Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 20, 2019

Festa Literária de Paraty homenageará este ano Euclides da Cunha

O autor, Euclides da Cunha, cunhou a expressão ao narrar a bravura do sertanejo ao enfrentar o Exército, em uma guerra desigual pela permanência em Canudos Por Agência Brasil

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte". A frase que se tornou símbolo da resiliência do nordestino diante da seca foi escrita há quase 120 anos nas páginas de Os Sertões. O autor, Euclides da Cunha, cunhou a expressão ao narrar a bravura do sertanejo ao enfrentar o Exército, em uma guerra desigual pela permanência em Canudos. Na obra, um clássico da literatura nacional, Euclides enfrentou o próprio preconceito para enxergar o conflito. Aos poucos, ele próprio baixou a guarda e deixou o leitor ver como a situação desafiou a visão que tinha do Brasil. Pela dimensão de Os Sertões, Euclides da Cunha será o homenageado este ano pela 17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Será entre os dias 10 e 14 de julho, na tradicional cidade histórica do sul do Estado do Rio. Paraty este ano pode se torna…

Cearense Karim Aïnouz lança filme com Fernanda Montenegro, em Cannes, nesta segunda (20)

O diretor mostra o novo longa "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", que traz Fernanda Montenegro no elenco



O diretor cearense Karim Aïnouz estará devolta a Cannes nesta segunda-feira (20) para apresentar seu novo filme, "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", que traz como protagonista a atriz Fernanda Montenegro. "Em 2002, estreei meu primeiro longa, Madame Satã, em Cannes, também em Um Certo Olhar, e foi numa segunda-feira." Ao longo desses 17 anos, Aïnouz firmou-se como um dos grandes autores brasileiros de sua geração, com filmes como "O Céu de Suely" e o visceral "Praia do Futuro". Agora, ele volta com outro retrato de mulher, ou mulheres, no plural. Embora baseado num romance - de Martha Batalha -, o filme tem muito de autobiográfico.

Quando sua

Cinema exibirá Massacre de Christchurch

O autor também é produtor de 'Clash', sobre a queda do presidente egípcio islamita Mohamed Mursi em 2013.

Mesquita de Al Noor atacada na Nova Zelândia. (AFP/Arquivos) O ataque à mesquita neozelandesa de Christchurch, em que um supremacista branco matou 51 pessoas em março, será levado ao cinema, anunciou seu produtor na revista Variety, à margem do Festival de Cinema de Cannes. "Hello brother" contará a história de uma família de refugiados que foge do Afeganistão para encontrar refúgio na Nova Zelândia, onde é vítima do massacre. "Em 15 de março, em Christchurch, o mundo inteiro testemunhou um crime contra a humanidade", disse o produtor egípcio Moez Masud à Variety. "Hello brother" é "apenas uma etapa do processo de cura para que um dia possamos nos entender melhor e entender as causas profundas do ódio, do racismo, do supremacismo e do terrorismo", disse ele. O título do filme é baseado no que disse um idoso afegão ao terrorista quando…

Overdose à moda da casa

No Brasil, uma potência do narcotráfico, morre-se pouco de overdose.


A maioria dos casos de overdose tem sido causada pela droga sintética K2 ou Spice. Por Marco Lacerda* Overdose é o termos em inglês utilizado cientificamente para se denominar a exposição do organismo a grandes doses de uma substância química, seja ela um medicamento, uma droga ou outras substâncias. Tal exposição pode provocar a falência de órgãos vitais como coração e pulmões, sendo uma das principais causas de morte entre dependentes químicos. A overdose pode ser acidental ou provocada, fatal ou não, sendo difícil estabelecer um critério para cada uma dessas situações. Na maioria dos casos, ela ocorre quando o usuário busca maiores efeitos, perdendo o controle das doses, encaminhando-se às vezes acidentalmente e outras vezes consciente do risco que corre para quadros que poderão levá-lo à morte. Uma cena registrada recentemente no New Haven Green, um parque central localizado ao lado da Universidade de Yale, foi caó…