo de Israel, que vai voltar para a sua terra (1ª leitura). No Novo Testamento, Paulo diz que vivemos uma vida nova, pelo espírito de Cristo que habita em nós, o Espírito que fez Cristo ressuscitar (2ª leitura). O batizado já não vive somente a vida natur…

Tráfico humano: o desafio global do papa

Imagem
domtotal.comPor Andrea Gagliarducci

O destaque do comunicado de imprensa circunscrito ao encontro entre o papa Francisco e o presidente dos EUA Barack Obama é que os dois líderes firmam o compromisso mútuo em acabar com a praga do tráfico humano. O tráfico humano parece ser o desafio diplomático mais importante do papa Francisco. Sim, houve iniciativas e pedidos pela paz no mundo, culminando, em 7 de setembro passado, no dia de Jejum e Oração para evitar a intervenção militar americana na Síria. E houve apelos contínuos do papa Francisco para um diálogo, em nome de uma “cultura do encontro”, frase que o papa gosta muitas vezes de inserir nos comunicados oficiais de imprensa. Muitas vezes, mas não sempre. A “cultura do encontro” não é mencionada no comunicado divulgado ao final da visita do presidente Obama.
Esta visita, na forma como ela foi gerida, pode nos ajudar a descobrir o caminho que a diplomacia da Santa Sé vem tomando neste papado. Os Estados Unidos tem um peso considerável d…

Obama e Francisco: encontro padrão Vaticano

Imagem
domtotal.com
Por Thomas Reese
Quando um presidente visita o Vaticano, o principal foco do pequeno país europeu centra-se nos assuntos internacionais (no caso, Ucrânia, Síria, Oriente Médio, África, refugiados, liberdade religiosa, etc.). Mas o Vaticano também sempre quer apoiar seus bispos locais quando eles estão em conflito com seus governos. Este padrão foi seguido na visita de Obama.
Ocorreu bem o encontro entre Barack Obama e o Papa Francisco, embora houvera alguns solavancos no caminho. A mídia, o que é compreensível, se focou nas colisões enquanto que o governo de Obama sublinhou as aproximações. 
Quando um presidente visita o Vaticano, o principal foco do pequeno país europeu centra-se nos assuntos internacionais (no caso, Ucrânia, Síria, Oriente Médio, África, refugiados, liberdade religiosa, etc.). Mas o Vaticano também sempre quer apoiar seus bispos locais quando eles estão em conflito com seus governos.  Esse padrão foi seguido na visita de Obama.
Em seu comunicado de impren…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”