Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 17, 2017

A mostra "Coleção Airton Queiroz" , que reúne 251 obras, pode ser vista até domingo, no Espaço Cultural Unifor

Imagem
A abrangência da mostra "Coleção Airton Queiroz", que faz o percurso pelas salas de exposição do Espaço Cultural Unifor, onde está em cartaz, assemelha-se a uma viagem. E o percurso não é apenas geográfico, por cada parte do Brasil e alguns lugares do mundo, mas também pelo tempo. A trajetória abrande cinco séculos de arte, do barroco à arte contemporânea. O conjunto das 251 obras apresenta uma multiplicidade de técnicas e estéticas, registrando o olhar de artistas e movimentos da Europa, da América Latina e, dentro desta, sobretudo do Brasil. A mostra está em seus últimos dias. Pode ser vista até domingo, no espaço cultural, localizado no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). A visitação é gratuita. "A exposição Coleção Airton Queiroz segue atraindo um público expressivo ao Espaço Cultural Unifor", comenta Randal Pompeu, vice-reitor de extensão da Unifor. "A Mulher de Cabelos Verdes", pintura de 1916 de Anita Malfatti é a obra símbolo da exposiçã…

Morre Jannis Kounellis, 80, um dos últimos remanescentes da arte povera

Imagem
Um dos grandes nomes da arte povera, o artista grego Jannis Kounellis morreu nesta quinta, aos 80, em Roma, onde vivia desde a década de 1950. Foi na Itália, aliás, ao lado de nomes como Michelangelo Pistoletto, Alberto Burri e Giuseppe Penone, que Kounellis construiu sua obra plástica num dos movimentos mais marcantes da história da arte do pós-Guerra. Famoso pelo uso de materiais não convencionais, de tambores usados por uma escola de samba no Rio a cavalos de verdade que levou a um centro cultural em Londres, Kounellis dizia que suas instalações eram exemplos de pintura que seguia outra lógica. Ele se firmou no panteão das artes visuais em meio à onda de contestação que varreu a arte europeia depois da Segunda Guerra, aquilo que o crítico italiano Germano Celant depois resumiu como arte povera, ou arte pobre, vanguarda que ganhou corpo naquele país nos anos 1970. Numa Itália ainda destroçada pelo conflito, o artista questionava a ideia de arte como indústria de criação de objetos …

Cearense lança livro de poesia que mescla o tradicional com o moderno

Imagem
Aspectos comuns do dia a dia são abordados nas poesias da escritora Íris Cavalcante. A cearense vai lançar o livro“Vento do 8º andar” nesta sexta-feira, 17, às 18h no shopping RioMar Fortaleza. A coletânea de poesia mescla a estrutura parnasiana com a modernista, ao mesmo tempo, que retrata aspectos comuns do Nordeste.  Em entrevista ao O POVO Online, Íris explica que gosta de falar da sua origem e de outras cidades que ela considera como “segunda casa”. As observações dos municípios de Baturité, Sobral e Fortaleza são representados por meio dos sonetos e versos livros da obra.  Apesar das cidades estarem representadas, as estruturas poéticas são as que mais representam o livro. “Mostrar a composição mais parnasiana e mais rígida. A proposta rígida me atrai. E aí, mesclo a poesia mais rígida da parnasiana com a contemporânea e, no fim, percebo que as duas se complementam”, detalhou ao O POVO Online. Serviço Lançamento do "Vento do 8º andar" Local: shopping RioMar, av. Desemb…

'Thriller', de Michael Jackson, bate recorde de 33 milhões de cópias nos EUA

Imagem
Álbum conta com alguns dos maiores sucessos da história como "Beat It" e "Billie Jean". O disco foi lançado durante uma época de ouro para a comercialização da música, estimulada pela promoção de produções no canal MTV. (Divulgação)
O lendário álbum de Michael Jackson, "Thriller", alcançou, nesta quinta-feira (16), um novo recorde ao atingir a marca de 33 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos desde seu lançamento em 1982.
A Associação da Indústria de Gravação americana anunciou a cifra recorde alcançada pelo disco um ano após começar a ser divulgado online.
"Thriller", que conta com alguns dos maiores sucessos da história como "Beat It" e "Billie Jean", parece estar perto de perder sua coroa como o álbum mais vendido de todos os tempos.
O disco foi lançado durante uma época de ouro para a comercialização da música, estimulada pela promoção de produções no canal MTV.
As vendas do álbum caíram na última década, em paralelo co…

Lei do Novo Ensino Médio é publicada no Diário Oficial

Imagem
A lei flexibiliza a grade curricular do ensino médio, permitindo que o estudante escolha parte das disciplinas que irá cursar.
Outro pilar da norma é ampliar a oferta de turno integral de 800 horas para 1,4 mil horas anuais. (Divulgação)
O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17) traz publicada a Lei 13.415/2017, que estabelece novas diretrizes e bases para o ensino médio no país. Sancionada na quinta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, a lei flexibiliza a grade curricular do ensino médio, permitindo que o estudante escolha parte das disciplinas que irá cursar. 

O texto sancionado divide o conteúdo do ensino médio em duas partes: 60% para disciplinas comuns a todos, a serem definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e 40% para que o aluno aprofunde seus conhecimentos em uma área de interesse, entre as opções Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Profissional. 

Outro pilar da norma é ampliar a oferta de turno integral de 800 hor…

Dia da Mulher será comemorado no Vaticano

Imagem
Participantes de todo o mundo discutirão o papel da Mulher na luta pela paz e pelo desenvolvimento Da redação, com Rádio Vaticano O Dia Internacional da Mulher será comemorado também no Vaticano. No dia 8 de março, terá lugar na Casina Pio IV, nos jardins vaticanos, mais uma edição de “Vozes de Fé”. Trata-se de um evento promovido pela Fundação Fidel Götz, que organiza para esta ocasião uma tarde de música e de testemunhos oferecidos por mulheres que lutam pela paz e o desenvolvimento. A edição de 2017 é intitulada “Misturando as águas. Fazendo o Impossível, Possível”. A abertura será feita pelo Prepósito-Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa. A primeira parte será composta por testemunhos de mulheres promotoras de paz, com o título “O que o amor pode fazer”. A segunda parte será dedicada às “vozes de fé de todo o mundo”. O continente latino-americano será representado por Paula Moreno, colombiana, fundadora e presidente de “Manos Visibles”. O encerramento será feito pelo jesuí…

Consulta pública sobre o Enem termina nesta sexta

Imagem
Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil Qualquer pessoa interessada em opinar sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até hoje (17) para participar da consulta pública sobre a prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A consulta foi aberta no dia 18 de janeiro, pela internet, e o Inep enviou e-mail convidando os 6,1 milhões de participantes do Enem 2016 para se manifestar sobre aspectos que podem ser mudados no exame. Com base nas respostas, o Ministério da Educação poderá modificar o exame ainda este ano. Uma das principais mudanças poderá ser a aplicação das provas em apenas um dia, com 5 horas e 30 minutos de duração. Atualmente, o Enem é aplicado em dois dias – um sábado e um domingo. A prova também poderia ser menor e ter, no máximo, 100 questões – hoje são 180. Em todos os casos a redação será mantida. Na consulta pública, há quatro questões sobre o Enem. Na primeira, a pessoa define o formato, de …

Em Minas, Partido da Mulher é punido por não promover participação feminina

Imagem
Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil O Partido da Mulher Brasileira foi punido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) por não respeitar, em suas inserções na televisão, o tempo mínimo obrigatório para promoção da participação da mulher na política. Em decisão da semana passada, foram cassados 9 minutos da propaganda da legenda. A punição deverá ser cumprida no segundo semestre deste ano. De acordo com a Lei 13.165/2015, as inserções partidárias em rádio e televisão devem dedicar às mulheres ao menos 20% do tempo da propaganda. O descumprimento desta regra pelo PMB ocorreu no primeiro semestre do ano passado.  Segundo o TRE, a legenda levou ao ar em Minas Gerais um programa que "promoveu a exaltação das figuras dos filiados Weliton Prado e Ismar Prado, com destaque dos seus feitos, em detrimento dos projetos e ideologias do próprio PMB". A punição ao partido também levou em conta a promoção pessoal de detentores de mandato eletivo, o que contraria a…

“Meu país acabou”, diz refugiado sírio que mora nos Estados Unidos

Imagem
Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil “Mesmo que voltasse hoje, eu não teria mais o meu país porque a Síria acabou. Meus amigos e familiares morreram ou, com sorte, estão espalhados pelo mundo”. Com essa frase, Samir Al Jahmani, de 46 anos, refugiado sírio nos Estados Unidos, resume o que sente sobre seu país de origem, de onde saiu há cinco anos fugindo da guerra. Ele recebeu a Agência Brasil no apartamento onde vive em Atlanta, desde agosto do ano passado, com quatro dos cinco filhos e a esposa Monawer Al Jahmani, de 42 anos. O refugiado sírio Samir Al Jahmani, ao lado do filho Mayas. A família vive nos Estados Unidos desde o ano passadoLeandra Felipe/Correspondente da Agência Brasil O choro vem fácil quando ele se lembra da terra natal e da guerra no país. Em 2011, Al Jahmani deixou Daraã – cidade no Sul da Síria onde se iniciou o levante dos rebeldes no pré-guerra e quando começaram os protestos e a repressão. “Todas as noites, quando coloco a minha cabeça no travesseiro pa…

Cearense desenvolve ferramenta gratuita de entretenimento dentro do Facebook Messenger

Imagem
O Messenger Match facilita interações dentro do aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook. Com três meses de criação, já possui mais de 100 mil usuários.Foto: DivulgaçãoMessenger Match foi desenvolvido por empresa cearense Ficar na frente do computador, em casa, sozinho, para procurar novas amizades ou paquera na internet tornou-se coisa do passado. Com a tecnologia móvel, a possibilidade de encontrar uma pessoa vai aonde você quiser. Com o objetivo de ajudar na socialização, um cearense desenvolveu uma espécie de catálogo de encontros online. Marlos Távora, fundador da empresa cearense Chatbot Maker, utilizou as vantagens da tecnologia de chatbots para criar o Messenger Match, ferramenta dentro do Facebook Messenger.
O Messenger Match pode ser considerado o primeiro chatbot de paquera do Brasil. Ele foi desenvolvido em novembro de 2016. Em três meses, já conquistou mais de 100 mil usuários únicos em diversos estados brasileiros e até em outros países, como Estados Unidos e Fil…

Mais Visitadas

A Palavra Não

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB

Por Enem, governo adia início do horário de verão para 18 de novembro