Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 23, 2017

Advogado cria app para coletar e conferir apoio a projetos de iniciativa popular

Imagem
Por Fernanda Calgaro, G1, Brasília
Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o advogado Márlon Reis criou um aplicativo de celular gratuito para colher assinaturas digitais de apoio a projetos de iniciativa popular (veja ao final desta reportagem uma reprodução de como será o programa). O lançamento do app "Mudamos" está previsto para 20 de março. Por meio do programa, o cidadão poderá manifestar apoio a diferentes propostas, desde que informe: nome completo;número do CPF;número do título de eleitor. De acordo com o criador do aplicativo, cada celular será identificado e só poderá gerar uma assinatura de apoio por projeto. A ideia do programa, explica Márlon Reis, é evitar situações como a ocorrida com o pacote de medidas anticorrupção. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o projeto, que já havia seguido para o Senado, teve de ser devolvido à Câmara porque as assinaturas de apoio (mais de 2 milhões) não tinham sido conferidas e porque o conteúdo havia sido desfigurado…

Máscaras de super-heróis 'dão poder' a crianças na luta contra o câncer

Imagem
Máscaras estilizadas estão ajudando crianças na luta contra o câncer no maior hospital público de Sergipe. Com ela, os superpoderes dos personagens das histórias de ficção são transferidos para os heróis de verdade, que se enchem de coragem e força durante o tratamento de radioterapia. A adaptação dos acessórios começou este ano no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Durante as sessões contra tumores na cabeça, pescoço ou face, é preciso ficar imóvel para que radiação atinja sempre o mesmo local do planejamento. Cada máscara termoplástica é moldada no formato do rosto do paciente para que o encaixe seja perfeito. “As crianças têm bastante energia e ficam agitadas. Por isso, muitas vezes é necessária a aplicação de anestesia geral diariamente durante todo o tratamento, o que torna as sessões de radioterapia mais demoradas e complicadas. Infelizmente, para as crianças o conceito da máscara é assustador porque ela é branca e de aspecto estéril”, explicou o médico radio-oncologista, …

"Coleção Dicionários" lança volume sobre Oswald e Mário de Andrade

Imagem
Com mais de 50 mil exemplares distribuídos em escolas, universidades e instituições culturais, a Coleção Dicionários já lançou compilações com verbetes sobre a obra de mais de uma dezena de autores da literatura brasileira e universal, como Erico Verissimo (1905 – 1975), Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) e Miguel de Cervantes (1547 – 1616). Mais um volume da série acaba de ser publicado, desta vez sobre dois escritores, com Mário de Andrade e Oswald de Andrade: texto e contexto da modernidade. Apesar de terem juntos mudado os rumos da literatura brasileira com a Semana de Arte Moderna de 1922, Oswald de Andrade (1890 – 1954) e Mário de Andrade (1893 – 1945) desenvolveram animosidades, rompendo relações definitivamente em 1929.  – Os dois era um caso de ódio não correspondido. É certo que em algum momento Oswald foi cruel com Mário, mas ambos foram a alma do movimento modernista, por isso o livro tinha que ser pensado com eles juntos – afirma Luiz Coronel, editor da coleção. A …

Temática nerd é inspiração para artistas cearenses

Imagem
Se para muitas pessoas o gosto por desenhos animados, quadrinhos e outros conteúdos que consumimos quando crianças ficou apenas na infância, para outros, os personagens e os traços das imagens não apenas fazem parte de sua rotina como são parte fundamental de suas profissões. Para a tatuadora Ana Clara Felix, a afinidade que sempre teve com a temática nerd se tornou um diferencial em seu trabalho. Já para o designer e ilustrador Ricardo Lira, é a essência do que se propõe a fazer. 
O público? Outros apaixonados pela cultura nerd. Pessoas que gostariam de se transformar no personagem de seu desenho favorito ou gravar na própria pele elementos do desenho, filme ou livro que lhe marcou. Conheça o trabalho desses dois artistas cearenses que, com diferentes linguagens, viram suas paixões se transformarem em trabalhos de sucesso.
Desenho que será utilizado em um convite de casamento no Canadá

Você é o personagem No convite do casamento, os noivos, desenhados em traços de anime, interagem co…

Vaticano vai controlar uso impróprio e lucrativo da imagem do Papa

Imagem
Medida visa proteger imagem do pontífice para que sua mensagem chegue íntegra aos fiéis. Secretaria de Estado perseguirá quem usar de forma imprópria e com fins lucrativos a imagem do papa (AFP)
A Secretaria de Estado anunciou nesta quarta-feira que perseguirá todos aqueles que usam de forma imprópria e com fins lucrativos a imagem do Papa e dos escudos e emblemas oficiais da Santa Sé.
A medida foi anunciada em um comunicado e, segundo o escritório de imprensa do Vaticano, está dirigida a combater a venda de objetos nas ruas com a foto do Papa, assim como o uso dos emblemas papais "com fins lucrativos não autorizados", afirmou em uma nota posterior.
No comunicado, a Secretaria esclarece que se trata de uma medida que "não está relacionada" à recente campanha de ataques contra Francisco que utilizou cartazes anônimos com a foto do pontífice e foi lançada há duas semanas nas ruas do centro de Roma.
O Papa também foi alvo da divulgação por e-mail de uma falsa versão do &qu…

A experiência brasileira na acolhida aos migrantes

Imagem
Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Concluiu-se na quarta-feira (22/02), em Roma, o VI Fórum Internacional sobre Migrações e Paz, promovido entre outros pela Santa Sé. O evento, de dois dias de duração, começou na terça-feira com a audiência que o Papa Francisco concedeu aos participantes. Desenvolvimento e integração: este é o binômio proposto pelo Papa para enfrentar hoje o desafio das migrações. Mas um dos pontos que mais chamou a atenção dos participantes foram os quatro verbos indicados por Francisco que devem ser conjugados quando o assunto é migração: acolher, proteger, promover e integrar. Entre os participantes, havia inúmeros brasileiros, como a religiosa Ir. Rosa Martins, que falou da contribuição do Brasil neste Fórum. Ouça acima a entrevista, em que a scalabriniana também conta o que falou e ouviu do Papa Francisco ao saudá-lo. (from Vatican Radio)

Nasa anuncia descoberta de novo sistema solar com sete planetas

Imagem
Heloisa Cristaldo* - Repórter da Agência Brasil A agência espacial norte-americana, Nasa, anunciou hoje (22) a descoberta de um sistema solar com sete planetas de tamanhos semelhantes ao da Terra. Informações preliminares apontam que o  sistema está localizado em zona habitável, apresenta condições climáticas adequadas, estruturas rochosas e a possibilidade de conservar água em estado líquido em sua superfície. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva na sede da agência, em Washington, e publicados na revista Nature. A descoberta estabelece um novo recorde no número de planetas, em zonas habitáveis, encontrados em torno de uma única estrela fora do nosso sistema solar. O sistema de planetas batizado de Trappist-1 está localizado a cerca de 40 anos-luz (378 trilhões de quilômetros) da Terra, na Constelação de Aquário. Por estarem fora do nosso sistema solar, são conhecidos cientificamente como exoplanetas. De acordo a Nasa, a revelação pode ser uma peça importante no quebra-…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”