Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 13, 2020

Guerreiros sem brio

Por Carlos Delano Rebouças*

Sempre quando assisto aos filmes os quais retratam nações que lutavam armados para defender seu povo e sua honra, o que mais me chama atenção é a explícita demonstração de patriotismo de guerreiros em prol da defesa dos interesses de seu povo.

Quantas vezes estavam inferiorizados numericamente? Mas continuam firmes e fortes acreditando, quem sabe, na derrota, contudo certos que lavarão suas honras com muito sangue.

Nessa luta nem sempre com armas se consegue vencer. Vence-se também com uma defesa estratégica e inteligente. Assim foi Tróia por muitos anos. Assim Robin Hood mostrando nos diversos filmes reeditados aos quais assistimos.

Vindo para a nossa atualidade, vemo-nos como esses guerreiros nessa luta contra um vírus. Não que seja uma guerra entre nações, pois estas até parece que deram uma trégua diante da potência de um inimigo maior, invisível e ao mesmo visível aos nossos olhos, que nos faz enxergar suas vítimas se sentirem impotentes mesmo se acha…

O impacto da Covid-19 nas plataformas sociais

Como influenciadores digitais usam publicidade ilícita em transmissões de 'lives' Menores de idade podem ficar expostos a conteúdo inadequado em transmissões ao vivo (Valter Campanato/Abr)
Caio César do Nascimento Barbosa e Michael César Silva*
O panorama atual ocasionado pela crise do novo coronavírus é sentida em todos os setores. Para diminuir o impacto de uma iminente recessão econômica, fornecedores de produtos e serviços – a maioria com estabelecimentos fechados – precisam se reinventar e remodelar o modus operandi para o cenário atual.
Mudanças bruscas de comportamentos já são presenciadas ao redor do globo nas últimas semanas, como o recente hábito de lavar as mãos com frequência e manter distâncias seguras de outras pessoas. Com o isolamento social, como medida para conter a propagação do vírus, percebe-se aumento exponencial das vendas pelo modelo do e-commerce.
Conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), muitos varejistas registraram aume…

A Peste

No décimo ano da Guerra de Troia, ainda era difícil constatar qual dos dois lados encontrava-se em situação mais vantajosa, se os gregos ou os troianos. Agamenon, o comandante supremo do exército grego, recebera a bela Criseide como espólio de guerra, e por ela estava encantado. No entanto, Criseide era filha de Crises, um respeitado sacerdote de Apolo, em Troia. Em razão disso, tomado de coragem, Crises foi ao acampamento grego, pedir a Agamenon que lhe devolvesse a filha. Ocorre que, o sacerdote foi humilhado pelo rei de Micenas, que se recusou a entregar Criseide ao pai, afinal, era ela seu prêmio por direito, obtida como despojo de guerra. Indignado com o ultrajante tratamento que lhe dispensara Agamenon, Crises invocou o deus Apolo e pediu que vingasse tamanha desonra feita a um sacerdote seu. Durante nove dias, o deus Apolo fez sentir a sua ira contra Agamenon, lançando uma terrível peste que se abatera sobre os soldados gregos, os quais morriam repentinamente, aos montes. Enqu…

Arquitetar mudanças

O mundo parou por causa de um novo vírus, mas a necessidade de mudanças não é de agora A velocidade acelerada das mudanças no mundo contemporâneo é reconhecida de modo consensual e, por vezes, há um sentimento de certa incapacidade para acompanhar as transformações, que se configuram em desafio, até mesmo para as sinapses cerebrais, com suas conexões em número maior do que o de estrelas em uma galáxia.  Essa impressionante velocidade das mudanças vem da inteligência humana. Um fenômeno que, ao ser contemplado, permite constatar admiráveis avanços da tecnologia e da ciência, nos muitos saberes, com quantidade de conquistas, nas últimas décadas, que séculos inteiros foram incapazes de alcançar. Mas, surpreende e se configura em intrincado nó à inteligência contemporânea o nível destruidor do obscurantismo reinante na atualidade pelo mundo afora. Oportuno é evocar um remédio com força terapêutica para vencer esse mal: a humildade advinda da atitude de reconhecer o limite do próprio sabe…