Postagens

Mostrando postagens de Junho 26, 2018

Unicamp recebe espetáculo gratuito com mistura de dança, música e literatura

Imagem
Por G1 Campinas e Região 26/06/2018 09h48 Atualizado há 9 horas

Literatura do confronto: Depois de vender 300 mil na França, 'O fim de Eddy' chega ao Brasil

Imagem
ANDRÉ DUCHIADE (andre.duchiade@jb.com.br)
Sucesso flamejante na França, onde vendeu mais de 300 mil exemplares, traduzido em mais de 20 países, capa de alguns dos maiores jornais do mundo, chega ao Brasil “O fim de Eddy”, livro de estreia de Édouard Louis. Publicado em 2014, quando o autor tinha 21 anos, o romance autobiográfico conta, em estilo seco e brutal, as humilhações e ataques sofridos pela criança e adolescente gay de uma família pobre de Hallencourt, no norte da França.  No começo da história, Eddy Bellegueule é surrado e escarrado na escola. Tudo marca sua inadequação: sua voz é estridente, seu andar, saracoteado, sua vontade é de fazer dança e não futebol. Como diz uma vizinha, é bastante evidente para todos, principalmente para o próprio, que Eddy “não é como os outros”. Há, contudo, uma pressão sufocante por virilidade e ele tenta se ajustar, vendo jogos na TV, se obrigando a encontros com garotas, achincalhando outros jovens na escola para distrair as atenções.  Até 2012,…

Grupo Ânima de Bonecos oferece oficina na Vila das Artes, sobre as técnicas do teatro de sombras

Imagem
O teatro de sombras é uma das linguagens exploradas pelo grupo cearense Ânima, que há 20 anos trabalha com diversas técnicas de animação. Coletivo realiza ação formativa, em julho, na Vila das Artes, equipamento da Secultfor Conta a lenda que o imperador Wu Ti, da China, no ano 121 da era Cristã, ficou desamparado com a morte de sua bailarina favorita. Desconsolado, ordenou ao seu mago que a trouxesse de volta do reino das sombras. A ameaça de decapitação fez o homem buscar alternativas para satisfazer o seu imperador. Com a cabeça em risco, o servo usou pele de peixe e com ela confeccionou a silhueta de uma bailarina. No jardim do palácio, colocou-se uma cortina branca posta contra a luz do sol. Ao som de uma música, a sombra de uma bailarina apareceu movimentando-se com toda a leveza e graciosidade. Surgia assim teatro de sombras. O uso da luz e da escuridão são os princípios básicos do teatro de sombras. Ainda pouco difundido no Brasil, a arte milenar tem raízes orientais. Após rea…

Artista Tiago de Alencar (CE) realiza a exposição fotográfica e itinerante "Locus"

Imagem
por Felipe Gurgel - Repórter Fotografias de Tiago de Alencar, que compõem o projeto artístico multimídia Locus: olhar para aquilo que passa despercebido na correria do dia a dia O fortalezense Tiago de Alencar (34) percebia que o detalhe visual de Fortaleza, como em toda metrópole, normalmente passa despercebido pela população. Publicitário e músico, ele começou a lidar com a fotografia experimental e a registrar, a princípio sem pretensão de expor, a natureza de alguns lugares da cidade. Esse olhar deu origem ao projeto Locus, uma exposição de fotos "a céu aberto" que envolve QR codes (códigos que podem ser lidos pelo celular, para visualizar conteúdo) e instalações itinerantes. Uma parte das imagens e outras informações sobre os rumos do projeto podem ser acessadas pelo Facebook (/fotoinloco) e pelo Instagram (@fotoinloco). De 4 de maio a 4 de junho passado, o material esteve exposto no Centro Cultural Belchior (Praia de Iracema). Apoiado pelo Edital das Artes da Secretaria…

Venda de ingressos para a 16ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta terça (26)

Imagem
por Folhapress Homenageando a escritora Hilda Hist, 22ª edição da Flip inicia venda de ingressos nesta terça-feira (26). ( Foto: Divulgação ) A venda de ingressos para a 16ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta terça (26), a partir das 11h. Os ingressos estarão à venda pelo site da Tickets for Fun e em pontos de venda autorizados até 24 de julho, ou até que as entradas sejam esgotadas. É possível comprar entradas para as sessões de abertura e encerramento do evento, além de mesas literárias da programação especial. O ingresso é válido para assistir ao debate presencial no Auditório da Matriz, onde acontecerão as atividades. Os preços são R$ 55 (inteira) e R$ 27,50 (meia) por mesa. O pagamento deve ser feito à vista. Durante a Flip, a venda será realizada apenas em Paraty, na bilheteria oficial localizada na Praça da Matriz, no Centro Histórico. A Flip 2018 acontece de 25 a 29 de julho. A homenageada do ano é a escritora Hilda Hilst.
Diário do Nordeste

Pacajus recebe cinema gratuito do Cine em Cena Brasil

Imagem
Esta é a segunda vez que a cidade recebe o projeto itinerante que traz programação de filmes nacionais e internacionais de 25 a 27 de junho. 21/06/2018 Foto: Divulgação / Assessoria A partir da próxima segunda-feira, dia 25, a cidade de Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, irá receber o cinema itinerante gratuito do projeto Cine em Cena Brasil. Passando pela segunda vez na cidade, a sala itinerante será instalada desta vez na Praça dos Eventos, localizada na Av. Pedro Philomeno Gomes, na região central. A programação segue até 27 de junho (quarta-feira), levando a magia das telonas principalmente para crianças que, em grande parte, nunca tiveram a possibilidade de vivenciar esta experiência, uma vez que o município não possui salas de cinema. Com estrutura similar à de uma sala convencional, o cinema itinerante possui 225 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar-condicionado, tela de 26m², sistema de som e projeção digital 2D e 3D, com algumas exibições em libr…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Deus eleva os humildes

VIVENDO E APRENDENDO

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599