Pular para o conteúdo principal

Cearenses vão a Roma assistir à canonização

Image-0-Artigo-1599218-1
Amanhã (27) é um dia especial para os católicos de todo o mundo. É neste dia que dois importantes nomes da Igreja - os papas João Paulo II e João XXIII - serão canonizados, sob os olhares de milhares de pessoas. Para acompanhar de perto este momento, dezenas de cearenses deixaram sua terra natal e foram até Roma, na Itália.
Apenas a Comunidade Católica Shalom enviou àquele país uma representação composta por 300 pessoas de várias cidades do Brasil. Cerca de 30 membros do grupo são de Fortaleza. Vitor Aragão, 22 anos, missionário, recebeu a viagem de presente da família e será um dos fiéis que acompanhará a celebração na Praça de São Pedro. "É um sonho realizado vir ao Vaticano, ao coração da Igreja, e se encontrar com o vigário de Cristo na Terra, o papa Francisco, e junto dele viver um momento de graça, que é a canonização de João Paulo II, um santo do nosso tempo, amigo dos jovens e que tanto revolucionou o nosso tempo".
Para Vitor, a canonização de João Paulo II representa a confirmação da santidade de alguém que, até os seus últimos dias de vida, foi fiel a Deus e amou o homem do nosso tempo com todo amor e misericórdia possível. "Vir a Roma é presenciar tudo isso, além de ser uma consequência da fé vivida no Ceará. É um turismo diferente, uma experiência de fé".
Daniele Borges, 36 anos, saiu de Juazeiro do Norte para vivenciar em Roma as santificações. Em um grupo de cinco pessoas, ela acompanhará de perto a celebração. "Acredito que somos uma semente de João Paulo II. É uma grande emoção contemplar essa graça de nosso tempo", destaca.
Mesmo distante, os católicos cearenses demonstram sua felicidade neste momento. Francisca Marques da Silva, de 107 anos, já acompanhou a missão de dez papas em sua vida. Mas foi João XXIII e, em especial, João Paulo II aqueles que mais a marcaram, por isso, o fato de as duas canonizações acontecerem juntas é motivo de muita alegria e de preparação em casa.
Segundo Jarison de Lima Brito, 20, bisneto de dona Francisca, a centenária é um exemplo de fé. Há mais de 80 anos, ela reza o terço de São João Batista, do qual é devota, uma demonstração de sua fidelidade e dedicação. "As tradições que ela viveu no passado, eu vivo no presente. Herdei sua fé em Deus. Não é qualquer pessoa que pode acompanhar dez papados e agora vivenciar duas canonizações, celebrações muito especiais para todos nós", relata.
Festa
Em Fortaleza, a comemoração pela canonização acontecerá, no domingo, no Condomínio Espiritual Uirapuru, a partir das 15h, com a oração do Terço da Misericórdia. A programação conta ainda com as apresentações musicais dos cantores Paulo José, Naldo José, Suely Façanha e Ministério de Música Shalom. A entrada é gratuita.
Diário do Nordeste

Comentários