Postagens

Mostrando postagens de Novembro 29, 2017

Livros do medo: três histórias brasileiras de horror

Por Samir Machado de Machado Escritor, designer gráfico e roteirista. Autor de "Homens Elegantes" (2016) Alina é uma jovem urbana, doutoranda em religião comparada, cuja racionalidade se manifesta através de um ceticismo sarcástico beirando a arrogância. Quando uma delegada pede sua opinião sobre um caso envolvendo um culto, voltam-lhe lembranças de sombras em sonhos que via desde pequena. Ao longo de um dia e uma noite, movida pela curiosidade e em desafio ao próprio ceticismo, ela se envolve cada vez mais com esse culto. As Perguntas (Companhia das Letras, 2017, 184 páginas, R$ 25,90), novo romance de Antônio Xerxenesky, é em essência uma história de horror, no seu sentido mais psicológico. Alina experimenta uma lenta distorção da realidade que pode (ou não) ser fruto de paranoia, uma incerteza obscura alimentada pela sensação de ser seguida por uma sombra que talvez só ela veja.  A certa altura, afirma: "Nunca deixei de dividir os artistas em duas categorias: os da mem…

Noeli Tejera Lisbôa: o silêncio ensurdecedor de Clarice Lispector

Imagem
Por Noeli Tejera Lisbôa
Jornalista, mestre em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS Quando o nazismo dominou a Europa, as universidades do continente e, em especial, as alemãs, não só não ofereceram resistência à barbárie como, com frequência, a acolheram. A cultura continuou a ser ministrada aos alunos como atividade humanizadora, embora, sabidamente, um número considerável de oficiais nazistas era amante de Wagner, Goethe e outros. Conforme o crítico literário George Steiner, a visão de cultura como força humanizadora fica irremediavelmente abalada ao sabermos que uma pessoa podia ler Goethe ou Rilke enquanto ouvia Bach ou Schubert, à noite, e cumprir a rotina de trabalho em Auschwitz pela manhã: "A linguagem perdeu a capacidade de expressar a verdade" (de Linguagem e Silêncio). Esse desgaste da linguagem se reproduziu em todo o mundo, seja pela sua banalização pelos meios de comunicação de massa, seja pelo uso distorcido que dela fizeram os regimes totalitários. No Bra…

Grammy 2018: Jay-Z e Kendrick Lamar lideram indicações

Imagem
Os rappers Jay-Z e Kendrick Lamar lideram as indicações ao Grammy 2018, principal premiação de música nos EUA, anunciadas nesta terça-feira. O marido de Beyoncé tem oito nomeações, incluídas três nas categorias principais por seu disco 4:44. Já Lamar tem sete indicações pelo disco DAMN. Childish Gambino, Khalid, No ID y SZA aparecem na sequência em número de nomeações, com cinco cada um. A música Despacito, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, que arrasou nos Grammy Latinos no mês passado, volta ao páreo para concorrer ao troféu de melhor canção do ano e gravação do ano. Um dos grandes vencedores do ano no pop, Ed Sheeran, foi praticamente ignorado pela Academia de Gravação apesar de estar nas apostas. Bruno Mars também conseguiu indicações nas três grandes categorias da premiação: álbum (24K Magic), música (That's What I Like) e gravação. Dois artistas que faleceram recentemente também concorrem na categoria Melhor Performance de Rock: Leonard Cohen (morto em novembro de 2016), com You…

Artesão cearense faz obras de arte usando paus e pedras

Imagem
Falta de criatividade não tem nada a ver com os cearenses. Em Antônio Diogo, distrito de Redenção, no Ceará, o programa Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, conheceu Marcos Lima, um artesão que usou sua habilidade manual para fazer arte em pau e pedra. Desde pequeno, Marcos faz obras de arte. Veja o vídeo do Gente na TV:  Tribuna do Ceará

XI Encontro Mestres do Mundo começa amanhã, com agenda gratuita e marcada pela diversidade cultural

Imagem
por Antonio Laudenir - Repórter Mestre Pio é um dos mestres presentes em Limoeiro do Norte ( FOTO: BRUNO GOMES EM18/03/2014 ) Um espaço para debate, resgate e consolidação da cultura cearense. Além desses atrativos mais explícitos, a relevância do tradicional Encontro Mestres do Mundo segue intacta através do vínculo entre público, programação e a participação efetiva dos reconhecidos "Tesouros Vivos" das artes no Estado. Essa troca de saberes é aberta ao público tem início hoje, 8h, e segue até sábado (2). Agrupando apresentações artísticas, oficinas, rodas de saberes e seminários, esta agenda tem o intuito de proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, além da divulgação e fruição da cultura popular nordestina. Pelo terceiro ano consecutivo, o encontro visita Limoeiro do Norte (198 km distante da Capital) e esta 11ª edição resulta da parceria entre o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada …

Saiba o que pode acontecer com mulher que postou vídeo racista

Imagem
Casal de artistas prestou queixa na polícia e, mesmo assim, a mulher se gabou de que não teria que responder pelo crime por morar no Canadá e o processo correr no Brasil. Day Mccarthy deu declarações racistas a Titi, filha de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. (Reprodução)
A capixaba Dayane de Andrade, conhecida nas redes sociais como Day  Mccarthy, ganhou destaque após gravar um vídeo neste sábado, 25, com  declarações racistas a Titi, filha de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso.

O casal prestou queixa na polícia e, mesmo assim, a mulher se gabou de  que não teria que responder pelo crime por morar no Canadá e o processo  correr no Brasil. Conversamos com profissionais da área para saber  qual é o crime pelo qual ela pode ser investigada e as possíveis penas.

Para a advogada Carla Benedetti, mestre e doutora em Direito Penal pela  PUC-SP, o crime em questão é de injúria qualificada por preconceito de  raça e cor previsto no Artigo 140, parágrafo 3º. Nesse caso, a pena  prevista é de rec…

Arquivo Nacional recebe exposição que homenageia Santos Dumont

Imagem
Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil O Arquivo Nacional, no centro do Rio de Janeiro, recebe a partir de hoje (28) a exposição que homenageia os 110 anos do primeiro voo do Demoiselle, o segundo avião de Santos Dumont (1873-1932). Em novembro de 1907, o Demoiselle voou pela primeira vez em público. Para marcar a data, o Centro de Documentação da Aeronáutica (Cendoc) apresenta no Arquivo Nacional a exposição que exibe uma réplica da aeronave em tamanho natural, com condições de voo. “Santos Dumont é a razão de existir de toda a atividade aeronáutica”, diz a curadora da mostra Asas que protegem o país – tributo a Santos Dumont, coronel Sahara Burity Fernandez Cyrino. Ela lembra que o Demoiselle veio depois do avião mais conhecido de Santos Dumont, o 14 Bis. “Santos Dumont não patenteou este invento [Demoiselle] de propósito porque ele queria popularizar seu uso na França. Foram feitas várias séries dessa aeronave. Era um avião leve, prático, transportável. Santos Dumont o carreg…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Dom Aloísio em nossos corações

O STF é uma vergonha

Diferenças entre instrução e educação