Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2018

I Encontro Quadrinhos em Sala de aula acontece em Fortaleza

Imagem
Da Turma da Mônica aos super-heróis da Marvel e DC, os quadrinhos foram, para muitos de nós, porta de entrada para a leitura. E foi pensando no potencial pedagógico dos quadrinhos que o escritor e editor Raymundo Netto, gestor de projetos da Fundação Demócrito Rocha (FDR), idealizou o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, ofertado pela Fundação. Para Raymundo, é nessa familiaridade que reside o atrativo dos quadrinhos ao ser levado para a sala de aula. “As pessoas acompanham desde criança, por isso têm uma leitura facilitada, já entendem os recursos e o professor pode usar isso”, explica. Realizado todo a distância, o Curso Básico despertou o interesse do público acima das expectativas iniciais dos organizadores. “O nosso curso teve uma resposta e uma visibilidade muito grande”, enfatiza. “Mais gente utiliza isso do que pensávamos. Os professores estão montando gibitecas, fazendo fanzines. Eles já estão fazendo isso e tendo resultados”, conta. A culminância do processo acontece am…

Colégio Loyola recebe exposição de peças de histórias infantojuvenis

Imagem
Livros, ilustrações diversas, aquarelas e miniesculturas da artista Silvana de Menezes já estão compondo as vitrines dos espaços Sala Portinari e Passinho das Artes no Colégio Loyola, em Belo Horizonte. A mostra gratuita estreou no dia 25 de junho e fica em cartaz até o dia 11 de julho. São mais de 40 peças de histórias infantojuvenis, das atuais às mais antigas e raras da ilustradora, que também é escritora, artista plástica, roteirista e cenógrafa. Silvana de Menezes separou para essa exposição seus principais personagens: Cabelinho Vermelho, Joana e o pé de feijão, a trilogia de Finóquio, Lucrécia, Vandra Vamp e Astrúbal são alguns deles. A grande capacidade criativa e os detalhes dos desenhos da artista são os principais pontos que levaram a curadora da MILL e professora de Artes do Colégio Loyola, Amanda Lopes, a convidá-la para o evento:  “Algumas pessoas têm sensibilidade tão apurada que são capazes de materializar toda a narrativa em imagens. As técnicas utilizadas podem ser …

'O Sonho, a Vida, a Roda Viva - MPB4 50 anos ao vivo' no Sesc Palladium

Imagem
Os últimos dois anos foram dos mais produtivos para o MPB4, do alto de seus mais de 50 anos de serviços prestados à boa música brasileira, ou seja, à MPB – sigla que o próprio quarteto criou e que acabou ganhando vida própria. Em maio de 2016, o grupo, agora formado por Aquiles Reis (voz), Dalmo Medeiros (voz e viola), Miltinho (voz, violão, direção musical) e Paulo Malaguti Pauleira (voz, teclado, direção musical), lançava o CD O Sonho, a Vida, a Roda Viva. Um ano depois, "O Sonho, a Vida, a Roda Viva - MPB4 50 anos ao vivo" está sendo lançado em CD e DVD, pela dobradinha MP,B Discos/Som Livre. Depois de levar a quarta estatueta do Prêmio de Música Brasileira na categoria de Melhor Grupo de MPB, o MPB4 também volta aos palcos, agora para celebrar o lançamento do álbum em CD, DVD e nas plataformas digitais. "O Sonho, a Vida, a Roda Viva MPB4 50 anos ao vivo" reúne canções lançadas no álbum de estúdio (de 2016),como Milagres (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), Des…

Associação Cia. Vidança encerra ciclo de cursos com evento para a comunidade

Imagem
Modificar realidades sociais incluindo a arte no cotidiano de crianças, jovens e adultos é a missão da Cia. Vidança, uma associação sem fins lucrativos, que existe há 38 anos e transformou o solo salino da Barra do Ceará, em um projeto fértil e transformador. Sob a administração da professora e coreógrafa Anália Timbó, a ONG atende por mês mais de 150 pessoas do bairro Vila Velha e do entorno, trabalhando a sensibilidade e incentivando a inclusão social utilizando do aprendizado de linguagens artísticas e culturais para protagonizar essa comunidade. A culminância de um ciclo dessas ações acontece no próximo dia 6 de julho, na “Praça do Vidança”, a mostra reúne apresentações oriundas de sete oficinas, que tiveram início dia 18 de julho, sendo elas: Dança Clássica, Danças Dramáticas, Danças Urbanas, Contação de Histórias, Dança Funcional, Artes Manuais, Capoeira, além de quadrilha Fuxico Junino, quadrilha infantil e grupos de dança convidados, bazar e comidas típicas. O evento gratuito…

Desigualdade social contribui para o círculo vicioso da corrupção

Imagem
O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, disse que a desigualdade social no país contribui para o círculo vicioso da corrupção. Ele participou hoje (4) do Fórum do jornal O Estado de S. Paulo sobre compliance, na capital paulista. Para o ministro, as experiências de outros países que viveram o mesmo problema mostram que grandes crises – como a que o Brasil vive – são comuns antes que se deixe a corrupção para trás. Ele explica que o círculo vicioso inclui de desconfiança generalizada da população em seus líderes à lógica particularista. “Isso [lógica particularista] explica os agentes envolvidos em corrupção, porque eles não entendem o dinheiro como da sociedade”, disse. Outro fator que intensifica o círculo vicioso é a forte polarização de pensamentos na sociedade brasileira atual. “Ou você é Flamengo ou Vasco, ou direita ou esquerda, o que dificulta muito o diálogo racional, fica difícil buscar um consenso”, declarou. O ministro defendeu que…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira