Postagens

Mostrando postagens de Outubro 12, 2016

Música 'Imagine', de John Lennon, completa 45 anos

Imagem
Após quase meio século, canção continua sendo utópicaO single pacifista "Imagine", que marcou a história da música, completou 45 anos nesta terça-feira (11). Composta e cantada por John Lennon, ex-vocalista dos Beatles, a canção teve como inspiração os primeiros versos do livro de poesias de sua musa Yoko Ono, "Grapefruits". "Imagine" foi gravada em um pequeno estúdio de Nova York, no dia 11 de outubro de 1971, e em pouco tempo virou hino global e ícone do rock e dos movimentos pacifistas. Na terceira posição da lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista "Rolling Stone", a música é considerada uma das mais influentes do mundo contemporâneo. Os versos pedem um mundo unificado, onde não existam fronteiras, religiões e qualquer outro motivo que segregue as pessoas. A letra utópica atravessou os tempos desde a Guerra do Vietnã, mas hoje, 45 anos depois, o belo sonho descrito por John Lennon continua a existir somente na imaginação…

Baixe o pôster de Nossa Senhora Aparecida

Imagem
No dia de Nossa Senhora Aparecida, é disponibilizado o pôster da imagem da santa para o leitor baixar e imprimir. A ilustração é assinada pelo artista plástico do O POVO, Carlus Campos.
O Povo

Campanha "Leia para uma Criança" distribuirá 3,6 milhões de livros

Imagem
Campanha da Fundação Itaú Social e do Banco Itaú, a "Leia para uma Criança" busca incentivar a leitura
Lançada recentemente pela Fundação Itaú Social e pelo Banco Itaú, a campanha "Leia para uma criança" vai disponibilizar gratuitamente, este ano, 3,6 milhões de livros da Coleção Itaú Criança. A ação, parte do Programa Itaú Criança, tem o objetivo não apenas de estimular a leitura entre os pequenos, mas principalmente de incentivar a participação ativa dos adultos na educação das crianças. Desde 2010 até o final deste ano, mais de 48 milhões de livros devem ser oferecidos. Para participar do movimento e solicitar os livros, basta entrar no site www.itau.com.br/crianca. Após realizar um cadastro, o material é entregue no endereço indicado por meio do serviço postal brasileiro.
Dos exemplares disponibilizados, 400 mil são reservados para organizações não governamentais (ONGs) que atendam crianças e para secretarias municipais de educação. Além disso, serão disponibili…

Natureza violenta humana foi herdada de um ancestral

Imagem
Natureza ou criação? A busca para entender por que os seres humanos matam uns aos outros tem ocupado a mente dos filósofos, sociólogos e psicólogos há séculos.
Será que somos violentos por natureza, como o inglês Thomas Hobbes postulou na década de 1650, ou seria o nosso comportamento mais influenciado pelo ambiente em que crescemos, como Jean-Jacques Rousseau teorizou um século mais tarde?
Na terça-feira, uma equipe de cientistas que examinou a questão por um novo ângulo - o da biologia evolutiva - concluiu que a nossa natureza violenta foi, pelo menos parcialmente, herdada de um antepassado antigo, e compartilhada com outros primatas.
A violência letal parece estar "profundamente enraizada" na linhagem de macacos, símios e Homo sapiens, escreveram os pesquisadores na revista científica Nature.
Isso sugere que "um certo nível de violência letal nos seres humanos surge a partir da ocupação de uma posição dentro de um clado de mamíferos particularmente violento".
Um…

Hoje é a festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

Imagem
(ACI).- “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”. Esses versos são cantados em todo o Brasil em honra à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja solenidade a Igreja celebra neste 12 de outubro. A devoção dos brasileiros à Nossa Senhora Aparecida terá uma data especial no próximo ano, quando serão comemorados os 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul. A imagem de Aparecida foi encontrada em 1717. Na época, com a notícia da passagem do Conde de Assumar pela Vila de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram para pescar no Rio Paraíba. Após muitas tentativas sem êxito, foram até o porto de Itaguaçu. João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançando novamente as redes, pegou a cabeça que faltava da imagem. E o que se segui foi uma pesca abundante para os três humildes pescadores. A imagem fic…

Filhos de refugiados ganham festa de Dia das Crianças na Cruz Vermelha do Rio

Imagem
Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Filhos de refugiados ganharam uma festinha especial, nesta terça-feira (11), véspera do Dia das Crianças. O local foi a sede da Cruz Vermelha, região central do Rio, onde os pequenos foram recebidos por voluntários, com brincadeira, doces e presentes. A congolesa Gisele Lubelo Nzabani trouxe os quatro filhos para a festa. Ela saiu do Congo há cerca de um ano fugindo de uma guerra interna que se arrasta há décadas e já levou à morte de milhares de pessoas. “Nós fugimos da guerra, fomos para Ruanda, de onde conseguimos vir para o Brasil. O meu marido também fugiu, mas eu não tenho mais contato com ele, que está no Quênia. Aqui está muito bom, as crianças estão gostando”, disse ela, que está morando no bairro de Barros Filho, na zona norte, mas no momento não está trabalhando. No seu colo, a pequena Winnee, de um ano e oito meses, buscava dormir, enquanto os outros três filhos, com idades entre 4 e 9 anos, brincavam com os voluntários da Cruz Ve…

Santa Sé: estatística de violência contra a mulher é alarmante

Imagem
“É preciso dar atenção especial para esta situação escandalosa”, afirmou o representante da Santa Sé na ONU, Dom AuzaDa redação, com Rádio Vaticano “É alarmante que cerca de 35% das mulheres no mundo inteiro tenham sido vítima de violência física em algum ponto da vida, principalmente violência doméstica e sexual”. Assim analisou o Observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas, Arcebispo Bernardito Auza, a publicação de um relatório apresentado pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon nesta segunda-feira, 10, em Nova Iorque, data que marcou o Dia Internacional da Menina. Dom Auza destacou os progressos feitos na defesa e promoção da igualdade para as mulheres, todavia, afirmou que “desafios persistentes ainda permanecem”. “É preciso dar atenção especial para esta situação escandalosa, precisamos de medidas efetivas e programas para combater e derrotar este deplorável tipo de comportamento em relação às mulheres”, exortou o observador, e prosseguiu: “Em um mundo onde a pobr…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não