Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2017

ABL e Universidade de Salamanca, Espanha, realizam Jornada Literária García Lorca, no Rio de Janeiro

Imagem
A Academia Brasileira de Letras e o Centro de Estudos Brasileiros (CEB) da Universidade de Salamanca, na Espanha, realizarão, com a participação de Acadêmicos e convidados, a Jornada Literária García Lorca. O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, fará a apresentação. O evento está programado para se realizar das 14 às 17h45min, na sede da ABL, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Centro, Rio de Janeiro. As duas entidades mantêm convênio de cooperação cultural e literária. O encontro está programado para o dia 8 de novembro, quarta-feira, no Salão Nobre do Petit Trianon, e terá a participação dos Acadêmicos Domício Proença Filho, Presidente da ABL, Professor Manuel Portillo Rubio, Acadêmico Marco Lucchesi e Professor Antonio Maura (Sócio Correspondente da ABL), sob coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado. O programa: Abertura: Acadêmico e Professor Domício Proença Filho (Presidente da Academia Brasileira de Letras) Coordenação: Acadêmica e escritora Ana Ma…

Primeira dama de Porto Rico diz que Paulo Coelho escreveu ‘Cem anos de solidão’

Imagem
Opa, agora mesmo disse Cem anos de solidão, é de Gabriel García Márquez, não Paulo Coelho, me enganei – Beatriz Rosselló, primeira-dama de Porto Rico. O engano da esposa do governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, fez muitos porto-riquenhos morrerem de rir em tempos de extremas dificuldades para a ilha depois da passagem do arrasador furacão Maria. Na sexta-feira, dia 3, em uma entrevista à rádio WKAQ, Beatriz Rosselló, de 32 anos, falava sobre sua iniciativa Unidos por Porto Rico e lhe perguntaram se pensava em verter para o inglês a canção da campanha de apoio ao povo porto-riquenho. Respondeu: “Assim como Paulo Coelho fez com seu livro Cem anos de solidão, sim, em inglês, e chegou a mais pessoas, entendemos que sim, que vamos fazer a música em inglês, com artistas dos Estados Unidos também”. Alguns minutos depois lhe passaram um bilhete. Desdobrou e disse sorrindo, sem qualquer encabulamento, a frase com a qual este artigo começa. Em questão de horas, virou trend topic no Twitter…

Centro Dragão do Mar recebe mostra de São Paulo com artistas internacionais

Imagem
Com realização no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma nova etapa nacional das itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo – Incerteza Viva acontece de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018.
Trazendo um recorte de 15 artistas e coletivos, a mostra terá abertura no dia 7 às 18h, com mediação do curador Jochen Volz – responsável pela última edição da Bienal, em 2016. Às 21h, o Dragão do Mar realiza show com o grupo Baião de Dub, no Ateliê dos Museus.
Foram selecionados para integrar a exposição: Antonio Malta Campos, Bárbara Wagner, Charlotte Johannesson (Suécia), Felipe Mujica (Chile), Francis Alÿs (Bélgica), Gilvan Samico (Brasil), Güneş Terkol (Turquia), Grada Kilomba (Portugal), Jonathas de Andrade (Brasil), Michal Helfman (Israel), Misheck Masamvu (Zimbábue), Mmakgabo Helen Sebidi (África do Sul), Pierre Huyghe (França), Rachel Rose (EUA), Vídeo nas Aldeias e Wilma Martins.
A curadoria geral de Jochen Volz foi responsá…

Netflix anuncia nova série ambientada no Brasil de 1950

Imagem
Netflix anunciou nesta segunda (6) a produção de uma nova série original brasileira. "Coisa Mais Linda", um romance de época que traz uma era de ouro na história do país para o centro das atenções, está com filmagens previstas para começar em 2018. A história é situada no final da década de 1950 e no início dos anos 1960, durante o surgimento e a revolução cultural da Bossa Nova no Rio. "Coisa Mais Linda" acompanha Maria Luiza, uma mulher conservadora e obediente que sempre dependeu de seu pai, Ademar, e de seu marido, Pedro. Quando Pedro desaparece, Maria Luiza precisa viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro, onde o marido tinha planejado abrir um elegante restaurante. Contrariando o seu bom senso  - e para o sofrimento de seu rígido pai –, Maria Luiza decide ficar no Rio e dedicar-se a transformar a propriedade de Pedro em uma casa noturna de Bossa Nova. É essa decisão que marca o despertar de uma apaixonada transformação em Maria Luiza, uma mudança influenciada…

Unindo obras da última década, o artista visual Rian Fontenele lança livro

Imagem
Na obra do artista visual Rian Fontenele, a antítese surge como importante ferramenta de interpretação. Como num jogo de claro e escuro, o cearense busca os opostos para construir seu olhar poético. “Eu penso no contraponto. Se eu falo em silêncio, respondo com algazarra. Quando falo em ausência, no meu entender, falo também do excesso de memórias”, ilustra. Na noite de hoje, ele torna ainda mais concreto o intangível que permeia suas pinturas com o lançamento do livro Ausência [Memórias Ancoradas]. A publicação reúne, em 168 páginas, imagens das obras de Rian intercaladas com ensaios, poemas e entrevista. O livro será lançado, às 19 horas, no Ateliê-casa do artista, na rua Maranguape, no Centro - local muito presente no trabalho impresso. Ausência é um projeto gestado desde 2011, mas só agora chega ao público. “Eu percebi que ainda era cedo para mostrar o que eu queria. (O livro) é um apanhado dos últimos dez anos e mostra um pouco do meu processo (de criação). De certa forma o livr…

"SIM" à força do Evangelho

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Cresce a consciência de que a vida humana é uma verdadeira aventura, à medida que os cristãos compreendem a proposta do grande mergulho em Deus, nos passos de Jesus de Nazaré, no mistério da cruz, de viver a fé em comunidades, na busca da glória e da felicidade definitiva. Eis a aventura que os transforma em bem-aventurados, esperançosos de participar da comunhão eterna. É a felicidade apocalíptica, a da veste nova do batismo, lavada e alvejada no sangue do Cordeiro, juntando-se à multidão dos que já foram glorificados. São os apelos de Deus por uma vida santa. Podemos tomar como exemplo o Evangelho de Marta e Maria, que, no ensinamento de Jesus a Marta e aos cristãos, todos possam ser convertidos. Jesus não censura o trabalho de Marta, mas apenas quer revisar sua vida, como um presente do Pai para todas as pessoas que nele acreditam e por ele são capazes de se aventurar, na entrega da própria vida (cf. Lc 10, 38-42), não podendo ir contra, pelo contexto didátic…

Instituto Biológico festeja hoje 90 anos de pesquisas para o agronegócio

Imagem
Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil O Instituto Biológico (IB) completa hoje (6) 90 anos de atividades. Criado para desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o agronegócio, ele é uma referência no país nas áreas de sanidade animal e vegetal.

O instituto Biológico é responsável também pela formação de cientistas, e a data será celebrada nesta segunda-feira, a partir das 15h, na sede da entidade, na Vila Mariana, em São Paulo. A comemoração ocorrerá antes de um seminário que pretende discutir os desafios do agronegócio no Brasil. Durante o evento, será lançado o livro Instituto Biológico – 90 anos Inovando o Presente.

A ideia de se criar um instituto tecnológico e de pesquisa em São Paulo destinado ao desenvolvimento das áreas de sanidade animal e vegetal surgiu pela necessidade inicial de tratar o café. Em 1924, uma praga chamada broca, que perfurava as cerejas do café, apareceu nos cafezais paulistas. Para combatê-la, foi criada uma comissão - for…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária