Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 3, 2014

Não nascer em vão

Padre Geovane Saraiva*Todo ser humano, por decisão de Deus, entra neste mundo, com uma vocação, primeira e fundamental, que é da sua própria existência. Vocação para ser gente, para ser criatura humana. Por isso mesmo é muito importante pensar naquilo que nos é proposto durante a trajetória de nossa vida. Cícero, o maior orador romano, ao tratar sobre a idade da vetustez, que significa mais do que velhice ou idade avançada; quer dizer reverência e respeitabilidade, afirmou: "Vivi de tal forma, que sinto não ter nascido em vão". À medida que a pessoa humana entende que é necessário percorrer com muita disposição o seu percurso natural, interiormente cresce e se realiza, encontrando-se consigo mesmo e integrando-se na comunidade, na qual está inserido, oferecendo generosamente sua contribuição através do serviço e do testemunho.
Concretamente, constatamos esse tipo de procedimento, com facilidade em nossas comunidades, levando-nos a compreender as pessoas que querem viver a sua…

Brasileiros retomam pesquisas na Antártica

domtotal.comEles estão esperançosos com a possibilidade prosseguir com os experimentos.Navio leva suplementos para a base brasileira Comandante Ferraz.
Dezenas de cientistas brasileiros retomaram suas pesquisas na Antártica, paralisadas desde o incêndio que destruiu a base do país no continente branco em 2012. Esperançosos com a possibilidade prosseguir com os experimentos, ao menos em instalações temporárias de emergência, aguardam ansiosos o início da construção da nova Estação Comandante Ferraz.
Embora nenhuma empresa tenha se apresentado à licitação para construir a nova base, o governo garante que ela estará pronta em março de 2016.
Nas instalações temporárias que servem de quartel-general para os cientistas até a inauguração da nova base, "a principal dificuldade que temos é o espaço", declarou à AFP o biólogo Marcio Tenorio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que investiga a evolução de organismos como o fitoplâncton na Antártica.
"Na antiga estação tínha…

Papa vê imagem de Deus em casamento entre homem e mulher

Francisco fez sermão para 50 mil pessoas no Vaticano.  Ele também exaltou o Papa João Paulo II, que será canonizado no dia 27. France Presse
Papa comprimenta fieis na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino/AP) O Papa Francisco descreveu nesta quarta-feira (2) o casamento entre um homem e uma mulher como um 'ícone', no qual 'Deus é refletido', enfatizando o compromisso definitivo que ele representa. Em um sermão sobre o sacramento do matrimônio para cerca de 50 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, por ocasião da audiência geral semanal, o Papa afirmou que "a imagem de Deus é o casal conjugal". saiba maisPara Papa, Igreja não pode interferir espiritualmente na vida dos gaysPapa Francisco pede nova atitude da Igreja com os filhos de homossexuais "Não apenas o homem, não apenas a mulher, mas ambos", disse. "Fomos criados para amar, e na união conjugal, homem e mulher realizam esta união sob o signo da reciprocidade e da vid…

Pessoas de lixo

Francisco: a oração é uma luta com Deus, que transforma o nosso coração

Cidade do Vaticano (RV) – A oração é uma luta com Deus e deve ser feita com liberdade e insistência, como um diálogo sincero entre amigos: palavras de Francisco na missa presidida esta manhã na Casa Santa Marta.

O diálogo de Moisés com Deus no Monte Sinai esteve no centro da homilia do Papa. Deus quer punir seu povo porque fizeram um ídolo, o bezerro de ouro. Moisés suplica ao Senhor para que reveja sua punição. “Esta oração – explicou Francisco - é uma verdadeira luta com Deus para salvar o seu povo.” Para o Pontífice, a oração deve ser também “uma negociação com Deus”, com “argumentações”. No final, Moisés convence o Senhor, que desiste do castigo com o qual havia ameaçado o povo. O Papa então se questiona: quem mudou de opinião? “Não creio que seja o Senhor”:

Quem mudou foi Moisés, porque ele acreditava que o Senhor destruiria o seu povo e busca, na sua memória, as coisas boas que havia feito para ele, como libertá-lo da escravidão do Egito, e levado avante a sua promessa. E com essa…

Papa proclama José de Anchieta como novo santo

domtotal.comDepois de ouvir o relatório sobre a obra do “Apóstolo do Brasil”, Francisco assinou o decreto.Padre Anchieta inaugurou missões e atuou na catequese de índios. Por Pedro Fonseca
O papa Francisco assinou nesta quinta-feira (3) o decreto de canonização do padre José de Anchieta, transformando em santo o missionário jesuíta considerado o "Apóstolo do Brasil" e um dos responsáveis pela fundação da cidade de São Paulo. Anchieta, nascido em março de 1534 nas Ilhas Canárias, na Espanha, chegou ao Brasil com apenas 19 anos e viajou o país inaugurando missões religiosas e atuando na catequese de índios, inclusive tendo aprendido o tupi. "Anchieta é santo. Na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, o papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato", informou nota no site do Vaticano. "Depois de ouvir o relatório sobre a vida e a obra do ´Apóstolo do Brasil´, o pontífice assinou o decreto que…

Solidariedade: a saída para a vida moderna

domtotal.com"Sem a solidariedade, a sociedade efetivamente não se sustenta", ressalta psicólogo.Trabalho voluntário em creche: "É preciso que as relações humanas sejam verdadeiras", defende psicólogo. Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total

Desde o início de seu pontificado, o papa Francisco vem reiterando, em inúmeras oportunidades, a importância de se resgatar os valores da solidariedade e da fraternidade entre as pessoas. Crítico do atual modelo econômico mundial que, segundo ele, transforma as pessoas em escravas dos “ídolos do poder, do lucro e do dinheiro”, o Santo Padre defende que é preciso lembrar que, “acima dos negócios, da lógica e dos parâmetros do mercado, está o ser humano”. Para Francisco, mais do que simples caridade, a solidariedade representa o resgate dos valores fundamentais do homem, sem os quais é impossível a vida em sociedade. 
Para muitos estudiosos, o apelo do papa não é apenas pertinente do ponto de vista filosófico e religioso, como também t…

Revistas de bordo nas asas erradas

domtotal.comPublicações oferecidas pelas companhias aéreas subestimam inteligência dos passageiros.A receita de “luxo” desconectada com os leitores. Por Ricardo Soares*

Recentemente abordei o assunto das inócuas, inodoras e fúteis revistas de bordo que as companhias aéreas nos contemplam em seus voos. Uma pior que a outra, nos vendendo a estética de ricos e famosos naquela ótica comum da jequice generalizada. Uma delas, inclusive, colocou faz pouco tempo o “gênio” Antonio Fagundes a vociferar estultices acerca dos benefícios da rede Globo para o Brasil.
Agora, meu amigo Gabriel Priolli colocou o dedo com mais acuidade no assunto, em recente artigo no portal da revista Imprensa. E, ao ler o texto, não resisto a tentação de revisitar o tema. Diz o Gabriel que “os passageiros transportados mensalmente por aviões, no Brasil, saltaram de dois milhões em 2001 para quase oito milhões em 2013, o que significa o ingresso de um enorme contingente de usuários no sistema.  A despeito da cifra, o m…

O Batismo: Vida Nova

domtotal.com Roteiro Homilético A proposta de reflexão da liturgia dominical é de autoria do jesuíta Johan Konings SJ, preparada pelo Pe. Jaldemir Vitório SJ, Reitor e Professor da FAJE.
Confira a íntegra do Roteiro Homilético.
Que é “vida nova”? Para os materialistas, o sucesso depois do aperto. Para os espíritas, reencarnação... Nos dois casos, é apenas uma reedição melhorada daquilo que já se viveu... Jesus traz uma vida verdadeiramente nova, de outra ordem.
A liturgia nos convida a voltar às nossas origens como povo de Deus, lá no antigo Israel. Israel estava no exílio, na Babilônia: um povo morto. Então, Ezequiel viu os ossos mortos recobrarem a vida pelo “espírito” (o sopro) de Deus. E Deus explica: seu espírito fará reviver o povo de Israel, que vai voltar para a sua terra (1ª leitura). No Novo Testamento, Paulo diz que vivemos uma vida nova, pelo espírito de Cristo que habita em nós, o Espírito que fez Cristo ressuscitar (2ª leitura). O batizado já não vive somente a vida natur…

Tráfico humano: o desafio global do papa

domtotal.comPor Andrea Gagliarducci

O destaque do comunicado de imprensa circunscrito ao encontro entre o papa Francisco e o presidente dos EUA Barack Obama é que os dois líderes firmam o compromisso mútuo em acabar com a praga do tráfico humano. O tráfico humano parece ser o desafio diplomático mais importante do papa Francisco. Sim, houve iniciativas e pedidos pela paz no mundo, culminando, em 7 de setembro passado, no dia de Jejum e Oração para evitar a intervenção militar americana na Síria. E houve apelos contínuos do papa Francisco para um diálogo, em nome de uma “cultura do encontro”, frase que o papa gosta muitas vezes de inserir nos comunicados oficiais de imprensa. Muitas vezes, mas não sempre. A “cultura do encontro” não é mencionada no comunicado divulgado ao final da visita do presidente Obama.
Esta visita, na forma como ela foi gerida, pode nos ajudar a descobrir o caminho que a diplomacia da Santa Sé vem tomando neste papado. Os Estados Unidos tem um peso considerável d…

Obama e Francisco: encontro padrão Vaticano

domtotal.com
Por Thomas Reese
Quando um presidente visita o Vaticano, o principal foco do pequeno país europeu centra-se nos assuntos internacionais (no caso, Ucrânia, Síria, Oriente Médio, África, refugiados, liberdade religiosa, etc.). Mas o Vaticano também sempre quer apoiar seus bispos locais quando eles estão em conflito com seus governos. Este padrão foi seguido na visita de Obama.
Ocorreu bem o encontro entre Barack Obama e o Papa Francisco, embora houvera alguns solavancos no caminho. A mídia, o que é compreensível, se focou nas colisões enquanto que o governo de Obama sublinhou as aproximações. 
Quando um presidente visita o Vaticano, o principal foco do pequeno país europeu centra-se nos assuntos internacionais (no caso, Ucrânia, Síria, Oriente Médio, África, refugiados, liberdade religiosa, etc.). Mas o Vaticano também sempre quer apoiar seus bispos locais quando eles estão em conflito com seus governos.  Esse padrão foi seguido na visita de Obama.
Em seu comunicado de impren…