Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 14, 2017

Pedro Henrique Saraiva Leão lança seu nono livro, "Plíndola", marcado pelo espírito vanguardista

Imagem
Aos 79 anos, Pedro Henrique Saraiva Leão publica uma nova obra poética. É a nona, de uma produção poética que se inicia em meados dos anos 1950 e tem como livro de estreia "12 poemas em inglês" (1960). O poeta deu ao novo livro o título de "Plíndola". A palavra, como exclamação, foi tirada de uma montagem teatral do "Macunaíma", de Mario de Andrade. Nem Saraiva Leão, nem alguns dos primeiros leitores do livro encontraram o significado para a o vocábulo. Passou, portanto, a significar a coleção de "coesias" (uma alternativa para batizar os poemas, sem entrar no embate da crítica mais tradicionalista, a indagar - "o que é poesia?" - e a apontar cheia de autoridade - "isso é e aquilo não é um poema!"). Raízes Escolher uma palavra estranha como "Plíndola" para nomear seu livro - que o poeta diz ser o último que publica - pode parecer estranho, mas só àqueles que se esquecem da linhagem literária de Pedro Henrique Saraiv…

UFC é a 10ª melhor do País, segundo Ranking Web of Universities

Imagem
Conforme o Ranking Web of Universities, a Universidade Federal do Ceará (UFC) passou da 12ª para a 10ª posição entre as maiores instituições de ensino superior brasileiras. A lista é elaborada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão vinculado ao Ministério da Educação da Espanha. Os dados fazem parte da edição de janeiro deste ano. Os pesquisadores do CSIC avaliam diversas fontes de dados, levando em consideração critérios como número de resultados indexados de pesquisas, citações de autores, quantidade de backlinks originados por redes externas e quantidade de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas. No topo do ranking está a Universidade de São Paulo. Confira a lista completa. Também no ano passado, o Ranking Universitário da Folha já havia apontado a UFC como a 10ª melhor do País, avanço de uma posição com relação ao período anterior. O crescimento foi impulsionado principalmente pela melhora nos indicadores de ensino e inovação, bem como pelo…

Tribunal espanhol autoriza mulher a trabalhar com véu islâmico

Imagem
Um tribunal espanhol autorizou uma mulher muçulmana a trabalhar com véu islâmico, ao afirmar que a empresa em um aeroporto do arquipélago das Baleares violou seus direitos ao proibi-la de fazê-lo. Além disso, a sentença de 6 de fevereiro do Juizado Social de Palma de Mallorca, conhecida nesta segunda-feira, obriga a empresa espanhola Acciona a pagar mais de 12.000 euros em reparação de danos e restituição do salário que a mulher deixou de receber pelas sanções aplicadas por vestir o hijab. Ana Saidi Rodríguez, uma espanhola filha de pais marroquinos, trabalhava desde 2007 por temporadas para a Acciona, no balcão de atendimento ao público no aeroporto de Palma de Mallorca, capital da ilhas Baleares no Mediterrâneo. Em 2015, a mulher começou a trabalhar com o hijab, o véu que cobre apenas o cabelo, mas a empresa a proibiu alegando que não fazia parte do uniforme e "afetava seu aspecto profissional" diante dos clientes. Como o usou em várias ocasiões, a Acciona aplicou sanções…

Cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo têm epilepsia, alerta OMS

Imagem
Aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia, um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Os números, divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), posicionam a epilepsia como uma das doenças neurológicas mais comuns no planeta. No Dia Internacional da Epilepsia, lembrado hoje (13), a entidade alertou que quase 80% dos casos registrados globalmente estão em países de baixa e média renda. Os dados revelam que três quartos das pessoas com a doença que vivem nessas localidades não recebem tratamento adequado – ainda que o transtorno responda aos remédios em até 70% dos pacientes. “Em muitas partes do mundo, pessoas com epilepsia e suas famílias sofrem com o estigma e a discriminação”, destacou a OMS. Doença A epilepsia é caracterizada por convulsões recorrentes – breves episódios de movimento involuntário que podem envolver uma parte do corpo ou todo o corpo, algumas vezes acompanhados de perda de consciência e d…

Aprender a tornar as crianças missionárias

Imagem
Uma formação para animadores da Infância Missionária (IM) vai realizar-se na Oficina de São José, em Braga, no próximo dia 25 de fevereiro, entre as 10h00 e as 17h00. A sessão vai fornecer aos participantes ferramentas para «suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização».
«Crianças ajudam e evangelizam crianças. São as crianças em favor de outras crianças», explicam os promotores da Infância Missionária. A formação será dinamizada pelos membros do Secretariado Nacional das Obras Missionárias Pontifícias.
No decorrer da ação, os seus promotores vão procurar dar resposta a três questões: «Porque devemos falar da IM em Portugal?», «Como a IM pode ser complemento à nossa catequese?» e «Como podemos implementar e fazer com que a IM faça parte da nossa paróquia?». As inscrições podem ser feitas online até dia 21 de fevereiro.
Fátima Missionária

Papa escreve prefácio de livro sobre abusos sexuais

Imagem
Em prefácio de livro, Francisco pede perdão às vítimas e severidade com quem comete abusos sexuaisDa redação, com Rádio Vaticano Como pode um padre que serve Cristo e sua Igreja causar tanto mal? Como pode ter consagrado sua vida para conduzir as crianças a Deus e terminar por devorá-las num ‘sacrifício diabólico’ que destrói seja sua vítima como a vida da Igreja?”: é o que questiona o Papa Francisco no prefácio do livro “Perdoo-lhe, padre”. A obra foi escrita por Daniel Pittet, ex-sacerdote que quando jovem, foi vítima de abusos sexuais de um padre. “Algumas vítimas – prossegue Francisco – chegaram ao suicídio. Estes mortos pesam no meu coração, na minha consciência e na consciência de toda a Igreja. Às suas famílias, apresento meus sentimentos de amor e de dor e peço humildemente perdão. Para quem foi vítima de um pedófilo, é difícil contar o que sofreu e descrever os traumas ainda presentes, mesmo depois de tantos anos”. O Papa afirma ainda que o testemunho de Daniel Pittet é necessár…

Universidade abre programa de ensino superior para refugiados

Imagem
Programa da Universidade Federal de Santa Maria busca inclusão de refugiados e imigrantes, combatendo a desigualdade Monique Coutinho Da redação
Milhares de pessoas se deslocam de seus países como forma de refúgio para se protegerem de guerras, misérias, perseguições e até mesmo tentar uma vida melhor. Segundo dados divulgados pela Polícia Federal, em 10 anos o número de imigrantes no Brasil aumentou em 160%, totalizando 120 mil apenas em 2015. Já no ano seguinte, 8.863 refugiados se deslocaram até o país, provenientes de 79 nacionalidades distintas. Irmã Janete Ferreira, que trabalha com acolhimento a refugiados / Fonte: Arquivo pessoal Apesar do Brasil ser reconhecido em nível internacional por ter um povo acolhedor, de acordo com a coordenadora da Congregação Scalabriniana de São Paulo, que trabalha com o acolhimento de migrantes e refugiados, Irmã Janete Ferreira, o número dos casos de discriminação e xenofobia cresce no país. “Vem aumentando os casos de discriminação e xenofobia, …

Belo Horizonte interdita parque após suspeita de febre amarela em macaco morto

Imagem
Léo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil A prefeitura de Belo Horizonte anunciou hoje (13) a interdição do Parque Jacques Cousteau após encontrar um macaco morto no local. Foram coletadas amostras de material biológico para analisar se o animal tinha febre amarela. O parque fica no bairro Betânica, na região oeste da capital mineira. No seu entorno, também foram realizadas ações de zoonose para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir a doença em áreas urbanas. Este é o terceiro macaco encontrado morto em Belo Horizonte. Um deles teve diagnóstico positivo para febre amarela. Até o momento, não há registro de nenhum humano infectado na capital mineira. No entanto, em todo o estado de Minas Gerais, já são 991 notificações, das quais 198 foram confirmadas e 57 foram descartadas. As demais seguem sob análise. Diante do surgimento dos primatas mortos, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte vai reforçar a vacinação contra a febre amarela na capital. Será instalado…

Resultado do Fies já está disponível

Imagem
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Os estudantes selecionados têm até o dia 20 para concluir a inscrição no FiesArquivo/Agência Brasil O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017 já está disponível. A lista de pré-selecionados na chamada regular pode ser consultada no site do programa. Os estudantes não pré-selecionados foram automaticamente incluídos na lista de espera. Os pré-selecionados terão de amanhã (14) ao dia 20 para concluir a inscrição no Sistema de Financiamento ao Estudante. Para os que ficaram na lista de espera, o prazo é até o dia 3 de março. A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa. Cabe aos estudantes consultar os resultados e cumprir os prazos estabelecidos. O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensi…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária